top of page
Divulgação Pronac 2316326.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
Guia Digital da Cidade_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

GUPET.jpg
  • Post Elizangela Trindade

Hoje inicia a primavera a Estação das Flores, da beleza da vida da existência


A primavera é considerada por muitos a estação mais bonita do ano. Isso se deve ao fato de que nela ocorre a floração de diversas espécies de plantas. As paisagens enchem-se de cores, deixando ruas, campos, parques e jardins com o aspecto alegre e vívido. Essa estação do ano sucede o inverno e precede o verão. A primavera, assim como as demais estações do ano, não ocorre simultaneamente nos dois hemisférios. Em cada um deles, ela se inicia em uma data específica.


Significado de primavera

A palavra primavera deriva do latim, primo vere, que significa primeiro verão. Verão significa tempo primaveril. Assim, primavera corresponde ao período que antecede o verão.


As estações do ano, portanto também a primavera, ocorrem devido à inclinação da Terra em relação ao Sol. Sabemos que a Terra realiza diversos movimentos, um deles é o movimento de translação, aquele em que o planeta gira em torno do Sol. Esse movimento tem como uma de suas consequências as estações do ano.


Devido à inclinação da Terra em relação ao seu plano orbital, os raios solares incidem distintamente nos dois hemisférios. Assim, em um dado momento, um hemisfério estará mais iluminado do que o outro e, portanto, as estações do ano não ocorrerão simultaneamente nos dois lados.


A primavera é considerada a estação do ano mais agradável para alguns, devido a suas temperaturas amenas e ao aumento da umidade do ar que lhe são característicos. A floração, ou desabrochamento das flores, modifica a paisagem, tornando-a mais alegre e contemplativa.

Os animais também apresentam comportamentos específicos nessa estação. Muitos tendem a sair do seu período de hibernação. Há mudança também no comportamento de animais polinizadores, como os beija-flores e as abelhas. Devido ao florescimento de algumas espécies, esses animais aumentam a sua atividade, interferindo significativamente no ciclo reprodutivo dos vegetais.


O equinócio representa o posicionamento médio do sol em relação à Terra. Isso significa que nem o Hemisfério Norte nem o Hemisfério Sul estarão mais iluminados. O sol estará incindindo diretamente na Linha do Equador, iluminando de forma igual os dois hemisférios. O equinócio ocorre em dois momentos do ano: em março e em setembro.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/primavera.htm


bottom of page