top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Juína Participa de "Dias de Campo" Realizado pela EMBRAPA em Rondônia

Durante todo o mês de abril, a Embrapa-RO realiza Dias de Campo de pré-lançamento de novas cultivares de cafés híbridos, isto é, apresenta o resultado de cruzamentos realizados entre plantas de café Conilon e Robusta, ambos da espécie Coffea conefora.

Nos dias 5 e 6 de abril, uma equipe de técnicos da Secretaria de Agricultura participou de dois dias de campo. No dia 5, na propriedade do agricultor Familiar Edimar Flegler, em Cacoal-RO, e no dia 06, no Campo Experimental da Embrapa em Ouro Preto do Oeste-RO.


O Técnico em Agropecuária Eder Luiz, relata que existe um grande número de clones no mercado distribuídos pelo Brasil, "até mais produtivos, porém, esta avaliação de cada clone, realizado pela Embrapa, nos dá aporte técnico para definirmos as áreas de produção de acordo com a finalidade específica que se deseja", afirma o técnico.


Estas dez novas cultivares apresentam características importantes para a cafeicultura na Amazônia. Todas as cultivares possuem potencial produtivo médio acima de 100 sacas/ha, distribuídos em três grupos de compatibilidade genética, com ciclos de maturação variados, uniformidade de maturação, resistência às principais doenças da cultura, qualidade de bebida, entre outros.


Segundo o Secretário de agricultura João Manoel Peres o município de Juína caminha a passos largos na revitalização da cafeicultura, com parceiros importantes como a EMBRAPA RO, SEAF MT, EMPAER, Associações e Produtores, "Ainda no início de 2017 realizamos planejamento para atividades e traçamos metas a serem superadas principalmente na renovação dos cafezais, duplicar a área plantada e consequentemente aumento da produção de café", finaliza.


Por: Departamento de Cultura

P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page