top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Evento sustentável: quais os benefícios e como fazer?



Afinal, como surgiu o evento sustentável?

Antes de falar sobre o evento sustentável, é preciso falar sobre o desenvolvimento sustentável.

A importância de um desenvolvimento sustentável cresce no mundo inteiro, seguindo três grandes pilares: economia, meio ambiente e sociedade.


Para que o desenvolvimento sustentável seja realmente colocado em prática é necessária uma harmonização entre: desenvolvimento e crescimento econômico, preservação e cuidado com o meio ambiente e igualdade social junto a qualidade de vida á todos.


Toda ação humana gera um impacto no meio ambiente. Na realização de eventos esse impacto tende a ser alto e bastante negativo, além de proporcional ao porte do evento.


Isso porque, desde a divulgação do evento até a sua finalização, há o consumo de muitos recursos que geram resíduos, como o material descartável que é utilizado.


Além disso, há a emissão de maiores concentrações de gases poluentes, produzidas, por exemplo, pelo transporte dos participantes e convidados.


Com isso, fica claro como os eventos afetam diretamente nosso meio ambiente, prejudicando nossa sociedade e as gerações futuras.


Dado o crescimento significativo da preocupação com o meio ambiente e o possível esgotamento de recursos naturais, inicia-se a busca de medidas conscientes e que conciliam interesses.


Dessa forma, a criação de eventos sustentáveis surge como uma proposta totalmente inovadora.


Benefícios

Como já foi mencionado, o cenário atual é de ascendente preocupação com questões ambientais.


Sendo assim, o grande benefício de um evento sustentável está em todo o consumo consciente e economia dos materiais e energia, bem como com a diminuição de resíduos e gases poluentes.


Dessa maneira, a reciclagem e reutilização e a diminuição do desperdício e do lixo produzido, com certeza afetam muito positivamente o nosso meio ambiente.


Além disso, temos como benefício também a conscientização de todas as pessoas que estão de alguma forma relacionadas ao evento, o que pode deixar um legado do evento sustentável em relação a isso muito forte.


No entanto, a realização de eventos sustentáveis aparece não só como uma proposta colaborativa e educativa ao que diz respeito às questões ambientais, mas também como uma grande propagação do marketing verde.


Desse modo, independente do tipo de evento, seja um show musical, circense, esportivo ou até mesmo uma conferência empresarial, não há dúvida que o investimento em medidas sustentáveis proporciona um alinhamento com as tendências mundiais.


Além disso, as medidas sustentáveis reduzem os gastos do evento de uma maneira geral, garantindo também uma maior lucratividade para a empresa que assumir essa postura.


Assim, são vários os benefícios trazidos pelo evento sustentável. Com a implementação dessas medidas, há uma contribuição para a preservação do meio ambiente, a redução de gastos em geral e a transmissão da imagem de uma instituição ou empresa mais conscientizada, atraindo um público que se relaciona com esses ideais e apresentando um diferencial.


Como posso tornar meu evento sustentável?

É mais fácil do que se imagina construir um evento sustentável, dado a simplicidade das medidas estratégicas que podem ser tomadas.


Em 2012, as recomendações à organização de eventos sustentáveis foram sistematizadas com a publicação de uma norma específica, a ABNT NBR ISO 20121.


Além de seguir as recomendações, é muito importante proporcionar um momento para apresentação da importância da sustentabilidade de um evento.


Também é importante que esse seja um momento de engajamento, para que toda a equipe participe da construção dessas medidas.


Feito isso, é hora de planejar estratégias e aplicar medidas coerentes em todas as etapas do evento, como as citadas a seguir:


Pré-evento
  • Divulgação por meios digitais. Durante a organização e divulgação do evento deve-se investir em meios digitais em detrimento dos impressos. Como por exemplo, com divulgação em sites e redes sociais e imprimindo folders e cartazes em quantidade reduzida.

  • Sistema de inscrição online. A implementação desse sistema facilita o controle e armazenamento dos dados pelos membros da organização e o próprio processo de inscrição do participante.

  • Aplicativo para o evento. Essa ferramenta pode contribuir para uma divulgação mais rápida de informações sobre o evento. Além disso, há a possibilidade de ser utilizada para uma maior interação entre os participantes e a organização.

  • Kit para participante com material sustentável. Para os eventos que oferecem um kit ou brinde, uma medida sustentável é procurar por materiais ecológicos, de preferência recicláveis e que possam ser reutilizados.

  • Fornecedores locais. É importante dar preferência para fornecedores locais. Dessa forma, é diminuído o impacto ambiental gerado pelo transporte e estimulada a economia local.

No evento

  • Evitar desperdícios de materiais. Durante um evento há muito consumo sem necessidade, como a utilização de papéis pela equipe de trabalho e descartáveis de plástico pelos participantes em geral. No entanto, isso pode ser evitado com a divulgação de mensagens e informações que despertem o engajamento e fortaleçam o evento sustentável.

  • Priorizar energias limpas. Investir em eficiência energética, tendo em mente a preservação desse recurso.

  • Promover atividades relacionadas a educação ambiental. Podem ser realizadas palestras, workshops, atividades interativas e treinamentos durante o evento sustentável. Assim, será promovida uma conscientização em relação à temas relevantes sobre questões ambientais.

  • Separação de resíduos. A disponibilização de lixeiras para a coleta seletiva incentiva a separação de resíduos. Além de possibilitar que o lixo seja enviado de maneira correta para reciclagem posteriormente.

Pós-evento
  • Destinação correta dos resíduos gerados. A gestão dos resíduos sólidos nem sempre é tratada com a importância necessária. Nesse sentido, tanto os resíduos recicláveis como os resíduos orgânicos precisam ter uma destinação correta no evento sustentável. Assim, os recicláveis podem ser doados para uma cooperativa de reciclagem e os orgânicos podem ser reaproveitados através da compostagem.

  • Compensação de carbono gerado. A compensação pode ser feita com a elaboração de um inventário da quantidade de emissão de gases do efeito estufa. Dessa forma, é possível realizar uma neutralização do carbono gerado com o plantio de árvores.

Além dessas estratégias, a EESC jr. está sempre buscando por inovação e interdisciplinaridade com outras áreas.


Junto a isso trazemos conosco um forte comprometimento com o meio ambiente e o respeito social.


Assim, oferecemos aos nossos clientes um serviço com propostas que transcendem o básico na área de desenvolvimento sustentável.


Por: Luiza Furlan



bottom of page