top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Revisão Bibliográfica e Informações: Chakra da raiz ou Básico, nosso 1º Centro Energético

Os nossos centros de energia (chakras) trabalham de forma subtil e invisível ao olho físico, no entanto, afetam cada aspecto da nossa vida, exercendo um papel determinante na nossa vitalidade e bem-estar. Este artigo fala do 1º chakra – o chakra Raiz.


NOME: Muladhara

LOCALIZAÇÃO: Base da coluna vertebral (períneo)

GLÂNDULAS ENDÓCRINAS: Supra-renais

CORPO ÁURICO: Etérico e físico

COR: Vermelho. E tons terrosos (marrom).

ELEMENTO: Terra

 

EM EQUILÍBRIO: Pureza, esperança, alegria, autodisciplina, determinação, estabilidade, constância, harmonia, integração, integridade, responsabilidade, perfeição, alimentação, auto-estima, ligação à terra/mundo físico, otimismo, valorização do corpo, equilíbrio material/ espiritual, prosperidade, resiliência, vitalidade sexual.


EM DESEQUILÍBRIO: Desencorajamento, falta de fé, impureza, caos, idolatria, fragilidade, apego, materialismo, instabilidade, vícios, culpa, vergonha, impaciência, raiva, tensão, violência;fadiga, anemia, excesso de peso, pressão baixa, rins, coluna vertebral, ossos, dentes, intestino grosso, ânus, reto, próstata


Tab. 1 – Especificidades do Chakra Raiz


No plano, astral, é este aspecto base que os seres que possuem centros energéticos ativos e equilibrados se apresentam/ parecem.

O chakra raiz situa-se na base da coluna vertebral (períneo), entre a parte genitália e o ânus, na linha da cintura pélvica. O vórtice deste chakra é aberto para baixo e representa a ligação do ser humano à Terra, à mãe natureza, simbolizando a união do material e físico. Determina a nossa condição física e vontade de viver.


O chakra raiz está diretamente relacionado com o nosso instinto de sobrevivência, com tudo o que é material, sólido e corporal, inclusivamente com os nossos desejos de viver no mundo físico. Este chakra está ligado aos recursos económicos e materiais – trabalho, emprego, casa, alimentação, gestão do dinheiro, luta pelos ideais, concretização de sonhos e objetivos.



Quando funciona em equilíbrio, os nadis das pernas são bem irrigados, proporciona alegria de viver e confiança na vida, aumentando a nossa vitalidade e energia física, permitindo-nos viver com determinação e constância. Sentimo-nos enraizados. Reconhecimento dos aspetos positivos da mudança, apreciar o novo e integrá-lo no quotidiano, tolerância, abdicar do que já não faz falta, compreender fracassos e rejeições como partes integrantes do caminho, pensamentos construtivos e boa nutrição, são algumas das suas funções (Hosak & Lubeck, 2010).


Órgãos e funções: Ossos, formação de células novas, vasos sanguíneos, formação e vitalidade do sangue; dentes; glândulas supra-renais; coluna vertebral inferior e pernas, intestino grosso, reto e ânus. O seu centro físico corresponde às glândulas supra-renais que produzem a gestão da adrenalina, atuando a nível da circulação e temperatura corporal.


Bloqueios no seu funcionamento: a pessoa sente-se fraca, pouco estável, insegura, autocrítica, sujeita a diferentes perturbações, podendo produzir, fisicamente, anemia de ferro, ou seja, provocar anemia, leucemia, problemas de circulação, pressão baixa, fraca tonicidade muscular, fadiga, insuficiência renal ou excesso de peso.


Atitudes mentais: Pacifismo extremo; medo existencial; agressão excessiva; medo da morte; problemas de gestão e planeamento de tempo; impaciência; dependência.


CHAKRA: Raiz

ORGÃOS: Apoio do corpo físico, Base da coluna, Pernas, ossos, pés, Reto, Sistema imunitário

FUNÇÕES MENTAIS E EMOCIONAIS ASSOCIADAS A ESTE CENTRO ENERGÉTICO: Segurança e proteção física da família e do grupo, Capacidade de prover às necessidades da vida, Capacidade de se afirmar por si só, Sentir-se em casa, Lei e ordem sociais e familiares (O sentimento de medo... é o que bloqueia este centro energético. Confie na vida e no universo... confie em si em em todas as forças ancestrais que velam por tua existencia!)


