top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Flores: Azaléia, características, significado e cultivo


Muitas vezes, tendemos, quando nos permitimos, a admirar a beleza da natureza e toda majestosidade que se traduz em aromas, sons, sabores e cores, quando nos dedicamos a zelar pela Mãe natureza reconhecendo esta como provedora de tudo aquilo que usufruirmos de forma direta e indireta. E para prestigia-la trazemos aqui o Significado da Azaleia;

As azaleias são originárias do Japão e da China, e suas flores são o símbolo da Feminilidade, e possuem como significado a Elegância, Felicidade e a Alegria de amar.

Estas plantas dão vida e cor a qualquer local onde estejam, podendo ser usadas como plantas ornamentais em jardins, podendo compor cercas, corredores, entradas ou mesmo ser cultivada num vaso.

As plantas nativas foram melhoradas geneticamente na Holanda e Bélgica e hoje, as azaleias comercializadas, encontram-se flores de coloração vermelha, rosa, roxa, branca e combinações mescladas destas cores.

A tradução literal do grego “azálea” significa “seco”. Porque a azálea antes de florescer parece mais um arbusto com alguns ramos secos. Durante muito tempo os botões da azálea permanecem semifechados, como se estivessem a esconder a beleza dos olhares das pessoas. Mas depois florescem em cores vivas. Cada pé de azálea pode conter cerca de 500 flores, que duram cerca de 18 dias. Mas todas as plantas dão flor durante dois meses a dois meses e meio.


Um dos segredos do seu sucesso é que a floração ocorre justamente nos meses de Inverno e traz um pouco de colorido num período em que a maioria das plantas se encontra em repouso.


A forma mais conhecida da sua utilização encontra-se nos jardins paisagísticos do Japão e da China.

DICAS DE CULTIVO

Solo: por ser um arbusto rústico adapta-se bem a qualquer tipo de solo, porém, para produzir uma floração exuberante, o ideal é cultivá-la em solos ácidos enriquecidos com matéria orgânica. Em solos ricos em matéria orgânica nem é necessário adubações periódicas.

Regas: evitar o excesso de água nas regas, o ideal é fornecer água à planta apenas quando o solo apresentar-se seco, sem encharcar.

Luz: preferem locais levemente sombreados mas também podem ser cultivadas em plena luz solar. As azáleas não florescem dentro de casa e precisam de luz solar para crescerem bem. Para mantê-las em áreas internas, é necessário deixar as plantas fora de casa até que as flores se abram, aí podem ser levadas para dentro, mas é preciso que fiquem num local bem claro, próximo da janela.

Plantio: não é necessário plantá-las em covas exageradamente profundas pois as suas raízes são superficiais. As adubações para acelerar o crescimento são desaconselháveis pois podem produzir ramos muito longos e fracos com poucas flores. Uma boa cobertura morta após o plantio produz bom resultado no desenvolvimento das mudas novas.

Propagação: por estacas de galho Floração: Inverno e início da Primavera

Podas: devem ser feitas assim que terminar a floração, retirando os galhos em excesso e cortando as pontas dos outros galhos, até chegar ao formato e tamanho que se pretende. Para aumentar a próxima floração, eliminar as pontas de todos os galhos que floresceram nesse ano.

mitologia grega, o nome Minerva, refere-se à deusa Palas Atena

Curiosidade:

A Azálea é relacionada deusa Minerva, deusa da sabedoria, da razão, das artes e da guerra.


Fontes: “Mundodeflores”, “Wikipedia”; “JardimdeFlores”,.”jardineiro.net”; “Flores guia”; “Floresnaweb”; “jardimdeflores”;"Informativoverde"; “portalmundodasflores” e Pessoais


bottom of page