top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Chá de canela ajuda a descer a menstruação e a emagrecer


Além do cheiro e sabor característicos, o chá de canela traz diversos benefícios para a saúde, como melhorar a eficiência da insulina no corpo, otimizando a queima de glicose depois da refeição e inibindo o ganho de peso. Além de combater o envelhecimento precoce e ajudar na digestão, há discussões sobre o chá de canela auxiliar a menstruação.


Ele é feito a partir da canela uma especiaria original da Ásia, da região do Sri Lanka, muito utilizada como tempero para alimentos doces, salgados e bebidas. O chá de canela pode ser preparado com a canela em forma de pó ou pau, e tomado puro ou combinado com outros ingredientes, como o gengibre.


Chá de canela aborta?


O chá de canela também tem a fama de provocar o aborto quando consumido em grandes quantidades por gestantes, mas ainda não há estudos que comprovem ou descartem esta possibilidade. De qualquer forma, alguns médicos recomendam que as mulheres evitem o chá em qualquer fase da gravidez.


Chá de canela acelera a menstruação?


O chá de canela estimula a contração uterina, sendo assim pode estimular que a menstruação seja adiantada em 1 ou 2 dias, uma boa opção para quem está com a menstruação atrasada. A bebida faz ainda com que o fluxo menstrual geralmente venha com maior intensidade, porém, o chá não faz com que o fluxo dure menos dias. O ciclo menstrual normal dura entre 4 a 7 dias e não existem evidências científicas de que o chá de canela poderia estimular a menstruação a ponto de diminuir esse tempo.


Para que serve chá de canela


Ajuda a prevenir e controlar o diabetes: Dentre os componentes da canela está o cromo, que é conhecido por melhorar a sensibilidade do corpo à insulina. Esse benefício pode ajudar pessoas que já tenham resistência à insulina, pré-diabetes ou diabetes no seu controle glicêmico, evitando picos na glicemia.


Outro componente importante para o controle do diabetes tipo 2 é o polifenol MHCP, que melhora a absorção da insulina nas células, contribuindo para a redução dos níveis de glicose no sangue. Estudos também mostram efeitos positivos do consumo da canela em mulheres com resistência à insulina associada à Síndrome do Ovário Policístico.


Auxilia no emagrecimento: Justamente por atuar na ação da insulina no corpo, que está relacionada à forma com que os alimentos que consumimos são metabolizados, o chá de canela pode ser um aliado no processo de emagrecimento. Mas atenção: o efeito só poderá ser observado em pessoas que se alimentam corretamente, praticam exercícios e têm uma vida saudável, não apresentando efeitos significativos sozinho.


Controla o colesterol: A canela possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que estão relacionadas à diminuição do colesterol. Um estudo publicado pela American Diabetes Association (EUA) com 60 pessoas,observou que o consumo de canela por 40 dias contribuiu para a diminuição do colesterol total entre 12% e 26%, enquanto do colesterol ruim, LDL, a redução variou de 7 a 27%.


Combate resfriados: O chá de canela pode ser associado ao chá de gengibre para ajudar também no combate aos sintomas do resfriado ou prevenir o problema. Isso porque a canela estimula o sistema imunológico e o gengibre tem ação anti-inflamatória, ajudando a lidar com as infecções do trato respiratório e com a tosse.


Previne o envelhecimento precoce: O consumo da canela também foi relacionado à prevenção do envelhecimento precoce e de doenças degenerativas, como o Alzheimer. Isso por causa das suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, pela presença do cálcio, ferro e manganês, que neutralizariam os radicais livres, ligados a estes problemas.


Interfere na pressão arterial: Antes de consumir o chá de canela, pessoas com hipertensão devem procurar orientação médica para saber se na sua situação seria seguro o seu uso ou não. Alguns profissionais defendem que a canela pode aumentar a pressão arterial. Contudo, estudos mostraram a redução dos níveis da pressão sanguínea após as pessoas consumirem dois gramas de canela por dia durante duas semanas.


Combate os efeitos da TPM


Tomar chá de canela em excesso pode prejudicar o ciclo menstrual, mas se consumido adequadamente e de forma regular pode ajudar a normalizar a menstruação, melhorando a circulação sanguínea e reduzindo os níveis de prostaglandinas, cujo excesso provoca contrações muito fortes, gerando cólicas desagradáveis. Sendo assim, a canela pode ajudar contra a tensão pré-menstrual (TPM).


Como consumir


O chá de canela pode ser feito a partir do pó ou do pau da canela. Porém, não se deve utilizar mais do que uma colher de chá rasa do pó ou uma unidade do pau de canela na sua preparação.


