top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Sai do Obscurantismo e Entenda Melhor o Significado de Esquerda e Direita na Política

A esquerda e a direita são duas ideologias políticas diferentes. De forma geral, podemos dizer que a esquerda tem princípios mais revolucionários e a direita, princípios mais conservadores.


Os termos "direita" e "esquerda" surgiram como designações políticas nas assembleias francesas do século XVIII, durante o segundo período da Revolução Francesa (1789-1799).


Na assembleia para criação da nova Constituição, os partidários do rei não quiseram ficar do lado esquerdo, perto daqueles que eram mais pobres e a favor da revolução. Optaram, assim, por sentar do lado direito.


Desde então, a esquerda ficou associada à ideia de luta pelos direitos do povo e dos trabalhadores enquanto a direita ficou associada aos mais tradicionais e conservadores que querem manter o poder da elite.


Portanto, entenda as Diferenças entre a esquerda e a direita


As principais diferenças entre a esquerda e a direita baseiam-se no que cada uma dessas ideologias defende:


Esquerda: defende os direitos dos trabalhadores e das minorias, o bem-estar coletivo e a igualdade entre os indivíduos.


Direita: é a favor de uma visão mais tradicional e conservadora que defende o poder da elite e o bem-estar individual em detrimento da coletividade.


Os indivíduos que defendem o governo em vigor, por exemplo, são considerados “de direita”, e os que se opõem ao regime, são considerados “de esquerda”.


Associar uma sigla partidária com ideologias da esquerda, ou seja, que defende as pessoas mais necessitadas ao Comunismo, é na realidade assinar o atestado de imbecilidade e desinformado, por isso, sai da Obscuridade e entenda melhor o que significa Esquerda e Direita nas ações políticas e nas administrações públicas.


Diferenças entre comunismo e socialismo


Muitas vezes as expressões comunismo e socialismo são usadas como sinônimos, o que não é correto. No entanto, os dois conceitos representam ideologias com algumas semelhanças, pois representam uma forma de protesto ou uma alternativa ao capitalismo.


Muitos autores a favor do comunismo descrevem o socialismo como uma etapa para se chegar ao comunismo, que organizaria a sociedade de forma diferente, eliminando as classes sociais e extinguindo o Estado opressor.


A forma de atuação do comunismo e do socialismo também é diferente. Enquanto o socialismo prevê uma mudança gradual da sociedade e um afastamento do capitalismo, o comunismo pretendia uma diferenciação mais brusca e muitas vezes usando o conflito armado como método de atuação.


Países comunistas atualmente


Mesmo assim, hoje um dos maiores países do Mundo, a China tem uma administração dita Comunista, de onde se vem muitos equipamentos eletrônicos e tecnologias vendidas mundo afora.


Hoje em dia alguns países são classificados como nações comunistas. São exemplos a China, Cuba, Coreia do Norte e Vietnã.


Mas é importante ter consciência de que o comunismo adotado nestes países não é inteiramente o comunismo previsto pela teoria da doutrina. Na maioria destes países os ideais do comunismo foram adaptados às características do capitalismo contemporâneo.


Os traços mais marcantes da doutrina comunista nestes países são em relação às políticas econômicas e à capacidade produção.


Por: Maurilio Trindade Aun

bottom of page