Com recursos próprios que gera em torno de R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais), o prefeito de Novo Horizonte do Norte, Silvano Pereira Neves (MDB), juntamente com os vereadores, secretários e demais servidores, principalmente da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na manhã de sexta-feira, 23 de setembro, o Laboratório Municipal.
Instalado ao lado do Departamento de Água e Esgoto (DAE), o laboratório, contará com uma grade de mais de 60 tipos de exames, nos setores de bioquímica, hematologia, parasitologia, entre outros. Posteriormente, será em anexo ao prédio do Hospital Municipal que está passando por reformas.
“Novo Horizonte que já teve o seu laboratório, mas por questões de equipamentos já desgastados pelo tempo de uso, foi desativado. Hoje, nós podemos comprar novos e modernos equipamentos. São equipamentos de alta qualidade, e progressivamente faremos aquisição de novos equipamentos para assim aumentar a oferta de exames para nossos pacientes”, destacou o prefeito Silvano.
“Uma Conquista do povo de Novo Horizonte. Comodidade, muita praticidade e sobretudo, vai garantir uma rapidez nos exames”, frisou o vereador João Carlos Oliveira (PL), presidente da Câmara de Vereadores.
"A importância deste laboratório é a questão da agilidade. Uma emergência fora do horário de expediente que possa surgir, o médico poderá solicitar esse exame, a gente vem aqui, coleta o material do paciente para buscar o resultado mais rápido possível, para que o médico possa finalizar o diagnóstico e tratar o paciente”, frisou a Dra. Letiane Malaquias, Farmacêutica/Bioquímica.
De acordo com Patrícia Castilho, Técnica Administrativa, os agendamentos dos exames serão realizados na Secretaria Municipal de Saúde, PSF João Calegary e PSF Casto Nery no assentamento.
“Os pacientes terão acesso aos resultados dos exames de forma digitalmente através do Portal da Transferência do município e também ficará disponível os resultados direto nos sistemas de informações das Unidades de Saúde do Município”, mencionou a técnica.
“No dia da coleta do exame, será informado ao paciente o número da requisição (pedido) ao qual cada paciente terá seu número de pedido, e junto com sua data de nascimento, terá acesso aos resultados através do link informado”, concluiu Patrícia Castilho.
“Pedir a compreensão da nossa população. De início, teremos algumas restrições, tendo em vista, que os nossos equipamentos ainda terão alguns ajustes, mas brevemente, a gente vai estar trabalhando a todo vapor”, finalizou Waldecir de Sá, Secretário Municipal de Saúde.