top of page

Primeira Conferência de Educação do Campo é realizada em Porto dos Gaúchos

  • Foto do escritor: A Folha do Vale - Jornal e Site
    A Folha do Vale - Jornal e Site
  • 11 de ago. de 2014
  • 2 min de leitura

Foi realizado no município de Porto dos Gaúchos a I Conferência de Educação do Campo na Associação dos Familiares Rezer (AFAR), promovida pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a SEDUC/SUDE/Gerência de Educação do CAMPO-MT.

O evento contou com a participação dos palestrantes Frank Eduardo Ferreira de Souza (Gerente de Educação do Campo/SEDUC), Vander Reis (Coordenador Estadual do CIPEC), Eliete Borges Lopes (SEDUC) e Ailtom de Amorim (SINTEP/CUT).


Na I Conferência foram realizados os estudos e a aprovação do Texto Base da Educação do Campo, sendo que as estudos para elaboração do texto base teve seu início no I Seminário de Educação do Campo que realizado em maio de 2014, realizado na Escola Estadual José Cleto Giehl pela Secretaria de Educação de Porto dos Gaúchos. O Texto foi elaborado pela Comissão de Educação do Campo, CME, CIPEC e SME, e irá compor o Plano Municipal de Educação após a Conferência Geral do PME, que será realizada em Fevereiro de 2015.




O Plano Municipal é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos, sendo esta uma exigência prevista na Lei Federal nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE).


O que é o Plano Municipal de Educação (PME)


O PME não é um plano somente para a rede de ensino do município, mas um plano de educação do município. Assim o Plano estabelece diretrizes e metas para todas as especificidades, modalidades e níveis de ensino presentes no âmbito municipal e será elaborado em consonância com o Plano Estadual de Educação (PEE) e o Plano Nacional de Educação (PNE).


A Educação do Campo foi à primeira especificidade de ensino a realizar uma conferência para aprovação do texto base, e abriu o ciclo de estudos que serão realizados em todas as modalidades de ensino para a elaboração do PME.


A secretária de Educação de Porto dos Gaúchos, Flávia Muniz, afirma que ‘‘Na Conferência reafirmamos que o campo é espaço de vida e, que é legítima a luta por políticas públicas específicas e por um projeto educativo próprio para quem nele vive. O processo mostrou o respeito a esta especificidade que se coloca na perspectiva de superação da dicotomia campo-cidade, estabelecendo relações de igualdade social e reciprocidade.’’


Estiveram prestigiando o evento, representantes do CEFAPRO de Juara, Secretaria de Educação de Juara e Secretaria de Educação de Novo Horizonte do Norte.


Crédito: Sec. de Educação de Porto dos Gaúchos


Matéria publicada na Ed.030 do Jornal Folha de Juara, na página 21.

Veiculada 23 de Agosto de 2014














Comentários


Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
MDIACO~1_edited.png
MDIADI~1.PNG
CAPA COM CONTRACAPA DO 2º Livro da Série Mestres e Guardiões de Si.png
Mídia de Divulgação do Projeto Social Literário PRONAC 2316326.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

ELIZANGELA TRINDADE FOLHA PUBLICIDADE                    Email: afolhadovale@hotmail.com             

CNPJ/PIX: 32.744.303/0001-05                                                    Contato: (66) 98421-4870  (66) 98427-2182

bottom of page