top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Aula Inaugural do Curso de Direito em Brasnorte

Realizou se em Brasnorte, no plenário do poder legislativo, uma aula inaugural da turma de direito da UNEMAT, as aulas desta turma iniciaram na segunda-feira, (26.08) com a matéria de língua portuguesa, matéria de 60 horas aulas ministradas pela professora Lorena Poliana Silva Lopes.

A aula inaugural contou com a presença dos acadêmicos e seus familiares, amigos e colegas, bem como, com a presença de autoridades municipais e representantes da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), evento que foi presidido pelo professor Fernando Selleri, o qual é diretor político-pedagógico e financeiro da instituição.

O primeiro a fazer o uso da palavra, foi o vereador Wellington, que na oportunidade registrou as dificuldades que teve para poder fazer o curso de direito, o qual fez em outro município e ainda teve que pagar, por isso, destacou a importância hoje para os acadêmicos que moram em Brasnorte e podem fazer um curso gratuito de direito e ainda numa universidade importante igual a UNEMAT, pontuou o mesmo.

Em seguida fez uso da palavra um ex-aluno de uma turma especial de matemática, que a UNEMAT em parceria com o município realizou em Brasnorte, na oportunidade, o mesmo registrou que na época muitos nem acreditavam na realização do curso na localidade, ao ponto de que houve apenas 50 inscritos para o vestibular, e ainda nos primeiros 15 dias de aula, mais de 15 acadêmicos desistiram e por isso foi realizado um segundo vestibular para complementar a turma e já no segundo vestibular para as 15 vagas teve mais de 80 inscritos, e destes 50 acadêmicos que iniciaram o curso, no final somente 17 se formaram, oportunidade que o mesmo conclamou aos acadêmicos de direito que nem desistam e valorizem a oportunidade e os recursos públicos investidos, e destacou que diferente do curso de matemática que teve poucos inscritos, direito foi bem concorrido e os que passaram devem valorizar a vaga e devem concluir o curso, comentou o atual professor Vanderlei.

Em seguida, fez uso da palavra a professora Evelin Dan coordenadora do curso, que enalteceu o trabalho da secretária de educação de Brasnorte, ao prefeito municipal, ao vice-prefeito e ao poder legislativo pela oportunidade que possibilita a UNEMAT e a população em ter uma turma de direito em Brasnorte, a qual reforçou a importância e o papel de um profissional de direito na sociedade.


De acordo com a coordenadora do curso, cabe aos professores, promotores, juízes, delegados, acadêmicos de direito, ao bacharel em direito e aos advogados, entenderem que o compromisso é com a sociedade, serem agentes de conscientização na buscam de uma sociedade mais justa.

A coordenadora do curso de direito, professora Evelin, destacou a importante participação do professor Alan Kardec e da professora Vivian Dan que é sua irmã gêmea nos trabalhos da implantação do curso em direito.


Lembrou ainda que hoje o curso de direito da UNEMAT em Barra do Bugre é um dos melhores em Mato Grosso, portanto, o curso de direito em Brasnorte já inicia muito bem, e terá professores muito bons, os quais vem de diversos lugares do Brasil ministrares aulas em Brasnorte no curso de direito, comentou a professora Evelin Dan coordenadora do Curso de Direito, em suas exposições na aula inaugural.


Em seguida o vereador Giberto Bazan (DEM), o qual é mais conhecido por Betinho, enfatizou o trabalho que o poder legislativo fez para a implantação do curso de direito, destacado que todos os trâmites legais no poder legislativo foram realizados em tempo para possibilitar ao município ter hoje uma turma do curso de direito.

Na oportunidade, o vereador lembrou que o curso de matemática finalizou com apenas 17 formandos, e conclamou que os acadêmicos de direito terminem o curso, pois, o município tem grande investimento na parceria com a UNEMAT, por isso, disse esperar que todos aproveitem e conclua o curso valorizando os recursos públicos, comentou o vereador Betinho.

A secretária municipal de educação em Brasnorte, Terezinha Assmann, destacou as dificuldades que a administração teve em organizar o projeto e as negociações para a implantação do curso, enfatizando a importante participação técnica do vice-prefeito Marques, ao empenho e dedicação do prefeito Mauro, e do poder legislativo, que foi importante para que hoje Brasnorte tenha o curso de direito em andamento.


