top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Pequeno Produtor Rural é uma das Prioridades da Administração Municipal de Novo Horizonte do Norte

O prefeito de novo horizonte do norte, Silvano Pereira Neves (PSD) garante que está empenhado junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) visando apoiar aos assentados, que são os pequenos produtores rurais que trabalham a sua propriedade para que os mesmos possam ter de fato a documentação necessária, e assim, estarem mais tranquilos com as suas famílias.

De acordo com o prefeito, os moradores dos Programas de Assentamentos do município terão suas áreas de terras rurais regularizadas, e que são 211 lotes a serem documentados, compreendendo 107 na Gleba Julieta, 67 na Caracol e 37 na Gleba Bosmaje.


Neste processo de regularização fundiária, o prefeito garantiu que com o termo de Celebração de Acordo de Cooperação Técnica entre a Superintendência Regional do INCRA-MT e a Prefeitura Municipal de Novo Horizonte do Norte, assinado ainda em julho de 2017 na Comunidade Santo Antônio.


Onde além de lideranças políticas do município, estava presente o Diretor de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamentos do INCRA em Brasília, Clóvis Figueiredo Cardoso, o então Superintendente do INCRA em Mato Grosso, João Bosco de Moraes e o ex-deputado estadual Silvano Amaral (PMDB).

E, a partir deste termo de cooperação técnica, a administração municipal contratou uma empresa para realizar o georreferenciamento é o mapeamento dos imóvel rural, referenciando os vértices de seu perímetro ao Sistema Geodésico Brasileiro, definindo sua área e sua posição geográfica, e com isso, é possível a regularização registral dos imóveis rurais, segundo a nova legislação, enfatizou Silvano.


Silvano garantiu que sua atenção visa fortalecer o pequeno produtor e levar formação e apoio aos mesmos, para que possam entender que suas propriedades podem ser produtivas e um bom empreendimento que gera divisa as famílias e ao município.


Por isso, destacou que hoje, além de estar procurando regularizar as propriedades oriundas da reforma agrária, precisa ao mesmo tempo, fortalecer algumas cadeias produtivas, entre as quais destaca a do café, leite, peixe entre outras cadeias produtivas, possível de serem implementadas e melhorada no município.

Por outro lado, o prefeito entende a necessidade de manter as pequenas propriedades produtivas, e para isso, todos da família deve entender a importância de trabalhar suas propriedades e tirar o melhor proveito possível, sendo possível tornar as propriedades um pequeno negócio rentável aos pequenos produtores rurais, neste sentido, o administrador municipal disse estar buscando possibilitar aos pequenos produtores e sua família com curso de técnicos em agropecuária, para estimular os filhos darem continuidade aos trabalhos nas propriedades rurais e trabalharem com suas famílias.


Silvano garantiu que está buscando apoiar o fortalecimento da bacia leiteira, e que para isso é importante a parceria com a Coopernova para trabalhar juntamente com a cooperativa já existente.

Por outro lado, outra atividade que tem procurando incentivar está na criação de peixes, e para isso, a administração municipal já adquiriu uma escavadeira hidráulica para fazer os poços de criação nas propriedades dos interessados que acreditam e possa fortalecer mais a suas atividades, fazendo ao mesmo tempo, a exploração do leite e da criação de peixe, comentou.


Na oportunidade, o prefeito de Novo Horizonte do Norte, destacou que os pequenos proprietários têm a sua disposição uma patrulha agrícola que está à disposição do produtor, e assim, pode ser auxiliados nas demandas da atividade.

Quanto a cadeia produtiva do café, Silvano destacou que precisa ser fortalecida, dizendo que houve uma baixa em relação ao ano passado, quando foram plantadas 22 mil mudas de pés de café e esse ano foram plantadas 15 mil mudas esse ano, mas houve uma perda, mesmo assim, administração vai procurar produzir vinte mil mudas para incentivar a cultura da plantação de café no município em Novo Horizonte do Norte.


bottom of page