Quais idiomas aprender? Os 7 idiomas mais importantes
- Assessoria de comunicação
- 10 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Há uma quantidade enorme de boas razões para aprender uma língua estrangeira. Mas a principal motivação para aprender idiomas continua sendo o trabalho. Falar várias línguas tornou-se uma das competências mais úteis no mercado de trabalho. Quais são, então, os idiomas mais importantes? O inglês, mesmo sendo uma espécie de língua franca falada em todo o mundo nos dias de hoje, não é suficiente para quem deseja se comunicar em todos os ambientes de trabalho (em particular, em setores como turismo ou comércio internacional).
É possível identificar três critérios que determinam a importância e a prioridade de aprender uma determinada língua estrangeira:
• Sua difusão no mundo • Seu aspecto econômico e político • Sua proximidade geográfica
Segundo o livro Ethnologue de M. Paul Lewis, as “top 10” línguas nativas mais faladas no mundo, tirando o chinês (que compreende o conjunto das 12 línguas faladas na China), são: espanhol, inglês, árabe, híndi, bengali, português, russo, japonês e alemão (veja o quadro completo).
É importante também levar em conta as questões econômicas e políticas. Ou seja, as línguas faladas nos países com os quais o Brasil tem boas relações diplomáticas e comerciais. Por exemplo, Canadá (inglês e francês), China (mandarim) e países do Mercosul (espanhol).
A questão geográfica também deve ser considerada para que você se decida e aprenda um idioma estrangeiro. Quase todos os países que fazem fronteira com o Brasil têm como língua oficial o espanhol. Por isso, esta é uma língua importante do ponto de vista geográfico.
Aqui estão, então, os 7 idiomas mais importantes para um brasileiro aprender. Isso, de acordo com dados de uma consultoria especializada no mercado de trabalho local. E a partir da análise de vagas de emprego abertas em 2016.

Comentarios