top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Cultivo da fruta mais produzida em MT é fomentado pelo Governo com entrega de 83 mil mudas só em 2024

Mudas foram entregues para agricultores familiares de 22 municípios expandirem ou iniciarem o plantio de banana no Estado.

O Governo de Mato Grosso repassou mais de 83 mil mudas de banana para agricultores familiares de 22 municípios mato-grossenses, de janeiro até agora. As entregas foram feitas pelo programa MT Produtivo Banana, da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).


O programa incentiva o cultivo da fruta que é a mais produzida e a mais consumida em Mato Grosso, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Os agricultores familiares receberam mudas de banana da terra anã, maça e nanica já prontas para o plantio.


Entre as comunidades beneficiadas, quatro são de Cuiabá: Marcolana, Mineira, Monte Sinai e Cinturão Verde, que, juntas, receberam 12,9 mil mudas.


São José dos Quatro Marcos foi o município que mais recebeu mudas para apoiar o projeto-piloto desenvolvido por mulheres produtoras familiares, da Associação Mato-grossense das Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (Ampafad). Ao todo, foram entregues 15 mil mudas para o município.


Também foram destinadas 7.815 mudas para os produtores de Chapada dos Guimarães, que tem a agricultura familiar como uma das maiores fontes da economia local, junto com o turismo.


“Atualmente, mais de 87% dos 142 municípios mato-grossenses produzem banana, considerando que o nosso solo e clima são propícios para a produtividade da fruta. Nós queremos incentivar ainda mais essa produção e, além das mudas, o Governo oferece calcário para a correção do solo, kits de irrigação e apoio técnico”, declarou o secretário estadual de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro.


Josemar Macena* | Secom - MT


 


Comments


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page