Secretaria de Saúde alerta População sobre Casos de Sarampo
- A Folha do Vale - Jornal e Site
- 27 de ago. de 2019
- 2 min de leitura

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, podendo evoluir com complicações graves e óbitos. A doença é transmitida por meio das secreções expelidas pelo doente ao falar, tossir e espirrar.
O comportamento endêmico - epidêmico do sarampo varia, de um local para outro, e depende basicamente da relação entre o grau de imunidade e a suscetibilidade da população, bem como da circulação do vírus na área.
Quanto às medidas de prevenção a vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba.
No calendário de vacinação preconizado na rotina ela está prevista com 1 ano de idade com a vacina tríplice viral e o reforço aos 15 meses com a tetra viral. Sendo prevista na rotina do calendário da criança, adolescente e adultos seletivamente.
RECOMENDAMOS:
Aos turistas, estudantes, migrantes, quando há intensificação de viagens internacionais para os países e mesmo nacional para os estados com surtos quanto ao maior risco de exposição. Recomenda-se que os viajantes tenham suas vacinas atualizadas ANTES de viajar (preferencialmente 15 dias antes).
Ao lado disso é importante, reforçar a vacinação de profissionais que atuem no setor de turismo, motoristas de táxi, funcionários de hotéis e restaurantes, e outros que tenham contato como viajantes, caminhoneiros, imigrantes, ressaltando os profissionais de saúde.
PRINCIPAIS SINTOMAS DE SARAMPO:
Os principais sintomas do sarampo são:
· febre acompanhada de tosse;
irritação nos olhos;
· nariz escorrendo ou entupido;
· mal-estar intenso;
Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
Quais são as vacinas que protegem do sarampo?
A profilaxia (prevenção) do sarampo está disponível em apresentações diferentes. Todas previnem o sarampo e cabe ao profissional de saúde aplicar a vacina adequada para cada pessoa, de acordo com a idade ou situação epidemiológica.
Pneumonia - Cerca de 1 em cada 20 crianças com sarampo pode desenvolver pneumonia, causa mais comum de morte por sarampo em crianças pequenas;
· Otite média aguda (infecções de ouvido) - Ocorre em cerca de 1 em 10 crianças com sarampo e pode resultar em perda auditiva permanente;
· Encefalite aguda - 1 em cada 1.000 crianças podem desenvolver essa complicação e 10% destas podem morrer;
· Morte - 1 a 3 a cada 1.000 crianças doentes podem morrer em decorrência de complicações da doença.
· Mulher em idade fértil (10 a 49 anos) não vacinada antes da gravidez pode apresentar parto prematuro e o bebê pode nascer com baixo peso;
· É importante se vacinar antes da gestação, pois a vacina é contraindicada durante a gestação.
Os tipos de vacinas são:
· Dupla viral - Protege do vírus do sarampo e da rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto;
· Tríplice viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola;
· Tetra viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora)
INFORMATIVO/ALERTA ENCAMINHADO PELA SECRETARIA DE SAÚDE DE JURUENA
Crédito: Roseneide Souza Soares
Administradora CRA-MT 20-07988
Coordenadora de Vigilância Sanitária











































































Comentários