top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Dia das Crianças em Porto dos Gaúchos Recebe Atenção Especial

Secretária de Assistência Social Esclarece as Comemorações ao dia da Criança em Porto


Em Porto dos Gaúchos o dia da criança começou a ser comemorado desde quarta-feira (09/10) com a Caravana da Alegria percorrendo as comunidades que compõe o município de Porto dos Gaúchos.

Na quarta-feira, a Caravana da Alegria esteve em Novo Paraná na parte da manhã e na parte da tarde, na comunidade do Cambará, já na quinta-feira, na comunidade Engano e na comunidade do São João e concluirá as festividades da semana da criança na sexta-feira após as 13 horas o ginásio de esporte, local que será o palco das comemorações das crianças e adolescentes da cidade de Porto dos Gaúchos, informa a secretária de Assistência Social, Ângela Piovesan.


De acordo com a secretária Ângela Piovesan, a realização das festividades ao dia da criança é muito aguardado pelas crianças, pais e jovens que participam em outros anos, dizendo que:


Quando encontramos pessoas dos distritos e das comunidades do interior do nosso município, ouvimos diversas pessoas dizendo que estão esperando e ansiosas pelo evento do dia da criança, e isso para nós, é muito bacana, pois, nos motiva cada vez mais, e a administração atual sempre tem apoiado os eventos todos os anos, oportunidade que procuramos distribuir brinquedos para todas as crianças do município, então é muito gratificante a gente trabalhar com as crianças e as comemorações ao dia da criança é maravilhoso, que executamos com bastante carinho e alegria, trazendo a todas as crianças nesta semana uns momentos de felicidade a todos”, comentou a secretária Ângela Piovesan.


Na realidade, o dia da criança, apesar de ter lei que regulamenta a comemoração voltada a criança, no dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças, todavia, foi mais uma lei que no primeiro momento nem pegou, somente a mesma vingou, a partir do instante que empresas do ramo dos brinquedos passaram a ver no evento, oportunidade de vender brinquedos, portanto, passaram apoiar o evento, ou seja, somente a partir de 1955, mais de 30 anos após a promulgação da lei o dia da criança passou a fazer parte dos eventos anuais.


Podemos encontrar o que registrou a historiadora Rainer Sousa no Brasil Escola:

“Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos.


Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país”.


Por: Maurilio Trindade Aun

Imagem: Elizangela Trindade

bottom of page