top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

  • wemystic

Fortaleça o Timo para aumentar a imunidade


Através do Timo nos conectamos com nosso ser, está relacionado também a nossa ancestralidade, terrena e espiritual e está correlacionado ao nosso nível de 'amor e aceitação' à vida, às pessoas, aos seres, às plantas e aos animais, e nossa ancoragem à existência terrena.


Na anatomia humana o timo está localizado no meio do peito, na porção antero-superior da cavidade torácica, sendo um órgão linfático. É limitado pela traquéia, a veia jugular interna, a carótida e lateralmente pelos pulmões e pelo coração. Seu nome em grego é “thymos” e significa energia vital. É preciso dizer mais? Como sabemos que é ele quem controla o sistema imunológico, fica fácil compreender a ligação entre as emoções, as doenças e a cura. Nosso corpo é inteiro regido pelas energias e influenciado pelo mundo espiritual, extrapolando sua natureza material.



O timo tem características muito curiosas, pois, ele se altera ao longo da nossa vida e também muda de forma conforme oscilações emocionais. Quando nascemos, o timo é muito maior se comparado com o de um adulto, o que significa que ele encolhe conforme crescemos. Nos idosos, ele é substituído por tecido adiposo, o que corrobora com a constatação médica de que idosos possuem menos imunidade às doenças. Quando estamos felizes, ele fica superestimulado e cresce de tamanho, mas encolhe pela metade quando acontece algum estresse ou quando o indivíduo adoece. Ideias negativas têm mais poder sobre o timo do que vírus ou bactérias, por exemplo. Já as ideias positivas conseguem do timo uma ativação geral em todos os poderes, funcionando como um escudo tanto físico quanto espiritual.


O timo está diretamente ligado aos sentidos, à consciência e à linguagem, agindo como uma central por onde passam todas as informações que recebemos e enviamos, fazendo conexões para fora e para dentro. Ele é quase um “comunicador”, um filtro ao qual nada escapa. Mais do que isso, o timo está ligado ao chakra da expressão do amor e da compaixão, conhecido como cardíaco.


Nossas emoções estão mais relacionadas ao timo do que ao coração. Ele é muito sensível a imagens, cores, luzes, cheiros, sabores, gestos, toques, sons e palavras, e aí temos a explicação da eficácia de terapias alternativas e das curas consideradas impossíveis. O placebo científico também pode ser explicado por este viés: a força da crença no remédio é tão grande, que o corpo inteiro reage a essa sugestão emocional e mental. E, quando falamos de doenças e de cura, falamos do sistema imunológico do timo.


O timo também atua no processo de regulação do humor e sua sensibilidade aos sons o torna intimamente ligado à música, favorecendo muito quem canta e tem o hábito de entoar mantras. Sábio o ditado que diz “quem canta, os males espanta!”. Por isso, a musicoterapia usa ritmo e melodia como alternativa para tratar doenças e tem resultados muito animadores. A música fala com a nossa alma, como o nosso corpo todo. A música é muito poderosa!


Algumas das ervas que ajudam na manutenção da glândula timo são o gengibre e o alecrim, por isso, chás feitos a partir desses insumos têm grande efeito sobre a nossa saúde e podem elevar nossa imunidade.


Além de cuidar das emoções e pensamentos, alguns exercícios podem estimular o timo e ativar seu potencial. Quando fazemos exercícios, evitamos que ele encolha ou se torne inativo conforme a idade avança. Estando você saudável ou não, estimular essa região é essencial para o bem-estar físico e emocional, reverberando nos chakras cardíaco e laríngeo.


Muitas pessoas quando ficam doentes e fazem esses exercícios, relatam uma melhora muito rápida do quadro de saúde e passam a se sentir melhor quase que de imediato. E se a ideia é se proteger do coronavírus, exercitar o timo é a melhor forma de unir nossas ferramentas espirituais com a luta contra a pandemia. Apesar disso, lavar a mãos, passar muito álcool e ficar em casa são as melhores vacinas que temos até o momento.


Massagem no Timo Sabe o local onde colocamos a mão quando dizemos “eu”? Essa é a região que você deve massagear. Dê batidinhas leves com as pontas dos dedos ao acordar, e, quando for dormir, respire fundo enquanto estimula o local. Sempre que for atuar nessa região, mentalize uma luz agradável (rosa ou verde) envolvendo a área.


Ativação do Centro Energético Essa técnica serve para ativar o chakra cardíaco, o timo e toda essa região energética superior. Feche a mão totalmente e role as juntas sobre a região central do peito, com certa pressão. Estes movimentos ativam o timo e liberam a estagnação do coração.


Mantras e Vocalizações Como o timo responde à linguagem, técnicas de vocalizações e também repetição de mantras têm muito efeito sobre essa glândula. Repita a vogal “a” lentamente e de forma aberta, para fazer vibrar o timo e toda a região ao redor. Esse exercício vai ativar o timo, o cardíaco e o laríngeo também. Esse exercício provoca uma sensação de bem-estar enorme, pois retira aquela sensação de aperto no peito e agonia, liberando o chakra cardíaco e laríngeo de possíveis bloqueios.


Abraço no Timo Em pé, tronco ereto, com o braço direito “abrace” o ombro esquerdo. Coloque a mão um pouco abaixo do ombro esquerdo e vá “caminhando” com os dedos em direção à escápula esquerda o máximo que puder. Faça o mesmo com o braço esquerdo. É a sensação mesmo de abraço, de conforto que será sentida. Algumas pessoas dizem que, neste exercício, conseguem sentir a presença e a expansão do timo.


Contrair e Expandir De pé, como os braços soltos ao longo do corpo, volte as palmas das mãos para fora e girando os braços, una o dorso das mãos em frente ao abdômen e expire todo o ar dos pulmões. A seguir, desfaça a posição e abrindo os braços leve-os para trás, abrindo o peito e inspirando. Abra os braços até que as palmas das mãos se encontrem nas costas e se unam na altura do osso sacro.


As Garras de Urso Enganche suas mãos como garras de urso em frente ao peito. Abra bem os braços deixando-os paralelos ao peito e inicie um movimento com os cotovelos, levando um em direção ao “Céu” e outro em direção à “terra”. Eleve primeiro o cotovelo direito e depois suba o esquerdo, como uma gangorra. Faça o exercício com os músculos das costas relaxados, ou seja, não aplique nenhuma força ou tensão muscular.

bottom of page