top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

PROSPERIDADE: SORTE, PODER DA MENTE OU DAS EMOÇÕES?


A relação entre consciente e subconsciente é muitas vezes representada pela imagem de um icebergue, pois a mente consciente, são os 10% visíveis acima da linha de água e os outros 90% a nossa mente subconsciente.

Um exemplo que nos ajuda a compreender o funcionamento de cada um deles é o da respiração: se eu lhe chamar a atenção para a sua respiração e propuser que a observe durante o próximo minuto, a respiração que antes era controlada e gerida pelo piloto automático da mente subconsciente, torna-se agora consciente.


A nossa mente consciente é analítica, activada pela nossa vontade e responsável por muitas decisões que resultam de uma análise crítica, assim como pela nossa memória de curto prazo.


O subconsciente, por seu lado, é responsável por guardar e activar sempre que necessário, a memória de longo prazo– registando e armazenando todas as imagens e experiências que vivemos ao longo da vida – assim como hábitos e padrões aprendidos e crenças sobre nós próprios e o mundo, e é a partir dele que são geradas ou despoletadas as emoções. Funciona em modo de piloto automático – é responsável pelo sistema celular e pelas funções do corpo – com o objectivo de nos proteger física e emocionalmente.


Por esta razão, inúmeros autores – desde a hipnose à programação neurolinguística, passando pela ciência da mente e visualização criativa têm defendido que, quando queremos expandir a nossa abundância e riqueza, precisamos, em primeiro lugar, de tornar conscientes as nossas crenças inconscientes sobre riqueza, se eu acreditar, por exemplo, que preciso de trabalhar muito para conseguir pagar as minhas contas (pois, foi isso que aprendi na infância) será essa a realidade que criarei. Ou, se acreditar que ser rico é uma questão de sorte, para que me esforçarei para aumentar a minha riqueza?


Assim, quando quero expandir a minha abundância é importante reconhecer quais as crenças inconscientes que tenho sobre riqueza e sobre merecimento (a riqueza que eu acredito que mereço).


CRIE UMA NOVA REALIDADE

De acordo com a minha experiência, esta tomada de consciência é o primeiro passo para criar uma nova realidade, para expandir a abundância pessoal, mas essa experiência também me diz que desenvolver um diálogo interior e exterior positivo (o tal pensamento positivo) sobre aquilo que me acontece, também é relevante para essa mudança, mas não é por si só suficiente e explico-lhe porquê:


Como uma das grandes funções da nossa mente inconsciente é a nossa protecção emocional, por um lado, e por outro lado, o dinheiro está sempre associado a poder, a razão pela qual desenvolvemos crenças restritivas da abundância é porque elas nos protegem de emoções negativas – basta, por exemplo, termos assistido a muitas discussões entre os nossos pais sobre dinheiro, ou termos registado o uso do dinheiro como forma de controlo emocional, para que falar sobre dinheiro ou gerir o dinheiro despolete em nós emoções negativas.


PENSAMENTOS POSITIVOS

E como a mente inconsciente não funciona de forma lógica, se eu fizer pensamento positivo e afirmar que mereço ter muita abundância financeira, apesar de ser uma coisa que eu desejo conscientemente, o meu subconsciente irá emocionalmente sabotar essa expansão, mesmo quando esses pensamentos ou afirmações positivos sobre a abundância despoletam momentaneamente emoções positivas, elas não são sustentáveis no tempo, até que eu cure emocionalmente essas experiências antigas.


A única coisa que nos impede de receber aquilo que desejamos são as nossas experiências emocionais negativas que funcionam como uma barreira a esse aumento de abundância. Essas emoções negativas que foram geradas com a intenção de nos proteger podem, conscientemente, ser substituídas por novas experiências emocionais positivas em relação à riqueza.


Para libertar essas experiências, precisamos de expandir conscientemente o nosso amor-próprio, reconhecendo quem somos realmente na nossa essência, quais os nossos valores mais profundos e a nossa missão ou propósito de vida, integrando na nossa vida a acção consciente a partir das leis universais da abundância.


Para isso,proponho-lhe que comece por este simples exercício diário: tire 10min todos os dias para si, para se nutrir: pode ser através do silêncio, da meditação, um bom banho de imersão, ler ou escutar aquilo que o inspira, experimente esta expansão activa do seu amor-próprio e veja o que acontece.


bottom of page