top of page
  • A Folha do Vale - Jornal e Site

Revisão Bibliográfica e Informações: Chakra Solar, nosso 3º Centro Energético

"Localiza-se na região do diafragma, um pouco acima do estômago. É o chakra mental, que concentra as qualidades da mente racional e pessoal. É o centro da vontade, da ação do poder, do desejo de viver, de comunicar e participar. É o elo de ligação com os outros. " (Hosak & Lubeck, 2010).

NOME: Manipura

LOCALIZAÇÃO: Boca do estômago (diafragma)

GLÂNDULAS ENDÓCRINAS: Pancreáticas (pâncreas – aparelho digestivo)

CORPO ÁURICO: Mental

COR: Amarelo. Corresponde à Terça-feira.

ELEMENTO: Fogo


EM EQUILÍBRIO: Vontade, ação, poder-pessoal, paz, vitalidade, carisma, harmonia, altruísmo, autoconfiança, autoestima, autocontrole, desejo positivo, equilíbrio, inocência, sabedoria intelectual, autoridade, determinação, ousadia, coragem, humor


EM DESEQUILÍRBIO: Cólera, raiva, agitação, fanatismo, sentimento de inferioridade, insegurança, agressão, egoísmo, indulgência excessiva, medo, ansiedade, insónia, passividade, falta de lógica e razão; problemas digestivos, baço, estômago, fígado, vesícula, intestino delgado, parte inferior das costas, sistema nervoso vegetativo


Tab. 3 – Especificidades do Chakra do Plexo Solar

Este centro energético é potencializado a partir do 14 ao 21 anos, fase que que em geral muitos identificam a vocação, a forma de se situarem no mundo e agregarem valor e serviços essenciais e humanos à sociedade. É nesta fase que muitos definem/ escolhem as profissões que irão desempenhar em determinadas fases da vida. Portal da Auto Peças Noroeste: https://www.a-folhadovale.com/autopeçasnoroeste

"É o seu pleno equilíbrio que nos permite viver em plenitude as nossas capacidades físicas e mentais. Promove a autoaceitação e harmonia, favorecendo a autoconfiança, as exigências sensatas, o elogio legítimo e a crítica construtiva. Discernimento e sensatez nas decisões e responsabilidades da vida que devem ser assumidas, distinguindo o que já não faz falta do necessário (à semelhança da função do pâncreas). Assumir a responsabilidade pessoal, através de escolhas e decisões conscientes e agir de forma adequada. Este chakra permite-nos ter uma noção clara de nós mesmos, por forma a recompensarmo-nos pelas nossas conquistas e, por outro lado, não exigirmos mais de nós do que aquilo que podemos alcançar, respeitando os nossos próprios limites (Hosak & Lubeck, 2010).


O chakra do plexo solar está diretamente relacionado com o nosso ego, razão pela qual, absorve muita energia dos dois primeiros (1º Crackra Básico. 2º Chackra, Esplênico)



Órgãos e funções: o centro físico do chakra do plexo solar corresponde ao pâncreas, cuja função é a transformação e digestão dos alimentos. Assim, o pâncreas, produz a hormona insulina que equilibra o açúcar no sangue e transforma os hidratos de carbono, que são importantes para a assimilação de gorduras e proteínas.


Este chakra é responsável pelo sistema digestivo; comanda o estômago, a musculatura abdominal, o fígado, a vesícula o baço e o pâncreas (De’ Carli, 2010). Quando em equilíbrio, permite uma alimentação tranquila e harmoniosa.


As suas funções, passam pela desintoxicação pela eliminação, transformação ou assimilação; regular tensão do sistema muscular, sistema nervoso autónomo, articulações; equilibrar os processos de construção e decomposição no corpo e na mente – metabolismo energético (Hosak & Lubeck, 2010).


Bloqueios no seu funcionamento: o desequilíbrio do plexo solar vai descoordenar as secreções gástricas e originar disfunções das glândulas salivares. Este chakra, quando desarmonizado, pode induzir a um sentimento de inferioridade, diminuindo as capacidades mentais (lógica e razão) e, consequentemente, aumentando os sentimentos de confusão e de insegurança – o que pode originar patologias (ex. diabetes) e distúrbios no tracto digestivo (alergias, sinusite, insónia) (De’ Carli, 2010).

Agregar valor à comunidade, o companheirismo, o desenvolvimento contínuo, são associados a este centro energético. Registro do 2º Artigo empresarial da Compre Mais Magazine (de Brasnorte MT)

Atitudes mentais: Não dar importância aos próprios sentimentos; permanecer na zona de conforto; fazer por fazer sem atender ao sentido e propósito das ações; intolerância a críticas e mentiras; criticar os outros de forma severa e intransigente; autoimagem negativa; comunicar o que não é desejado ao invés de comunicar os desejos com clareza – sérias dificuldades em expressar concretamente o que pretende; “amor” dependente de condições; autonegação patológica; apego ao intelecto com desejo ávido de controlar tudo do ponto de vista mental/racional; fixação em analisar tudo; aceitação passiva, fatalista dos acontecimentos; pedantismo; egoísmo obsessivo e egocentrismo; pensamento e discursos vagos e abstratos; pretensões ao poder e controlo (Hosak & Lubeck, 2010).


