top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Secretaria de Saúde realizou dia de conscientização no combate as Hepatite B e C


Secretaria Mun. de Saúde realizou nesta manhã dia 28 de julho em frente a Lotérica na Rua Paulo Rezer, uma ação de conscientização para toda a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce das Hepatites B e C, onde também teve uma blitz com entrega de panfleto intsrutivo (confira imagem abaixo) de como a pessoa descobre se tem hepatite.

Foram realizados também testes de Hepatite B e Hepatite C na população que esteve no horário pré definido que foi entre as 09:00h e 11:00h.


Qual a importância de descobrir a hepatice preciocemente?


As hepatites são situações em que o fígado se encontra inflamado. Se elas forem crônicas, podem levar o fígado a sofrimento, e a resposta a esse sofrimento é a produção de tecido cicatricial (fibrose) dentro do fígado. A fibrose pode evoluir para uma cirrose hepática, no futuro, com a continuada agressão ao fígado.



Na fase aguda das hepatites virais, algumas pessoas podem apresentar icterícia (olhos amarelos) e urina escura. Quando a doença evolui para a forma crônica, em especial nas hepatites B e C, a evolução é silenciosa, como costuma ocorrer com as demais doenças do fígado.


"O fígado não dói, não dá boca amarga, mancha na pele, nem azia, nem má digestão. O fígado é um órgão silencioso", explicou ex-presidente e atual conselheiro da A Sociedade Brasileira de Hepatologia alertou hoje (28), Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais senhor Raymundo Paraná, que chama a atenção para sinais de fadiga, principal sintoma da hepatite viral.



A Sociedade Brasileira de Hepatologia faz a mesma recomendação feita há três anos pela França e pelos Estados Unidos: que todos os indivíduos acima de 45 anos façam o teste para hepatite C, que é uma doença silenciosa, cujo diagnóstico depende de exames laboratoriais. O teste para esse tipo de diagnóstico é o anti-HCV.


Outro cuidado para prevenir a doença é o uso de materiais perfurocortantes descartáveis e esterilizados. Em salões de beleza, inclusive, recomenda-se levar o próprio material para os serviços de manicure e pedicure. De acordo com o médico, as pessoas não podem partilhar instrumentos perfurocortantes, , como lâminas de barbear e tesouras de unha, "nem no seio da família". Do mesmo modo, usuários de drogas não devem compartilhar agulhas, seringas e equipamentos.



De acordo com o médico, a melhor modo de rastrear a doença é pelos exames AST, ALT, anti-HCV e AgHBs. "São quatro exames mágicos que permitem rastrear se o indivíduo tem uma doença no fígado, ainda nas fases precoces." Para ele, esses exames estão disponíveis no SUS e precisam ser usados com mais frequência, solicitados por todos os médicos, independentemente da sua especialidade.

Assessoria de Comunicação

Crédito/Foto: Ideal Mídia

bottom of page