top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Trabalho de Cessação de Tabagismo, em Juruena, é destaque em Congresso


Nos dias 02 a 05 de Julho de 2019, Brasília sediou o maior evento de saúde publica do Brasil, o XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

O município de Juruena marcou presença apresentando o trabalho de Assistência Multidisciplinar: Grupo de Cessação do Tabagismo No Municipio de Juruena/MT na 16ª Mostra Brasil aqui tem SUS, o evento aconteceu no Centro de Convenções Ulyses (o terceiro maior do Brasil).


O trabalho apresentado no Congresso Nacional relata o trabalho e a experiência exitosa desenvolvida no município de Juruena pela equipe multidisciplinar composta pelo Dr.Marcus Vinicius dos Anjos Botelho (Médico), Drª. Simone Joselin Lopes Souza (Psicologa) e Rayane Kelen Dornelas (Farmacêutica/Bioquímica).

Tabagismo é hoje considerado um problema de Saúde Publica. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica, o tabagismo, como uma doença epidêmica causada pela dependência física e psíquica da nicotina (presente no tabaco e seus derivados) sendo hoje a principal causa EVITÁVEL de óbitos precoces/ adoecimentos/ perda de produtividade no Brasil e no mundo (BRASIL, 2016).

• No Brasil, cerca de 430 pessoas morrem por dia por causa do tabaco;


• O tabaco mata todos os anos mais de 7 milhões de pessoas no mundo, destes 890 mil eram fumantes passivos;


• Cerca de 73,5 mil pessoas foram diagnosticadas com câncer provocado pelo tabagismo no ano de 2018; • R$ 53,9 BILHÕES são gastos a cada ano em função de despesas médicas e perda de produtividade;


• O Brasil é referência mundial de controle e combate do tabagismo. Sendo assim, os profissionais de saúde envolvidos no projeto desenvolveram um novo modelo de assistência de Programa de Cessação do Tabagismo (PCT), essa reorganização proporciona um tratamento de qualidade e efetivo para quem almeja parar de fumar.

O PCT de Juruena, atualmente consegue atender 15 pacientes no período a cada 3 meses, abaixo segue o resultado do trabalho até o presente momento:

Dos 55 que foram atendidos, nos 4 primeiros grupos de Trabalho, 26 cessaram com o tabagismo, e outros 7 cessaram (mesmo após breves recaídas), outros 15 reduziram o hábito de fumar.


O Secretario de Saúde de Juruena, Helvio de Lima, destaca a seriedade do trabalho desenvolvido no município, e relembra a importância de 'um' trabalho, desenvolvido a nível municipal ser apresentado a nível nacional,


Por: Rayane Kelen Dornelas/ Com redação


bottom of page