top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Administração de Novo Horizonte do Norte Articula a Manutenção de Emendas Estadual e Federal

Todos os municípios precisam melhorar a sua infraestrutura, todavia para isso precisam de recursos, os quais advém principalmente do ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), gerado através das empresas prestadoras de serviços, através do agronegócio, através da pequena e grande indústria, enfim, um município para ter um bom recolhimento de ICMS, precisa ter um comércio local forte, uma agricultura familiar e uma agroindústria fortalecida, e um trabalho de conscientização de que os impostos, são os meios de gerar melhor infraestrutura em educação de qualidade, saúde pública de qualidade, melhores estradas e um sistema de segurança a todos.

Outra fonte de renda importante aos entes da federação, e no caso dos municípios de economia precária, é a principal fonte de renda, que é o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), todavia, o pitoresco, é que o critério principal para o repasse desse recurso, a contagem da população do município é o fator principal, portanto, uma verdadeira sinuca de bico, pois, um município de economia fraca, obviamente terá sempre menor população, pois, as pessoas procuram municípios que tenha geração de emprego e renda.


Por isso, um bom administrador municipal, precisa investir na infraestrutura, divulgar o potencial de seu município, atrair empresas de pequeno e grande porte, investir no fortalecimento do pequeno e médio produtor rural, caso contrário, o município será sempre um marasmo, sem perspectivas de crescimento, mesma situação é para o estado e país.


Obviamente todos os administradores públicos sabem disso, e dizem e prometem em campanha trabalhar pela geração de emprego e renda, pelo fortalecimento da economia em seus municípios, e buscar os recursos do estado e união, para melhorar a situação dos municípios, pois, se os municípios melhora, o estado é o país também melhora, é o inverso também é verdadeiro.


Portanto, no caso do município de Novo Horizonte do Norte, o atual prefeito, Silvano Pereira Neves (MDB) diz estar empenhado em melhorar a infraestrutura, geração de empregos, fortalecimento da agricultura familiar, entre outras ações visando o desenvolvimento do município.


E, para isso tem procurado as emendas compactuada junto ao governo estadual e federal, mas de acordo com o mesmo está tendo uma certa dificuldade na manutenção das emendas já programada no ano passado, imagina então novas emendas, ou seja, o prefeito disse que: “Temos encontrado várias dificuldades nesse primeiro período, de transição do Governo estadual e federal. Nessa transição de governos, estadual e federal, nós não conseguimos encaminhar as coisas, os convênios que tínhamos encaminhados, que estávamos trabalhando para executar, estamos trabalhando para não serem cancelados, para não perder esses recursos”, comentou Silvano.


Silvano destacou que: “Recursos que vínhamos há muito tempo correndo atrás e agora estamos na iminência de perde-los porque os governos estão em um momento difícil, tanto a nível de estado como também a nível federal”, informou Silvano.


O administrador municipal de Novo Horizonte do Norte, Silvano disse que: “Nós estamos trabalhando com a instalação de um sistema de esgoto, como também, para começar a casa dos artesãos, emenda do ex-deputado Ságuas. Estamos trabalhando para executar estas obras e correndo atrás de mais obras, recursos para a saúde, recursos para a educação”, comentou Silvano.


O prefeito informou que esteve recentemente em Brasília, buscando o apoio de todos os deputados federais e senadores, colocando os mesmos cientes da situação e das demandas do município, ou seja, “Recentemente, estivemos em todos os gabinetes dos deputados federais, dos três senadores colocando a nossa demanda, as nossas dificuldades, nossos anseios para que os recursos possam vir para o nosso município. Como já dito, não está sendo fácil, enquanto não se aprova a reforma da previdência. Então estamos trabalhando para não perder esses recursos que já tínhamos encaminhado, feito convênio. Recursos que só estávamos esperando receber, e agora estamos trabalhando para não os perdes. Como o caso do assentamento, onde tínhamos 500 mil reais para recuperar a estrada do assentamento Julieta e tínhamos 300 mil para melhorar a capacitação da água”, informou Silvano Pereira Neves.


Na oportunidade, questionamos o mesmo sobre as ações que vem desenvolvendo para desenvolver o potencial econômico do município, neste sentido o prefeito Silvano destacou que: “A nossa região cresce muito o agronegócio, lógico que o nosso município como sendo a menor em área territorial, as grandes empresas, os grandes empresários da área do agronegócio vão para Porto dos Gaúchos e Juara que têm sua extensão territorial bem ampliada. E como Novo Horizonte é pequena, há uma dificuldade destes empresários virem e acharem áreas que seja agricultável, que tenham as características para o agronegócio”, comentou Silvano.


Todavia, na oportunidade, o mesmo destacou que estão procurando junto ao Grupo VMX, a possibilidade da instalação de um frigorifico na localidade, ou seja, “ Por outro lado nós estamos incentivando, buscamos frigorífico, pois tem a possibilidade da VMX instalar no munícipio, fomos lá e colocamos o município a disposição, mas ainda não obtivemos uma resposta. E também estamos tentando incentivar o pequeno empresário do município. Se um empresário gera 2, 3 empregos. O coletivo de empresários gerará muitos empregos para o município. Estamos incentivando cedendo 16 lotes dando uma cessão de uso para que possam instalar suas empresas. Temos vários ramos, como a mecânica, de tornearia, de funilaria, de marcenaria, pequena fábrica de ração, pré-moldados, metalúrgicas entre outros. Queria agradecer a câmara municipal que aprovou por unanimidade o projeto de incentivo a esses pequenos empresários”, afirmou o gestor municipal.


Obviamente, a instalação de um frigorifico da VMX na localidade é grande, todavia, uma fonte do grupo informou que essa pretensão do grupo somente vai acontecer se a economia no Brasil melhorar.


Por: Maurilio Trindade Aun


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page