22º Torneio Leiteiro de Castanheira consolida evolução genética do rebanho e fortalece a pecuária leiteira do município
- A Folha do Vale - Jornal e Site
- há 1 hora
- 3 min de leitura
A 22ª edição do Torneio Leiteiro de Castanheira chegou ao fim no último domingo (05), durante a programação desenvolvida no Parque de Exposições, confirmando o crescimento da pecuária leiteira do município e evidenciando os resultados dos investimentos realizados pelos produtores na melhoria genética dos rebanhos.

Mais do que a disputa pelo topo do pódio, o evento reafirmou sua importância como uma vitrine da produção leiteira regional, reunindo produtores, famílias e visitantes no Parque de Exposições, em uma edição marcada também pelo grande público atraído pela programação artística, especialmente pelo show nacional da dupla Jads & Jadson.
Os grandes campeões deste ano foram os produtores Roberto Jair Scheffler, vencedor da Categoria A, e Leandro Ferreira Scheffler, campeão da Categoria B. Tio e sobrinho escreveram seus nomes na história da competição após anos de dedicação e persistência nas lidas dos Sítios Colina Verde e Colina Verde I.
O título representa a coroação de uma trajetória construída ao longo de várias edições do torneio. Roberto já havia conquistado o segundo lugar na Categoria A, em 2022, com a matriz Codorna. Já Leandro subiu ao pódio em 2024, quando ficou em terceiro lugar na Categoria Livre com a matriz Prenda.
A evolução genética do rebanho castanheirense pode ser medida pelos próprios números do torneio. Em 2022, a matriz Codorna, do Sítio Colina Verde, produziu 96,602 quilos de leite durante as ordenhas oficiais da competição. Neste ano, a campeã Andorinha alcançou expressivos 131,300 quilos, demonstrando o avanço técnico obtido pelos produtores locais.
Para o secretário municipal de Agricultura, Paulo Horodenski, os resultados refletem o trabalho desenvolvido ao lado dos produtores rurais e comprovam que Castanheira segue investindo no fortalecimento da cadeia leiteira, incentivando a qualidade genética, a assistência técnica e o desenvolvimento do setor.
O prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior (Juninho) destaca, por seu turno, que o Torneio Leiteiro já se consolidou como um dos maiores eventos do agronegócio do noroeste de Mato Grosso, valorizando os produtores, movimentando a economia local e projetando positivamente o nome de Castanheira em toda a região.
Resultado Final do 22º Torneio Leiteiro
Categoria A
? 1º – Andorinha – Roberto Jair Scheffler – 131,300 kg
? 2º – Boneca – Leandro Ferreira Scheffler – 116,000 kg
? 3º – Scania – Jorceli Mariano da Silva – 114,650 kg
4º – América – Reginaldo Eller – 89,650 kg
5º – Mineira – Adones Murcio Procopio – 80,800 kg
6º – Todinho – Ilton Felisbino de Mello – 73,041 kg*
7º – Gauchinha – Adelson Rodrigues de Mattos – 68,450 kg
8º – Prateada – Marcio de Almeida – 65,087 kg*
9º – Cocada – José Procopio Sobrinho – 64,457 kg*
10º – Escuridão – Marcio de Oliveira Souza – 58,394 kg*
11º – Moranguinho – Andra do Nascimento Botam – 53,447 kg*
12º – Mansinha – Osvaldo Moreno da Silva – 51,500 kg
13º – Laranjinha – Edson Alves de Almeida – 50,650 kg
14º – Manhada – Guilherme de Oliveira Chaves – 48,840 kg*
15º – Princesa – Thais Goveia Souza – 47,350 kg
16º – Prefeitura – Silmar Rogério Ferreira – 42,600 kg
17º – Caipira – Josue Elias Eller – 32,150 kg
18º – Fortuna – Davi Lima Eller – 32,100 kg
* Penalização de 3%.
Categoria B
? 1º – Meia Noite – Leandro Ferreira Scheffler – 95,200 kg
? 2º – Colina – Roberto Jair Scheffler – 92,102 kg
? 3º – Morena – Adones Murcio Procopio – 73,429 kg
4º – Pequena – Jorceli Mariano da Silva – 72,400 kg
5º – Claudinha – Silmar Rogério Ferreira – 39,550 kg
6º – Senepol – Osvaldo Moreno da Silva – 30,943 kg*
* Penalização de 3%.
Por: Vivaldo S. de Melo | Assessoria de Comunicação | Prefeitura Municipal de Castanheira





































































Comentários