Tanto o pau quanto o pó da especiaria não devem ser fervidos com a água, uma vez que este processo causaria a perda da maior parte dos nutrientes que tornam a canela tão rica e benéfica para a saúde. Então, prefira acrescentá-los quando a água fervida não apresentar mais bolhas (da fervura) e aguarde alguns minutos antes de beber o chá ainda quente.


Receitas com chá de canela

Chá de maçã, canela e gengibre


Ingredientes:

1 maçã média com casca (sem sementes) em cubos

1 colher de sopa de folhas centella asiática

1/4 colher de chá de canela em pó

1 colher de chá de gengibre em pó

1 e 1/2 xícara de água


Modo de fazer

Ferva a água, desligue o fogo e coloque a maçã em cubos, as folhas de centella asiática e o gengibre. Abafe e deixe uns cinco minutos até soltar bem o sabor. Coe e sirva.


Nutrientes


A canela apresenta boas quantidades de cromo, que é o responsável pelo efeito de melhora na sensibilidade à insulina e controle glicêmico, o que é benéfico para pessoas com diabetes, que buscam controlar o peso ou emagrecer.


Também possui cumarina, uma substância que em excesso pode comprometer a coagulação do sangue, o que pode aumentar o risco - quando consumida em grandes quantidades - de hemorragias em quem faz uso de medicamentos anticoagulantes.


O cálcio também está entre os principais nutrientes presentes na canela, assim como o manganês e o ferro, conjunto que melhora a aparência do tecido conjuntivo, atuando na prevenção do envelhecimento precoce, por exemplo.


Veja a seguir a tabela nutricional de 10g de canela. Contudo, não há consenso entre a comunidade médica sobre a quantidade máxima da especiaria que pode ser ingerida por dia. As pesquisas normalmente mostram quantidades entre 1 e 6 gramas, o que equivale até a uma colher rasa de chá do pó de canela.


Canela 10gramas:


Ácido fólico 1µg Açúcares 0,22g Água 1,06g Cafeína 0mg Cálcio 100mg Calorias 25kcal Carboidratos 8,06g Colesterol 0mg Ferro 0,83mg Fibras 5,3g Fósforo 6mg Gorduras monoinsaturadas 0,025g Gorduras poli-insaturadas 0,007g Gorduras saturadas 0,034g Gorduras totais 0,12g Gorduras trans 0g Magnésio 6mg Niacina 0,133mg Potássio 43mg Proteínas 0,4g Riboflavina 0,004mg Sódio 1mg Tiamina 0,002mg Vitamina A, IU 30IU Vitamina A, RAE 2µg Vitamina B-12 0 µg Vitamina B-6 0,016mg Vitamina C 0,4mg Vitamina D 0 IU Vitamina D (D2+D3) 0 µg Vitamina E 0,23mg Vitamina K 3,1µg Zinco 0,18mg


Contraindicações do chá de canela


Não existe uma contraindicação absoluta para o chá de canela. Entretanto, alguns médicos não recomendam que mulheres grávidas consumam a bebida, uma vez que ela pode estar relacionada a um maior risco de aborto, principalmente em pessoas que tenham predisposição ao abortamento espontâneo ou que consumam o chá em quantidades excessivas.


Não há evidência que o chá de canela possa ser prejudicial para pessoas com problemas de estômago, como gastrite. Além disso, é possível combinar a especiaria também com o chá de gengibre, aumentando as suas propriedades que influenciariam principalmente no combate aos sintomas de resfriados e na perda de peso.


Pessoas com diabetes tipo 1 que fazem uso diário de insulina também devem tomar cuidado, e não tomar o chá em quantidades exageradas. Isso porque ele pode aumentar o risco de hipoglicemia, quando a taxa de açúcar no sangue fica muito baixa.


Quem usa anticoagulantes é aconselhado a não consumir alimentos com cumarina, presente na canela. Por isso não é recomendado que tomem o produto, mas, caso o façam, devem usar apenas uma pitada de canela para dar um sabor ao chá.


Hipertensos também devem consultar um médico antes de começar a beber o chá para saber se ele poderia trazer algum risco para a sua saúde ou não.


Mas, atenção, algumas pessoas podem ter mais sensibilidade à canela do que outras, fazendo com que os seus benefícios e efeitos possam ser visíveis em algumas e em outras não. Essa individualização é um dos fatores que faz com que a comunidade médica e científica não consigam ainda entrar num consenso sobre a quantidade diária aceitável e os seus benefícios ou malefícios para a saúde.


Consumo em excesso


Ainda não há consenso sobre a quantidade de canela que definiria um excesso, mas seis gramas por dia, ou uma colher de chá rasa, seria considerada uma quantidade segura do produto.


Consumir o chá de canela em grandes quantidades pode causar diarreia, levar à intoxicação, cãibras musculares e hipoglicemia.


Fonte: Jéssie Penegassi | MinhaVida

bottom of page