top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Engenheiro cria cabine desacoplável que promete salvar passageiros de avião em caso de acidente


O avião é o meio de transporte mais seguro do mundo e a média de pessoas mortas em acidentes aéreos (cerca de 500 ao ano), se comparada com os milhões de aviões que sobrevoam os céus a cada 365 dias, é tão baixa que não deveria nos preocupar. Porém, muita gente ainda teme ficar fechado num aparelho que está a mais de 10 mil metros do chão.


Segurança nunca é demais e a indústria continua trabalhando para levar mais conforto e evitar ao máximo a probabilidade de acidentes. Mas a verdade é que, por mais motores, sofisticação e tecnologia de ponta que exista, ainda nada pode ser feito para garantir que erros humanos não acontecem (só continuar dando formação de qualidade para os pilotos, mas errar é uma característica bem humana).


Foi com isso em mente que o engenheiro de aviação ucraniano Vladimir Tatarenko trabalhou nos últimos 3 anos, para encontrar uma forma de salvar as vidas humanas mesmo quando os raros acidentes acontecem. E ele conseguiu, ao criar uma cabine que pode ser desacoplada do resto do avião em questão de segundos. E como ela nos salva? Com um paraquedas preso no teto e tubos de borracha infláveis para mantê-lo à tona, caso seja necessário. O mais incrível é que a cabine é feita para poder aterrisar em terra ou em mar (já que é quando se sobrevoa os oceanos que fica mais difícil fazer aterrissagens de emergência).


“Sobreviver a um acidente de avião é possível“, diz o criador dessa cápsula. Como não ter esperança?


Tatarenko garante que a cabine funcionaria da mesma forma tanto durante o voo, como nos momentos mais delicados, o da decolagem e aterrissagem. O vídeo abaixo descreve a ideia com detalhe:

O engenho tem sido alvo de alguns questionamentos, como a possibilidade de debilitar o funcionamento geral das aeronaves, além de que o elevado custo poderia ser desnecessário dada a reduzida quantidade de acidentes de que falamos no começo. Isto sem contar que ele não serviria para alguns acidentes, como explosões ou ataques.







bottom of page