DISFUNÇÕES FÍSICAS CORRELACIONADAS A ESTE CENTRO ENERGÉTICO:

Dor crónica na zona lombar/ Ciática, Varizes, Tumores , cancro Retais, Depressão, Perturbações do sistema imunitário


Tab. 1.2 – Anatomia Energética (Tabela In Anatomia do Espírito by Caroline Myss- p.116/117)


PREVENÇÃO/TRATAMENTO:


Existem vários métodos eficazes no tratamento profilático e curativo dos chakras. Tanto os tratamentos de Reiki como a prática regular de Yoga visam a homeostase do organismo nas suas diferentes componentes: física, mental, emocional e espiritual, promovendo o equilíbrio e harmonização energética, dissolvendo, assim, os bloqueios que podem dar origem a mau-estar e/ou doença. Da minha experiência, tanto o Reiki como o Yoga, são dois métodos complementares altamente eficazes. Ambos têm como base a meditação e a concentração, levando-nos a uma tomada de consciência de nós e de tudo o que nos rodeia. Fazer exercícios físicos (em casa) são indicados! Agachamentos e Polichinelos. São ótimos exercícios à este centro energético


Poses de Yoga:

Agachamentos. Sentar-se sobre as pernas. Sentar e manter as pernas esticadas!.


Mudras:

Posição das mãos para energizar ou equilibrar este centro energético:



Alimentos:

Consumir alimentos vermelhos, como morangos, beterrabas, tomates, framboesas, Melancia. Condimentos: gengibre, batata doce, batatinha, nabo, cebola (raízes). Sementes: Castanhas. Amêndoas (3 unidades ao dia são indicados). Amendoins.. Eles irão ajudar no aumento da temperatura corporal e dos níveis energéticos. Indivíduos que se relacionam com o chakra raiz possuem a tendência a consumir muita carne e não conseguem se manter com alimentos mais leves, por exemplo, os vegetais. Fonte 01. Fonte 02.


* O orégano é um tempero indicado. (Lembre-se o equilíbrio deste centro energético também está vinculado às finanças/ prosperidade).


*Preparar o próprio alimento. Caminhar descalço na grama. Cuidar de plantas/ Jardinagem.


Vestuário indicado ( Ativação/ Equilíbrio ):

Acessórios e peças de vestuário em tons vermelho ou terrosos (marrom).


Rubi, Granada (cristal), Hematita, Onix e Jaspe Vermelho. No aspecto mental e emocional, o cristal Jaspe, fortalece a auto estima. Auxilia na expressão do 'eu', é o saber se impor. Saber expressar os próprios anseios/ metas/ objetivos/ planos.


É considerado o Chakra da Sobrevivência e das necessidades físicas. Como resultado, esse centro energético se relaciona com a nossa capacidade de lidarmos com o dinheiro, no rumo da vida e nas realizações dos ideais.


PLANTAS NO AMBIENTE:


Lírio da Paz, Zamioculca. Pimenteira e Plantas com flores.


Dia da Semana correlacionado: é o 1º Dia, Domingo, dia de programação/ planejamento da semana que se inicia. Horas que indicam inicio! (Lembrando que este centro energético está relacionado a Concentração necessária à realizaçãoes no aspecto material (inicio/ conclusão de trabalhos. Manutenção de objetivos).


Bibliografia:

CARLI, D. J. (2010). Reiki: Manual de Terapeuta Profissional. 1ª Edição. Lisboa. Dinalivro.


HOSAK, M. & LUBECK, W. (2004). O Grande Livro de Símbolos do Reiki – A Tradição Espiritual dos Símbolos e Mantras do Sistema Usui de Cura Natural. São Paulo. Pensamento.


MYSS, C. (2004). Anatomia do Espírito – As Sete Fases do Poder e da Cura. Lisboa, Sinais de Fogo.



Diana Feliz: Terapeuta e Mestre de Reiki e Karuna. Professora de Yoga na Associação de Yoga Integral de Portugal. Fundadora do projeto SERFeliz, um projeto que nasce do coração. É lá que encontramos a nossa felicidade. Tem como pilares principais as técnicas e ensinamentos de dois métodos complementares: o Reiki e o Yoga, para inspirar pessoas a viver vidas mais felizes. Portal.






P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page