• A Folha do Vale - Jornal e Site

Confira os benefícios para a saúde ao se ter companhia de cão


Seres humanos, são descritos como seres coletivos. Há uma razão pela qual começamos famílias, fazemos amigos e geralmente participamos de atividades sociais. Para ser honesto, há várias razões pelas quais alguém iniciaria uma família, mas a mais importante é que sempre queremos estar cercados por pessoas que amamos e que nos amam de volta.


De qualquer forma, esse amor mútuo não pode ser encontrado apenas em outras pessoas. Você também pode amar e se importar com uma criatura chamada “melhor amigo do homem” e que sem dúvida o amarão de volta. Enérgico, brincalhão e bobo, os cães são companheiros leais que mudam completamente as rotinas diárias das pessoas que abrem suas vidas e lares para eles.


Ter um cachorro não é brincadeira de criança. Na verdade, pode ser muito para lidar e todos que estão pensando em se tornar donos de cães devem ser informados e preparados com antecedência, para que ninguém nunca sofra nesse relacionamento.


1. Os cães melhoram a saúde do seu coração

Isso mesmo, seu amigo leal não só enche o seu coração; ele também o torna mais forte. A American Heart Association realizou alguns estudos e chegou à conclusão de que possuir um cão está associado a um risco reduzido de doença cardiovascular.


Em geral, estudos demonstraram que o companheiro canino está ligado à menor pressão sanguínea, colesterol reduzido e níveis reduzidos de triglicerídeos, que coletivamente contribuem para uma melhor funcionalidade do coração.


E além disso, uma pesquisa chinesa de 2017 descobriu que a posse de animais de estimação tem um efeito protetor em pacientes que sofrem de doença arterial coronariana. Outra descoberta mostra que, à medida que a duração da propriedade do animal de estimação aumentava, o risco de CAD é relativamente diminuído.


O fato ainda mais interessante sobre te cães, que estudos confirmaram, é que as pessoas que sofrem ataques cardíacos e sobrevivem após os eventos geralmente possuem cães. Ninguém disse que seu companheiro canino garante 100% de que você não terá um ataque cardíaco. No entanto, os fatos mostram que, mesmo que você tivesse um, seu cãozinho o ajudará a construir um músculo cardíaco tão bom que lhe dará uma chance maior de sobreviver.



2. Ter cães o faz mantêr em forma e ativo

Especialistas da área da saúde recomendam que adultos na faixa etária de 18 a 64 anos façam pelo menos 2 horas e 30 minutos de atividade física aeróbica moderada por semana. Os donos de cães têm maior probabilidade de atingir esse objetivo.


Cães precisam de caminhadas, estimulação mental e treinamento. Eles gostam de sair para farejar e se envolver com o meio ambiente e socializar com pessoas e cães fora de casa. Um estudo recente da Gerontologist mostrou que adultos mais velhos que passeavam com seus cães apresentaram menor índice de massa corporal, menos consultas médicas e exercícios moderados e vigorosos mais frequentes.


E de fato, em 2010, um pequeno estudo descobriu que um grupo de pessoas que passeavam com cães “emprestados” cinco vezes por semana perderam em média 14,4 quilos ao longo de um ano. A melhor parte é que os participantes consideraram uma responsabilidade para o cão, em vez de se exercitar, por isso pareceu bastante fácil para eles.


Tu nunca deve esquecer que os nossos cães depende da gente para sua qualidade de vida. Passear com eles todos os dias ou pelo menos várias vezes por semana ajudará seu companheiro canino a ser equilibrado, saudável e feliz por toda a vida. Você indiretamente também se beneficia, aproveitando todos os benefícios apresentados neste artigo.


3. Os cães desenvolvem resistência a alergias e germes

Antigamente, principalmente nos anos 90, os especialistas acreditavam que ter um cachorro por perto contribuía para alergias infantis. Felizmente, pesquisas recentes mostraram que o oposto é realmente verdadeiro. Cães e gatos realmente reduzem a chance de uma criança se tornar alérgica a animais de estimação em até 33%, de acordo com um estudo de 2004 no Journal of Allergy and Clinical Immunology.


Sem contar que um estudo mais recente no Journal of Pediatrics enriqueceu a afirmação acima, mostrando que a posse de cães tem benefícios de “imunoterapia” e, também reduz outras alergias em até quatro vezes.


Mais uma afirmação que deve ser feita para esclarecer as coisas é que os cães realmente ajudam a lidar com os germes e efetivamente ficam menos doentes. O mundo hoje está obcecado com a eliminação de germes. Se você já viu pelo menos um comercial de sabão em pó, percebeu que a idéia é nunca parar até que todos os germes estejam mortos. A verdade é que a quantidade de desinfecção que fazemos realmente nos torna mais vulneráveis ​​às doenças.


A maneira como o sistema imunológico funciona é que nosso corpo é o lar de até 300 linhagens de bactérias e esses micróbios estão ligados a elas. Ao tê-los no sistema imunológico, ensinamos ao nosso corpo os mecanismos de defesa corretos contra os agentes patogênicos invasores. Dessa forma, somos capazes de prevenir doenças.


4. Donos de cães são menos propensos a sofrer de depressão



Cães são companheiros calmantes e familiares, com altos níveis de energia e um desejo insaturado de brincar! Por essas razões, acredita-se amplamente que os donos de cães são menos propensos à depressão do que os que não têm cães.

Estudos mostraram que os donos de cães têm níveis mais altos de serotonina e dopamina do que os que não são donos de cães e também que apenas acariciar seu animal de estimação libera ocitocina, a substância química “sentir-se bem”, no cérebro.


AgroNegócio & Veterinária

Guia Digital de Juara

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque

1/6

1/2

1/1

1/4