top of page

Entenda a origem do dia do Pi

  • Foto do escritor: A Folha do Vale - Jornal e Site
    A Folha do Vale - Jornal e Site
  • 14 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

Hoje, 14 de março, comemora-se o dia de um dos personagens mais conhecidos do mundo da matemática: o Pi. É ele que aparece toda vez que operamos com círculos, arcos e pêndulos.



Para obter o número, basta dividir o comprimento de qualquer circunferência pelo seu diâmetro. Existem controvérsias quanto ao número exato de dígitos que devemos utilizar após seu valor aproximado (3,14). Por esse motivo, os matemáticos adotaram a letra grega que lhe deu o nome: π.


Os primeiros estudos sobre essa constante foram feitos por Arquimedes na Antiguidade. Tanto que uma de suas nomenclaturas é a Constante de Arquimedes. A letra grega que o representa, como conhecemos hoje, o π, foi introduzida por William Jones, em 1707.


O dia do Pi foi criado em 14 de março de 1988. Nesta data, o público e funcionários do museu Exploratorium, na California, celebraram o 14/3 (3/14 na notação da língua inglesa) marchando por ambientes circulares e comendo diversos tipos de alimentos arredondados, como tortas de frutas e, a partir de 1989, pizzas. A origem da celebração é o trocadilho com o formato da data 3/14 e o valor 3,14. O auge das comemorações para os geeks ocorre à 1:59, porque se arredondarmos o Pi até sua 5ª casa decimal, temos 3,14159.


Operações matemáticas que dependem de π


• Perímetro de uma circunferência:


C = 2 π . r

• Área do círculo :


A = π . r²

• Volume de uma esfera:


V = 4/3 . π . r³


π também está nas fórmulas gravitacionais e do eletromagnetismo da física.



Por falar em física, além de o 14 de março ficar marcado a partir de 2018 como o dia em que Stephen Hawking morreu, a data também é a do aniversário de Albert Einstein.


Fonte: Guia do Estudante.



Comments


Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

GUPET.jpg
MDIACO~1_edited.png
MDIADI~1.PNG
CAPA COM CONTRACAPA DO 2º Livro da Série Mestres e Guardiões de Si.png
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Mídia de Divulgação do Projeto Social Literário PRONAC 2316326.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

ELIZANGELA TRINDADE FOLHA PUBLICIDADE                    Email: afolhadovale@hotmail.com             

CNPJ/PIX: 32.744.303/0001-05                                                    Contato: (66) 98421-4870  (66) 98427-2182

bottom of page