top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Artigo: Comunicação cordial, respeitosa e compreensiva

A atividade cotidiana passa pela comunicação interpessoal para que as trocas e adaptações se realizem. Dependendo da habilidade dos comunicantes e da complexidade da mensagem e contexto, pode haver variação na qualidade da comunicação. Todavia, por mais simples que pareça ser a atividade, sempre é preciso estar atento para que os ruídos e as distorções não aconteçam.



A caridade na fala e na escuta auxilia na construção de um ambiente salutar de trabalho e de cooperação. Falar sem a intenção de agredir e ouvir sem a intenção de retrucar são atividades essenciais para que surja a parceria. Por sua vez, os falatórios desvairados e sem piedade tornam-se como ferrugens que minam as bases da amizade e de um clima justo ao trabalho sincero. Falar demais e escutar de menos são maneiras de ruir a boa vontade no caminho de Jesus.


Para os missionários da luz, é vital que a caridade venha também dos pensamentos para a boca e ouvidos. A caridade de semear o verbo edificante e de ouvir com o coração são parte da trilha da perfeição. Agir de modo inescrupuloso apenas semeia furações. Com a calma, o bom senso e a responsabilidade, as palavras podem construir a esperança e a ajuda mútua.


Quem ilumina e enobrece a comunicação consegue ser um instrumento que edifica a paz e o amor. Os falatórios nada agregam. Por outro lado, a palavra amiga e cristã, o ouvido atento, a atitude de estar presente por completo, favorece o acolhimento do outro na compreensão para o progresso do ser.


Não apenas o verbo está na construção do mundo, mas em seu embelezamento e vida.


Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp. Outros artigos:


 

Comentarios


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page