top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

O que são Mudras Aprenda o significado e poder desses gestos


Segundo os preceitos da Yoga, o nosso corpo é um mini mundo feito de cinco elementos: Agni (Fogo), Vayu (Ar), Akasha (Aether), Bhumi (Terra) e Jala (Água). O Yoga pode nos ajudar a equilibrar todos eles, e uma das formas é praticando das Mudras.


Para simplificar, um Mudra é um gesto de mão que guia o fluxo de energia para áreas específicas do cérebro.

Existem muitos tipos de Mudras projetados para trazer benefícios diferentes, dependendo do que especificamente precisamos.

Eles são feitos em conjunto com a respiração para aumentar o fluxo de Prana no corpo. Prana é, segundo as antigas escrituras indianas, a energia vital universal que permeia o cosmo, absorvida pelos os seres vivos através do ar que respiram.

Ao praticar os mudras, desenvolvemos uma conexão com os padrões no cérebro que influenciam os reflexos inconscientes nas diferentes áreas do nosso corpo.

A energia interna é, por sua vez, equilibrada e redirecionada, criando um impacto nos órgãos sensoriais, tendões e veias das glândulas.


Gyan Mudra (Mudra do Conhecimento)

Este Mudra dá origem ao chakra da raiz, reduzindo a tensão e a depressão. Essa postura é bastante calmante e espiritualmente desperta. Estimula o elemento ar no corpo, o que leva a um aumento do poder de memória, do sistema nervoso e da produção da glândula pituitária.
Ele também aumenta o nível de concentração, constrói poder mental e aguça o cérebro.

Se feito regularmente, esse Mudra pode melhorar seus distúrbios mentais e psicológicos, como raiva, estresse, ansiedade, depressão e até insônia.

Como fazer
Para você entender o que são mudras, você também precisa saber como fazê-los. A postura do Gyan Mudra é realizada tocando o dedo indicador com o polegar, mantendo os outros três dedos em linha reta.
A indicação é que essa postura seja realizada de 35 a 40 minutos, no início da manhã.


Vayu Mudra (Mudra do Ar)


Ele controla o Dosha Vata e ajuda com artrite, problemas de gás, ciática, gota, dor no joelho ou estômago inchado.Este Mudra reduz o elemento de ar do corpo, controlando a inquietação, o nervosismo e acalmando mentes inquietas.
Esse Mudra também relaxa os músculos, sobrecarrega as glândulas endócrinas e acalma a voz tensa. Ele ainda harmoniza nossas energias naturais do corpo, como piscar, espirrar ou bocejar.




Como fazer


Dobre o dedo indicador e pressione-o com o polegar, mantendo os outros dedos esticados.



Prana Mudra (Mudra da vida)

O significado deste Mudra na Yoga é energia ou espírito de vida. Ele fornece energia e saúde. Além disso, melhora a visão, aumenta a resistência do organismo a doenças, reduz a deficiência de vitaminas e elimina o cansaço.


Esse Mudra ainda reduz a sensação de fome durante o jejum e proporciona uma boa noite de sono. Também estimula todo o corpo, energiza-o e coloca os órgãos internos em movimento.




Como fazer

Toque a ponta do polegar com o dedo anelar e o dedo mínimo juntos, mantendo os outros dois dedos esticados. Respire regularmente, inspire e expire por alguns segundos.


Você também pode cantar So-Hum enquanto inspira e sussurra enquanto exala. Fazer essa posição durante 30 a 40 minutos todos os dias já é o suficiente para ver resultados.





Shunya Mudra (Mudra do Vazio)

O significado deste Mudra na Yoga é o vazio do céu, que reduz o elemento espacial no corpo. Uma hora deste Mudra, se feito regularmente, pode reduzir a dor de ouvido e o lacrimejamento dos olhos. Melhora também a audição, fortalece os ossos, reduz as doenças cardíacas e os problemas na garganta.

Ele cura ainda doenças da tireóide e fortalece as gengivas, além de abrir o chakra do coração e ajudar na meditação.



Como fazer

Sente-se confortavelmente e dobre o dedo médio de modo que fique na base do polegar. Em seguida, pressione o primeiro osso da falange do dedo médio com a ponta do polegar para que a pressão seja exercida, enquanto os outros três dedos são mantidos retos e esticados.

Você pode praticar esse Mudra por quinze minutos, três vezes ao dia, para obter bons resultados.


Apan Mudra (Mudra da Digestão)

Este Mudra dá alívio à constipação, diabetes, defeitos renais e problemas dentários. É melhor para doenças do estômago e do coração.


Como fazer

Para fazer essa posição, dobre o anelar e o dedo do meio e toque a ponta do polegar, mantendo os outros dois dedos esticados.

Surya Mudra (Mudra do Sol)

Este Mudra ajuda a controlar o peso e a obesidade, além de aumentar o elemento fogo no corpo, que ajuda a manter a temperatura e melhorar a visão.

Surya Mudra pode ainda ajudar a curar muitos outros problemas, como perda de apetite, indigestão, tremores, frio, problemas digestivos e frieza dos membros do corpo, mãos ou pés.


Como fazer

Com a ponta do dedo anelar, toque na base do polegar e aplique pressão sobre ele. Mantenha os outros dedos retos ou relaxados.

Uma média de 30 minutos desta prática nas primeiras horas da manhã é suficiente para obter os resultados.


Varun Mudra (Mudra da Água)

Este Mudra reduz a secura da pele e ajuda a melhorar o seu brilho e suavidade. Também ajuda a curar muitas doenças de pele. É conhecido como um lugar de clareza mental.

Incentiva ainda a abertura e a comunicação fluida e equilibra o elemento água no corpo.


Como fazer

Toque levemente a ponta do polegar com o dedo mindinho. Depois, coloque um pouco de pressão e veja a diferença.

Para melhores resultados, sente-se de pernas cruzadas. Não há limite de tempo para fazer este Mudra. Ele pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar.


Ling Mudra (Mudra de Calor)

Este Mudra cria calor no corpo e pode causar sudorese mesmo nos invernos. Ela ajuda no controle do resfriado, asma, tosse, catarro e fleuma seca.


Como fazer

Para realizar essa postura, junte os dedos das duas mãos e mantenha o polegar direito ereto. Coloque um pouco de pressão e sente-se relaxado.

Você pode fazer essa postura por 20 a 30 minutos todos os dias.





bottom of page