6º Encontro da Mulher Rural é promovido em Castanheira MT
- A Folha do Vale - Jornal e Site
- há 3 horas
- 3 min de leitura
Mesmo com chuva nas primeiras horas do domingo (28.09.2025), a 6ª edição do Dia da Mulher Rural de Castanheira foi marcada por grande participação e entusiasmo.

Sob coordenação, também, da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, o encontro Realizado no Salão de Eventos Santo Antônio, reuniu mais de 400 mulheres e se consolidou como um dos momentos mais aguardados do calendário local, combinando lazer, serviços, cultura e reconhecimento.
A organização cuidadosa e a logística de transporte foram constantemente lembradas pelas participantes como fatores que fizeram do encontro “um evento show”.
Ao longo do dia, o público teve acesso a uma programação diversificada, que incluiu o show da dupla Lioniê Vitório (Nico) e (Lau) Justino Astrevo de Aguiar, atividades recreativas como o desfile, sorteio de brindes, além de serviços de beleza como corte de cabelo e maquiagem. A refeição preparada para o almoço foi outro ponto elogiado.
O prefeito Jakson de Oliveira Rios Junior, o Juninho, destacou que a gestão municipal preparou o dia “com muito carinho para receber todas as mulheres que exercem atividade na zona rural”.
Filho de trabalhadora rural, ele ressaltou a importância dessas mulheres para a economia, para as famílias e para a vida comunitária, lembrando que a programação buscou marcar a vida das participantes de maneira significativa.
O secretário de Agricultura, Paulo Horodenski, lembrou que a iniciativa nasceu como um incentivo e forma de valorização da mulher do campo, muitas vezes privada de momentos de lazer e convivência. Para ele, trata-se de um dia de descontração e alegria que faz diferença na vida dessas trabalhadoras.
Já a secretária de Administração, Sonia Pereira, apontou os mais de 60 dias de preparação como prova do cuidado em oferecer um evento que fortaleça as participantes.
Outros secretários também reforçaram a importância do encontro. Julio César, de Esportes, Lazer e Cultura, definiu a edição como “maravilhosa” e destacou o crescimento da iniciativa ano após ano, agora com mais elementos culturais.
O presidente do Lions Club de Juína, Cleone Carreiro, celebrou a presença da instituição no evento, apoiando a comunidade de Castanheira, referenciada por ele com muito carinho, por ser sua terra natal, enquanto a palestrante Deosdete Romero, também de Juína, se emocionou com o cuidado do município em tratar de temas como autoestima e saúde mental.
Entre as participantes, a satisfação foi unânime. Rose Martins, que participa todos os anos, definiu o encontro como “perfeito e maravilhoso”. Raquel Silva dos Santos, moradora do 3º Assentamento e estreante no evento, disse ter aproveitado todos os momentos, entre maquiagem e boa comida.
Dona Solange e Valéria Rios, cabeleireira, que trabalhou como voluntária, ressaltaram a gratidão pela vivência, enquanto a vereadora Merciane Dias, única mulher no Legislativo, lembrou do esforço coletivo que fez o evento possível e comemorou: “muito bom ter um dia só pra elas”.

O desfile, uma das atrações mais aguardadas, coroou Tânia Negrão como vencedora. Entre sorrisos, ela reconheceu que sua desenvoltura no palco foi “uma coisa que não tem como controlar”, avaliando o momento como especial, sobretudo por trazer lembranças de sua vivência no campo.
Orvânia Castro da Cunha, feirante, emocionou-se ao receber o título de princesa do evento: “Foi a primeira vez que desfilei, estou muito feliz e quero que esse encontro continue crescendo.”
A assistente social Joana Selma de Jesus, idealizadora do encontro, lembrou que a inspiração surgiu ainda na infância, quando participava de eventos semelhantes em Araputanga. “A mulher rural muitas vezes não tem oportunidade de participar de momentos só para ela. Esse encontro nasceu do sonho de trazer valorização e reconhecimento para elas aqui em Castanheira, e hoje é uma realidade que já dura seis anos”, destacou.
O padre Jânio também elogiou a iniciativa: “É um momento de descanso e fortalecimento para as mulheres, que já se tornou tradição em Castanheira.”
A edição 2025 do Dia da Mulher Rural confirmou sua relevância, além de ser espaço de entretenimento, é também de reconhecimento e valorização da mulher do campo, cuja força e dedicação sustentam famílias e comunidades inteiras.
Registro em vídeo: https://www.instagram.com/reel/DPMhEhOieTm/
Por: Vivaldo S. de Melo | Assessoria de Comunicação Governo Municipal de Castanheira. Fotos e registros por: Geovani e Larissa.
Editado por: Elizangela Trindade | Os registros do encontro, promovido através da SAMA de Castanheira (sob gestão de Olivia Rios)

Comentários