• Maurilio Trindade Aun

Administração Municipal de Juara e Deputado Oscar Bezerra Tenta usar Emendas para Barrar CPI

Emendas Parlamentares, um Portal para a Corrupção.

Realmente o tipo de pressão pode nem ter ocorrido com possíveis ameaças físicas indiretamente, através de conversas com pessoas que poderia levar o recado ou mensagens indiretas para alguns vereadores, mas, pelas conversas de um vereador na tribuna da câmara que disse:

“Eu nem acredito que a criação de uma CPI venha prejudicar as emendas ao município”, e após a criação da CPI pela câmara, “um meio de comunicação” disse ter recebido uma “gravação especial” do deputado Oscar Bezerra (PSB) em passeio com recursos públicos na China, acompanhado do governador Pedro Taques (PSDB) e de diversos outros prefeitos municipais, enquanto isso até recursos para os repasses constitucionais aos municípios estão sendo atrasados, momento que “o nobre” deputado teria falado em temer a perda das Emendas por causa da CPI.


Na realidade, é nestas horas que se comprova que as “emendas parlamentares são de fato um portal para a corrupção”, pois a criação de uma CPI e o fato do Ministério Público estar investigando, seria (ou deveria ser) um fator a colaborar para a vinda dos recursos estaduais e federal através de emendas parlamentares, pois teria mais pessoas investigando e comprovando que os recursos estariam de fato sendo bem investidos.


Todavia, uma investigação poderá detectar possíveis esquemas que seriam destinados a tirar o “percentual” dos deputados que destinam as emendas, ou seja, se emendas nem vem é porque junto viria “empresas ou esquemas” para desviar parte dos recursos, e uma CPI ou investigação do ministério público atrapalha.


Aliás, as emendas são de fato “arma de corrupção”, pois muitos senadores, deputados federais e estaduais “vendem o seu voto e apoio” em troca de emendas, e com isso votam projetos de interesses dos governos que são contrários ao bem-estar e desenvolvimento da população. O que, deixa claro que por trás das emendas tem outros “interesses escusos e ocultos”.


No entanto, praticamente todo “político” sabe, que normalmente um percentual dos recursos devem voltar ao parlamentar referente à emenda conseguida, por isso muitos prefeitos não conseguem emendas, porque não compactuam com essas "negociatas". Um bom exemplo disso foi o ex-prefeito de Juína Hermes Bergamin que praticamente nem conseguiu emendas, por nem querer pagar o percentual exigido na maioria das vezes por parlamentares. Há diversos ex-prefeitos que direta ou indiretamente tem afirmado isso várias vezes.


Se as emendas tivessem o único objetivo de atender a população, dificilmente elas seriam usadas por governos como “arma de barganha” e os parlamentares pouco se importariam com o 'grupo partidário de prefeito(a/s), pois o único interesse seria, de fato, atender a sociedade, e o prefeito gostando ou não, teria que dizer quais parlamentares destinam emendas.


No entanto, podem observar que algumas administrações recebem poucas emendas parlamentares, independente das diversas 'viagem' que fazem para pedir à diversos gabinetes a vinda de recursos para execução dos mais variados projetos. Caso o(a) prefeito (a) nem “for de confiança” e nem aceitar “os esqueminhas” nenhuma emenda vem, e quando vem são migalhas ou de parlamentares que ainda tem um pouco de dignidade e coloca a população como os mais importantes.


Infelizmente em nosso país a realidade, por enquanto, é essa, e mesmo diante de diversas operações de combate a corrupção, observamos que parece que o “modo operante” persiste, o maior exemplo aconteceu recentemente na “compra de deputados federais” que nem deixaram “Temer” ser investigado, e pouco importa a corrupção e os esquemas, o importante para eles é que estão ganhando em cima da miséria, desemprego, violência e doenças, e esses “políticos profissionais” esperam continuar ludibriando e enganando a maioria da população.


Por: Maurilio Trindade Aun

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque

1/6

1/2

1/1

1/4