top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Bolsa Cultura propicia arqueólogo junto ao Museu da Unemat em Juara

O Museu do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Etnocultural, Natural e Artístico do Vale do Arinos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus Juara/MT, acaba de ganhar reforços. O arqueólogo Claudio Marcio Barbosa de Siqueira junta-se a equipe após ter concorrido e sido selecionado pelo Bolsa Cultura ofertado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unemat.



O arqueólogo bolsista inicia suas atividades pelo inventário dos materiais arqueológicos, que já se encontram sob a guarda do Museu, na sequência fará o registro junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) dos novos sítios arqueológicos descobertos, e concomitantemente fará uma série de oficinas de educação patrimonial junto às escolas públicas de Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e nas comunidades indígenas da região.




Para o coordenador da Câmara Setorial de Arqueologia do Museu, o professor da Unemat/Juara Saulo Augusto de Moraes, “a presença de um arqueólogo além de legitimar os trabalhos do Museu junto ao patrimônio arqueológico do Vale do Arinos, vai possibilitar a formação de multiplicadores da educação patrimonial na região”.


O Museu e suas atividades fomentam ações que trabalham a educação patrimonial, especialmente no campo dos trabalhos de extensão, que envolvem e interagem com a sociedade. "A arqueologia é ciência humana, trata de patrimônio cultural, também está diretamente ligada a Pedagogia, ciência da Educação", explica Saulo Moraes que ressalta a importância da presença do arqueólogo no sentido de fortalecer cada vez mais a Unemat no cumprimento de sua função social no campo da extensão e da cultura.


Estima-se que daqui um ano uma série de documentos e vídeos terão sidos produzidos e todo esse material servirá para futuras pesquisas no campo da arqueologia histórica ou histórico-cultural da região.


O Museu que possui cinco câmaras setoriais (História, Arqueologia, Etnocultura, Ambiental e Artes) ainda não está aberto para visitação, mas de acordo com Saulo Moraes a inauguração será em breve.


Por: Hemília Maia

bottom of page