A secretária lembrou das negociações realizadas com o professor Carlos e enalteceu ao professor Fernando na condução dos trabalhos, e parabenizou a toda equipe da secretaria de educação que se empenharam em trabalhar pelo projeto.


Em suas conclusões a professora Terezinha parabenizou a todos os acadêmicos, que venceram o primeiro obstáculo que foi bem concorrido, e agora são somente vencer e chegar ao final do curso vitorioso, dedique e nem desistam, pois, o município está pagando para ter os 50 acadêmicos formados, e muitos gostariam de estar hoje cursando, comentou.

O promotor de justiça, Fabison Miranda Cardoso se fez presente, o qual destacou que a Universidade é uma academia, por isso, ao iniciar o curso são acadêmicos, que deverão obter na academia formação que possibilita serem formadores de opinião, "transformadores" da sociedade, que no entender do promotor, todos deverão atuar para uma sociedade mais justa, livre e solidaria.


Nas suas exposições que foram inúmeras, o promotor enalteceu as autoridades municipais e aos professores da UNEMAT, destacando que os acadêmicos devem aproveitar essa oportunidade e chegarem ao final do curso e receberem o seu diploma de bacharel em direito, lembrando que o Ministério Público está sempre de portas abertas, e finalizou dando os parabéns aos acadêmicos por estarem em uma boa universidade.

O vice-prefeito, Marques Antônio Correia (PSB), na oportunidade, destacou até a presença de acadêmico que veio do estado da Bahia cursar direito em Brasnorte, enfatizou a importância para o município em poder ter hoje a oportunidade em auxiliar na formação de mais 50 profissionais de direito.


Registrou que o município investe mais de um milhão e duzentos mil reais, conclamando a todos a permanecerem firme e no final terem a satisfação de concluírem um importante curso igual ao direito e em uma importante universidade igual a UNEMAT, e finalizou dizendo que espera também estar junto de todos na formatura, com saúde e parabenizar pelo recebimento do diploma de bacharéis do direito, comentou o vice-prefeito Marques.

O prefeito, Mauro Rui (PSD), lembrou da época em que foi articulado e investido na turma de matemática em Brasnorte, e agora nas negociações e nos investimentos no curso de direito em Brasnorte, neste sentido, destacou que o município deixa de construir um espaço físico para a secretaria de educação, e juntamente com a secretária de educação e toda administração preferiu neste momento destinar os recursos públicos na formação de mais 50 bacharéis em direito, por isso, lembrou que todos os acadêmicos devem valorizar essa oportunidade e os recursos públicos e concluir o curso, pois, o município investe e deseja que todos chegam até o final, parabenizando a todos os acadêmicos e desejando sucesso, foram essas algumas das ideias tornadas públicas pelo prefeito Mauro, lembrado no final de enaltecer a cada vereador presente pelo importante apoio dado na realização da implantação do curso de direito.

Na finalização da aula inaugural, coube ao professor Fernando a palavra, momento em que o mesmo cumprimentou a todos, obviamente essa ação foi realizada por todos que fizeram uso da palavra.

O professor Fernando destacou a presença e o trabalho do professor Tadeu que é o elo da turma especial de direito em Brasnorte, com a sede do curso, que é Barra do Bugre.


Na oportunidade, destacou a direção da UNEMAT, justificando a ausência, e enfatizou um pouco sobre os trabalhos que a Universidade faz em diversos cursos de graduação e pós-graduação em diversos municípios do estado de Mato Grosso.


Lembrou do importante trabalho que são as parcerias realizadas entre a instituição e as administrações municipais, mas que isso somente acontece com a participação e o empenho das pessoas que são responsáveis pelos trabalhos das instituições e pelas administrações municipais.

E dentre diversas exposições do curso de direito, e da importante parceria com Brasnorte para o efetivo andamento do curso, bem como, da importante formação e participação dos atuais acadêmico, enfatizou que essa turma seja o local da perseverança e valorização da oportunidade e possam em 5 anos estarem todos recebendo o seu diploma de bacharel em direito, finalizou o professor Fernando.


Por: Maurilio Trindade Aun

Imagens: Elizangela Trindade

bottom of page