top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Saúde em Foco: Jiló e suas utilidades medicinais

O Jiló (Solannum gilo, L.) é uma verdura fruto. Pertence à família das solanáceas, encontrando-se aparentado com a jurubeba e o pimentão.

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios


"O jiló guarda propriedades hepáticas semelhantes às da jurubeba. Os que sofrem de distúrbios hepáticos e dispepsia biliar podem tomar, ao longo do dia, goles do decocto (chá) de jiló. Usá-lo juntamente com a refeição também é indicado. Mas todo efeito será nulo se houver a adição de óleo ou no caso de se ingerir muita gordura às refeições. A frituras precisam ser cortadas" (BALBACH, BOARIM, p.345)


Recomenda-se incluir o jiló numa dieta redutora do colesterol, juntamente com berinjela e cenoura crua.


"O Jiló é uma das verduras-frutos mais ricas em niacina. Com 1 miligrama por 100 gramas desta vitamina, deixa para trás a abóbora, a berinjela, o broto de bambu e até a ervilha em vagem"(BALBACH, BOARIM, p.345)


Pelo fato do jiló perder quase todas as propriedades durante o processo de cozimento, convém portanto cozinhá-lo ao vapor, com pouca água, e aproveitar o líquido da cocção ou usá-lo cru.


UTILIDADES MEDICINAIS


Indicado ao tratamento de: Colesterol [Reduz o acúmulo de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos], Pelagra (Recomenda-se incluir o jiló na dieta juntamente com berinjela e cenoura crua); Dispepsia biliar, Doenças do Fígado (Tomar o decocto do jiló ao longo do dia, aos goles, ou macerar o jiló em água, deixar em repouso por algumas horas, coar e tomar aos goles, ao longo do dia).


Conteúdo desenvolvido com base em revisão bibliográfica sobre medicina natural (BALBACH, BOARIM, 1993, p.343-345). Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade pessoais / físicas.


BIBLIOGRAFIA:

BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As frutas na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993.

bottom of page