• A Folha do Vale - Jornal e Site

Prefeito investe no fortalecimento da agricultura familiar


Uma das prioridades do prefeito de Novo Horizonte do Norte, Silvano Neves, é incentivar e fortalecer a agricultura familiar no município. A atual gestão buscou a parceria da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT) para o desenvolvimento de projetos que irão beneficiar a piscicultura, a produção de café e a bacia leiteira. As propostas também contam com o apoio dos deputados Silvano Amaral e Janaína Riva, por meio de emendas.


Recentemente o gestor encaminhou um projeto para a construção de 30 tanques de 20X50 metros para a criação de peixes para a secretaria. A intenção de Silvano é entregar os tanques com alevinos para pequenos produtores do município, incentivando a atividade econômica. “Estamos iniciando esse trabalho de fomento à piscicultura no município, o produtor que manifestar interesse receberá da prefeitura o tanque com os alevinos para começar a sua produção”, ressaltou.


O projeto será financiado com os recursos de uma emenda parlamentar do deputado estadual Silvano Amaral no valor de R$ 150 mil mais contrapartida da gestão municipal. “A proposta está em análise pela Seaf para posterior formalização do convênio e liberação dos recursos”, pontuou.


Silvano também contou que está pleiteando a construção de um viveiro municipal. O espaço será utilizado para a produção de mudas de café, que serão distribuídas entre os pequenos agricultores. “A produção de café está nas raízes históricas de Novo Horizonte do Norte, pois essa é a atividade que os nossos pioneiros praticavam ao fundar o município”, contou.


Ainda de acordo com o prefeito, será implantado também um jardim clonal, de onde será retirado o material para o cultivo das mudas. “Pretendemos produzir inicialmente 55 mil mudas de café, que atenderão 50 agricultores da região”, explicou. A produção abastecerá a indústria de café que já existe na cidade, beneficiando e comercializando regionalmente o produto.


Outra frente de atuação da prefeitura é o fornecimento de calcário para a recuperação de solo de pastagem. A aquisição será feita com recursos de emenda da deputada Janaína Riva, da ordem de R$ 150 mil. O objetivo é estimular a bacia leiteira do município.

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque

1/6

1/2

1/1

1/4