top of page
Divulgação Pronac 2316326.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
Guia Digital da Cidade_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

GUPET.jpg
  • A Folha do Vale - Jornal e Site

Como as florestas garantem água para as cidades?

Florestas urbanas, no entorno da cidade e distantes garantem a quantidade e qualidade da água necessária para nossa vida.


A água é um recurso essencial à vida humana. Garantir saneamento básico e água potável para as pessoas é um dos maiores desafios da humanidade, nas áreas urbanas e rurais, o acesso à água é determinante para a saúde e bem estar das comunidades e para o sucesso das mais diversas atividades humanas.

Por isso a crise hídrica é uma ameaça tão alarmante. O aumento das temperaturas no mundo e os desastres naturais associados às mudanças climáticas contribuem para este cenário. Estudos sugerem que em 2025, cerca de 1,8 bilhão de pessoas não terão água suficiente.

A situação é grave. Mas a boa notícia é que uma solução está ao nosso alcance agora: proteger e restaurar nossas florestas.

Dentro das áreas urbanas, ao longo de bacias hidrográficas ou mesmo quando estão há muitos quilômetros de distância, as florestas alteram o ciclo, a qualidade e a disponibilidade de água. É fundamental que líderes e sociedade tenham consciência do papel das florestas para a segurança hídrica do mundo.

A relação entre as cidades, a água e as florestas acontece em três níveis: florestas internas, florestas próximas e florestas distantes.

Uma solução natural para este problema são as florestas urbanas – que incluem áreas verdes nas cidades, as árvores plantadas em vias públicas, gramados e jardins e todo o solo permeável onde a vegetação está plantada. Toda esta área ajuda a gerenciar a água das chuvas e reduzir consideravelmente o risco de inundações ao mesmo tempo que gera uma série de outros benefícios e serviços ambientais.

As árvores amortecem as gotas de chuva, e desacelerando a velocidade do seu fluxo em suas folhas e troncos e no contato da água com o solo. O volume de água correndo pelo solo também diminui ajudando a evitar erosões e aumentando a sua absorção. O resultado é que as florestas urbanas reduzem os impactos negativos de chuvas e alagamentos – sem a necessidade de se construir dutos e piscinões de concreto para receber a água.

As áreas verdes permeáveis também evitam que haja problemas de vazamentos da rede de esgoto, o que ameaça a saúde das pessoas e os ecossistemas aquáticos.




bottom of page