top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Iniciativas que alteram a realidade de brasileiros no nordeste


ONG leva banheiros secos para o nordeste brasileiro.


De acordo com a Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento de 2018, 25,8% da população nordestina não têm acesso à água e 72% dos nordestinos não têm acesso à rede de esgoto. “Agora me diz, como eu faço pra ter um banheiro em casa nessas condições?”. Essa era a pergunta que tirava o sono e a tranquilidade de Vera.

Vera mora na pequena comunidade de Riacho das Almas (PE) e sua história se assemelha a de milhares de famílias que vivem na zona rural do semiárido nordestino. Onde o acesso a água é escasso e o esgotamento sanitário é praticamente inexistente, o uso de banheiros tradicionais, com torneira, chuveiro e descarga d’água, é incomum na região. Por conta disso, famílias como a de Vera e tantas outras utilizam espaços improvisados ao ar livre para suas necessidades: o banheiro de aveloz.

Estes espaços impõem risco de contágio de doenças, fornecem pouca privacidade e colocam mulheres e crianças em situação de desconforto e risco de violência sexual. Espaços como esses podem ser compartilhados por até 6 famílias. Além disso, como não existe fossa, fezes e urina permanecem expostas proliferando doenças e poluindo o meio ambiente.


Banheiros secos


Buscando solucionar essa problemática, a organização social Habitat para a Humanidade Brasil desenvolveu um projeto piloto de instalação de uma tecnologia revolucionária para a região. Em 2019, 16 famílias do semiárido pernambucano foram beneficiadas com a instalação de banheiros secos, que não utilizam água e não poluem o meio ambiente.


Após um ano utilizando o banheiro, Vera acredita que sua vida mudou muito. “Sou outra pessoa, não sou mais aquela Vera preocupada. Esse banheiro fez muita diferença: é mais simples de usar do que eu imaginava, é limpo, fica sempre cheiroso, é livre de bactérias, é mais confortável e tem paredes de verdade! Eu me sinto muito mais segura de deixar meus filhos usarem esse banheiro e também fico mais tranquila de saber que não estamos nos expondo a doenças”.

Após a instalação dos 16 banheiros, a organização deu início a um acompanhamento junto a essas famílias para garantir o uso adequado e avaliar de perto os reais impactos dessa tecnologia.

“Ainda estamos em fase de sistematização dos resultados do primeiro ano do projeto. Uma série de reuniões com representantes do setor público e privado estão sendo promovidas e o relatório final será lançado em janeiro”, relata Mohema Rolim, Gerente de Programas da Habitat para a Humanidade Brasil e responsável pelo projeto.

Habitat para a Humanidade Brasil

Habitat para a Humanidade Brasil começou a atuar no país em 1992, motivados pela visão de que toda pessoa merece um lugar digno para viver. Desde então, já desenvolveu projetos sociais em 11 estados e apoiou mais de 87 mil pessoas na construção ou melhoria de suas casas, assim como no acesso à água potável em regiões de seca. A organização atua em espaços democráticos para propor e incidir por políticas públicas de acesso à moradia.


Além disso, promove capacitações para fortalecimento de mulheres, jovens, lideranças e comunidades e, através de ações de voluntariado e mobilização, busca envolver a sociedade na luta pelo direito à moradia adequada. Fazemos parte da rede global Habitat for Humanity, presente em mais de 70 países.



Para saber mais, acesse: habitatbrasil.org.br.


Fonte: Ciclo Vivo




bottom of page