Trabalho. Vínculos sociais, Confiança, Respeito e honra são associados a este centro energético.. Portal da Sport's: https://www.a-folhadovale.com/sports

CHAKRA: PLEXO SOLAR


ORGÃOS: Abdómen, Estômago, Intestino Delgado, Fígado, vesícula, Rins, pâncreas, Glândulas Suprarrenais, Baço, Coluna Média.


FUNÇÕES MENTAIS E EMOCIONAIS ASSOCIADAS A ESTE CENTRO ENERGÉTICO: Confiança, Medo e intimidação, Autoestima, Autoconfiança, Autorespeito, Gostar de si e dos outros, Responsabilidade pela tomada de decisões, Sensibilidade à crítica, Honra pessoal.


DISFUNÇÕES FÍSICAS CORRELACIONADAS A ESTE CENTRO ENERGÉTICO: Artrite, Úlceras gástricas ou duodenais, Problemas do cólon/ disfunções intestinais, Pancreatite, Diabetes, Indigestão (crónica ou aguda), Anorexia ou bulimia, Disfunção hepática, Hepatite, Disfunção supra-renal.


Tab. 1.2 – Anatomia Energética (Tabela In Anatomia do Espírito by Caroline Myss- p.116/117)


PREVENÇÃO/ TRATAMENTO:

Listar habilidades e capacidade pessoais!. Identificar por si os trabalhos e afazeres que gosta de realizar pela comunidade ou em determinados contextos sociais/ ambientais. Identificação da vocação pessoal. Identificar aquilo que realmente aprecia e ama fazer, por si e também pelos outros!.


Poses de Yoga:

Flexões... são um dos exercícios físicos aconselháveis ao equilíbrio deste centro energético (pois está relacionado a autoconsciência, auto aperfeiçoamento, resiliência e força).


Mudra (Postura das mãos):

Este é um gesto que de forma inconsciente muitas vezes fazemos para expressão gratidão/ apreciação e também reverência (unindo as palmas das mãos).


Alimentos:

Alimentos indicados Abacaxi, pimentão amarelo, milho, melão, leguminosas (grão de bico, lentilhas e feijões) e cereais integrais (aveia, arroz integral, centeio) que são metabolizados mais lentamente e mantém a energia por mais tempo. Bergamota/ Mexerica (acelera o processo de digestão).

Se o problema é a irritação, o sentimento de frustração ou a incapacidade de perdoar, insira em seu cardápio alimentos da cor violeta. O chakra do Terceiro Olho é o responsável pela paz. Por isso, alimentos que possuem essa coloração lhe ajudarão a ter paz e a acalmar suas energias. Cenouras roxas, couve roxa, berinjela, uvas niagara. Fonte 01. Fonte 02


Vestuário indicado (ativação/ equilíbrio) .


Cristais:

Citrino! Este cristal auxilia no equilíbrio de emoções densas (irritação/ raiva, mágoa, medo, tristeza, angustia). Desperta Segurança, tranquilidade e o poder do perdão. Olho de tigre (Força, coragem e autoconfiança)


Plantas no ambiente: 11 Sugestões


Espada de são Jorge!. Pimenteira Dourada, Manjericão. Bromélias (A coroa de abacaxi é uma bromélia). Aloe Vera/ Babosa. Lança de São Jorge. Cidreira e plantas com flores douradas (Camomila. Funcho/ Erva Doce). (Observação, cada planta requer cuidados específicos de rega e iluminação. As mais resistentes são as espadas de são jorge e a lança). Em todos os ambiente de casas, escritórios e e em estabelecimentos comerciais é possível e recomendável o cultivo de plantas naturais. Há também a recomendação de cultivo lavanda e alecrim, benéficas a este centro energético!. (Fonte 01)


Postado por: Elizangela Trindade. Fotos (Acervo do Wix) ou foram registradas pela direção do Jornal A Folha do Vale. Colaborações: Links apresentados!


Resumo em Arte:

Representa o número 3, poder de manifestação!/ Concretização efetiva de objetivos, metas e planos pessoais

Bibliografia:


CARLI, D. J. (2010). Reiki: Manual de Terapeuta Profissional. 1ª Edição. Lisboa. Dinalivro.


HOSAK, M. & LUBECK, W. (2004). O Grande Livro de Símbolos do Reiki – A Tradição Espiritual dos Símbolos e Mantras do Sistema Usui de Cura Natural. São Paulo. Pensamento.


MYSS, C. (2004). Anatomia do Espírito – As Sete Fases do Poder e da Cura. Lisboa, Sinais de Fogo.


Guia Digital de Juara

Guia de Novo Horizonte do Norte

Guia Digital de Porto dos Gaúchos

Guia Digital de Itanhangá

Guia Digital de Tabaporã

Guia Digital de Brasnorte


Guia Digital de Juína

Guia Digital de Castanheira

Guia Digital de Cotriguaçu

Guia Digital de Juruena

Guia Digital de Aripuanã

Guia Digital de Colniza

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

GUPET.jpg
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
bottom of page