top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Exercícios Físicos fortalecem o sistema cardiovascular


Pode ser que você saiba, ou não, mais a falta ou a pratica esporádica de exércitos geram diversos malefício à saúde e ao desenvolvimento do organismo.

Confira mais conteúdos em: Saúde, Nutrição e Exercícios


‘Exercício é bom para a manutenção da saúde’ isto todos sabem, entretanto poucos de fato conhecem em que e como os exercícios físicos contribuem para a manutenção do bem estar e saúde, e justamente por isto a adoção da pratica regular de exercícios é uma ‘atitude’ que muitos demoram a adotar até que uma ‘orientação médica’ surja, como um estímulo à adoção de um estilo de vida mais saudável e ativo.

Dentre os diversos benefícios obtidos com a pratica regular de exercícios físicos, além da manutenção da boa forma física, estão o fortalecimento do organismo: sistema imunológico, respiratório, esquelético, muscular e cardiovascular.

Nas academias é comum se ouvir que ‘o(a) médico(a) mandou’... quando perguntado o porque da adesão de um estilo de vida mais ativo... e um dos males que mais assolam é a ‘hipertensão’, seja em homens em mulheres, crianças, jovens e adultos...

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a pressão alta/hipertensão é uma das principais causas de infarto do miocárdio, insuficiência renal e do Acidente Vascular Cerebral (AVC)/derrame.


A Hipertensão é uma condição física ‘silenciosa’ e diversos fatores contribuem com a incidência da elevada pressão arterial: Excesso de peso, Sedentarismo, Tabagismo, Hereditariedade, Estresse, Consumo excessivo de sal (sódio) e consumo excessivo de álcool (mais do que 01 copo às mulheres, e mais de dois copos de bebida alcoólica/dia, aos homens). Estudos indicam que 50% dos indivíduos classificados como hipertensos não sabem que possuem esta condição física.


O que vale destacar é que tanto exercício aeróbicos, quando exercícios resistivos (musculação/exercícios com peso) são recomendados por cardiologistas para o controle e a melhora do desempenho do sistema cardiovascular.

De acordo com o Prof. Phd Christiano Bertoldo ‘a musculação hoje tem sido recomendada à indivíduos hipertensos justamente por serem intervaladas, ou seja, pelos intervalos de pausa entre as séries de exercícios, sendo as pausas muito importante ao fortalecimento do sistema circulatório’

Exercícios em academia indicados à indivíduos hipertensos:


01) FLY INCLINADO / CRUCIFIXO INCLINADO

Crédito/imagem: Treinos.com

Confira mais conteúdos em: Saúde, Nutrição e Exercícios


02) CADEIRA EXTENSORA:

Crédito/imagem: receitasanabólicas.com

Confira mais conteúdos em: Saúde, Nutrição e Exercícios


03) REMADA BAIXA

Crédito/imagem: bestssblog.com.br

Confira mais conteúdos em: Saúde, Nutrição e Exercícios


04) CADEIRA FLEXORA

Crédito/imagem: vivomaissaudavel.com.br

Confira mais conteúdos em: Saúde, Nutrição e Exercícios


05) ELEVAÇÃO LATERAL

Crédito/imagem: bomcorpo.com.br

Confira mais conteúdos em: Saúde, Nutrição e Exercícios


06) ROSCA SIMULTÂNEA

Crédito/imagem: boaforma.com.br

Confira mais conteúdos em: Saúde, Nutrição e Exercícios


07) LEG PRESS:

Crédito/imagem: saudefitness.com.br

Confira mais conteúdos em: Saúde, Nutrição e Exercícios


08) PULLEY TRÍCEPS

Crédito/imagem: uol.com.br

Confira mais conteúdos em: Saúde, Nutrição e Exercícios


09) ABDOMINAL NA MÁQUINA

Crédito/imagem:torcedores.uol.com.br

Confira mais conteúdos em: Saúde, Nutrição e Exercícios

*Dicas importantes: a) Meça a pressão arterial, antes e após a execução dos exercícios. b) O cuidado com a postura e a adequada execução dos diversos exercícios é vital. c)O acompanhamento de um profissional treiner é essencial na definição de quais os melhores exercícios e a seqüência mais apropriada para as vossas necessidades.

Quanto aos exercícios aeróbicos, para que haja efeitos positivos ao sistema cardiovascular é necessário que haja a intercalação entre exercícios moderado e de alta intensidade, por exemplo: caminhada/ corrida, exemplo: 5 min de caminhada e 10 min de corrida, ou 02 min de caminhada e 04 min de corrida.

Os hipertensos com pressão arterial controlada, podem executar as mais variadas atividades físicas: corrida, natação, ciclismo, musculação... desde de que os exercícios sejam devidamente controlados, ou seja, executados na dose certa.

Dentre os parâmetros a serem observado na execução de exercícios físicos, destacam-se: O percentual de esforço cardíaco máximo que cada pessoa pode atingir, técnicas de execução de movimentos, e técnicas de respiração (evitar prender a respiração).

Portanto para a pratica adequada de exercícios físicos recomenda-se a procurar por profissionais físicos capacitados/ academia em sua cidade.


Conteúdo creditado à Academia Central Fitness de Juara. Tópico sugerido pelo Personal Treiner / Educador Físico Léo Vicent. A academia Central Fitness está Integrada à Agenda Digital de Juara. e coopera ao desenvolvimento de temáticas relacionadas à pratica de exercícios físicos no jornal A Folha do Vale (Em Edições pares), juntamente ao Supermercado Gávea, Supermercado São José, Restaurante Anexo na área de nutrição, e a Clinderm Clinica de Estática Avançada.


Caso deseje participar deste trabalho, contate a redação afolhadovale@hotmail.com


Redação - A Folha do Vale

bottom of page