top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Revisão Bibliográfica e Informações: Chakra Solar, nosso 3º Centro Energético

"Localiza-se na região do diafragma, um pouco acima do estômago. É o chakra mental, que concentra as qualidades da mente racional e pessoal. É o centro da vontade, da ação do poder, do desejo de viver, de comunicar e participar. É o elo de ligação com os outros. " (Hosak & Lubeck, 2010).

NOME: Manipura

LOCALIZAÇÃO: Boca do estômago (diafragma)

GLÂNDULAS ENDÓCRINAS: Pancreáticas (pâncreas – aparelho digestivo)

CORPO ÁURICO: Mental

COR: Amarelo. Corresponde à Terça-feira.

ELEMENTO: Fogo


EM EQUILÍBRIO: Vontade, ação, poder-pessoal, paz, vitalidade, carisma, harmonia, altruísmo, autoconfiança, autoestima, autocontrole, desejo positivo, equilíbrio, inocência, sabedoria intelectual, autoridade, determinação, ousadia, coragem, humor


EM DESEQUILÍRBIO: Cólera, raiva, agitação, fanatismo, sentimento de inferioridade, insegurança, agressão, egoísmo, indulgência excessiva, medo, ansiedade, insónia, passividade, falta de lógica e razão; problemas digestivos, baço, estômago, fígado, vesícula, intestino delgado, parte inferior das costas, sistema nervoso vegetativo


Tab. 3 – Especificidades do Chakra do Plexo Solar

Este centro energético é potencializado a partir do 14 ao 21 anos, fase que que em geral muitos identificam a vocação, a forma de se situarem no mundo e agregarem valor e serviços essenciais e humanos à sociedade. É nesta fase que muitos definem/ escolhem as profissões que irão desempenhar em determinadas fases da vida. Portal da Auto Peças Noroeste: https://www.a-folhadovale.com/autopeçasnoroeste

"É o seu pleno equilíbrio que nos permite viver em plenitude as nossas capacidades físicas e mentais. Promove a autoaceitação e harmonia, favorecendo a autoconfiança, as exigências sensatas, o elogio legítimo e a crítica construtiva. Discernimento e sensatez nas decisões e responsabilidades da vida que devem ser assumidas, distinguindo o que já não faz falta do necessário (à semelhança da função do pâncreas). Assumir a responsabilidade pessoal, através de escolhas e decisões conscientes e agir de forma adequada. Este chakra permite-nos ter uma noção clara de nós mesmos, por forma a recompensarmo-nos pelas nossas conquistas e, por outro lado, não exigirmos mais de nós do que aquilo que podemos alcançar, respeitando os nossos próprios limites (Hosak & Lubeck, 2010).


O chakra do plexo solar está diretamente relacionado com o nosso ego, razão pela qual, absorve muita energia dos dois primeiros (1º Crackra Básico. 2º Chackra, Esplênico)



Órgãos e funções: o centro físico do chakra do plexo solar corresponde ao pâncreas, cuja função é a transformação e digestão dos alimentos. Assim, o pâncreas, produz a hormona insulina que equilibra o açúcar no sangue e transforma os hidratos de carbono, que são importantes para a assimilação de gorduras e proteínas.


Este chakra é responsável pelo sistema digestivo; comanda o estômago, a musculatura abdominal, o fígado, a vesícula o baço e o pâncreas (De’ Carli, 2010). Quando em equilíbrio, permite uma alimentação tranquila e harmoniosa.


As suas funções, passam pela desintoxicação pela eliminação, transformação ou assimilação; regular tensão do sistema muscular, sistema nervoso autónomo, articulações; equilibrar os processos de construção e decomposição no corpo e na mente – metabolismo energético (Hosak & Lubeck, 2010).


Bloqueios no seu funcionamento: o desequilíbrio do plexo solar vai descoordenar as secreções gástricas e originar disfunções das glândulas salivares. Este chakra, quando desarmonizado, pode induzir a um sentimento de inferioridade, diminuindo as capacidades mentais (lógica e razão) e, consequentemente, aumentando os sentimentos de confusão e de insegurança – o que pode originar patologias (ex. diabetes) e distúrbios no tracto digestivo (alergias, sinusite, insónia) (De’ Carli, 2010).

Agregar valor à comunidade, o companheirismo, o desenvolvimento contínuo, são associados a este centro energético. Registro do 2º Artigo empresarial da Compre Mais Magazine (de Brasnorte MT)

Atitudes mentais: Não dar importância aos próprios sentimentos; permanecer na zona de conforto; fazer por fazer sem atender ao sentido e propósito das ações; intolerância a críticas e mentiras; criticar os outros de forma severa e intransigente; autoimagem negativa; comunicar o que não é desejado ao invés de comunicar os desejos com clareza – sérias dificuldades em expressar concretamente o que pretende; “amor” dependente de condições; autonegação patológica; apego ao intelecto com desejo ávido de controlar tudo do ponto de vista mental/racional; fixação em analisar tudo; aceitação passiva, fatalista dos acontecimentos; pedantismo; egoísmo obsessivo e egocentrismo; pensamento e discursos vagos e abstratos; pretensões ao poder e controlo (Hosak & Lubeck, 2010).


Trabalho. Vínculos sociais, Confiança, Respeito e honra são associados a este centro energético.. Portal da Sport's: https://www.a-folhadovale.com/sports

CHAKRA: PLEXO SOLAR


ORGÃOS: Abdómen, Estômago, Intestino Delgado, Fígado, vesícula, Rins, pâncreas, Glândulas Suprarrenais, Baço, Coluna Média.


FUNÇÕES MENTAIS E EMOCIONAIS ASSOCIADAS A ESTE CENTRO ENERGÉTICO: Confiança, Medo e intimidação, Autoestima, Autoconfiança, Autorespeito, Gostar de si e dos outros, Responsabilidade pela tomada de decisões, Sensibilidade à crítica, Honra pessoal.


DISFUNÇÕES FÍSICAS CORRELACIONADAS A ESTE CENTRO ENERGÉTICO: Artrite, Úlceras gástricas ou duodenais, Problemas do cólon/ disfunções intestinais, Pancreatite, Diabetes, Indigestão (crónica ou aguda), Anorexia ou bulimia, Disfunção hepática, Hepatite, Disfunção supra-renal.


Tab. 1.2 – Anatomia Energética (Tabela In Anatomia do Espírito by Caroline Myss- p.116/117)


PREVENÇÃO/ TRATAMENTO:

Listar habilidades e capacidade pessoais!. Identificar por si os trabalhos e afazeres que gosta de realizar pela comunidade ou em determinados contextos sociais/ ambientais. Identificação da vocação pessoal. Identificar aquilo que realmente aprecia e ama fazer, por si e também pelos outros!.


Poses de Yoga:

Flexões... são um dos exercícios físicos aconselháveis ao equilíbrio deste centro energético (pois está relacionado a autoconsciência, auto aperfeiçoamento, resiliência e força).


Mudra (Postura das mãos):

Este é um gesto que de forma inconsciente muitas vezes fazemos para expressão gratidão/ apreciação e também reverência (unindo as palmas das mãos).


Alimentos:

Alimentos indicados Abacaxi, pimentão amarelo, milho, melão, leguminosas (grão de bico, lentilhas e feijões) e cereais integrais (aveia, arroz integral, centeio) que são metabolizados mais lentamente e mantém a energia por mais tempo. Bergamota/ Mexerica (acelera o processo de digestão).