• Por: Maurilio Trindade Aun/Jornal a Folha do Vale

66 anos completa o município de Porto dos Gaúchos neste 3 de maio



Neste ano, a data de fundação do município de Porto dos Gaúchos, somente foi o registro de uma Live que englobou o dia do trabalhador e a aquela data importante para a localidade, pois, foi em 3 de maio de 1955 que os primeiros pioneiros desceram na localidade e registraram uma ata de chegada e início da abertura da localidade que hoje é Porto dos Gaúchos.


Chefe de gabinete Ricardinho junto a secretária Andyra Piovesan

Vale lembrar que no Vale do Arinos, Porto dos Gaúchos foi que deu origem a Novo Horizonte do Norte, Juara e Tabaporã, ou seja, os pioneiros que chegaram primeiramente em Porto dos Gaúchos, foram também os que possibilitaram a abertura dos demais municípios do Vale do Arinos, portanto, nesta dada, todo o Vale do Arinos deve rememorar os antepassados que naquele dia desembarcaram na localidade.


O registro da história da localidade, a fundação de Porto dos Gaúchos foi historicamente marcada por uma Ata, escrita no próprio local, seis quilômetros acima da barra do Ribeirão Mestre Falcão, no Rio Arinos. O ato foi presidido pelo gaúcho Guilherme Meyer. A localidade era também conhecida, popularmente, como Gleba Arinos, ou seja, hoje o Vale do Rio Arinos.


A denominação Porto dos Gaúchos efetivou-se em função de que os formadores do núcleo que originou o atual município provinham do Estado do Rio Grande do Sul - os gaúchos. E, obviamente, pelo porto de chegada ao núcleo, no Rio Arinos, único meio de acesso. Só mais tarde se procedeu, lentamente, à abertura da estrada pela margem direita do Rio Arinos.

Todavia, diferente dos outros anos, o município nem poderá realizar as diversas atividades esportivas e diversos outros eventos públicos que vinha sendo realizado nos anos anteriores, devido a pandemia.



Inclusive, o município, através da SEMATUR inclui no evento de fundação de Porto dos Gaúchos, a comemoração aos trabalhadores, que foi no dia 01 de maio, o município procurou realizar uma Live (veja o video acima que começa aos 12 minutos) com músicas e sorteios de prêmios e brindes a diversos trabalhadores da localidade, contando com bem poucas pessoas presente no evento, mas buscou levar ao maior número de moradores, os quais puderam acompanhar o evento pelo canal de TV local, ou pelo facebook, ou youtube, pois, essa pandemia tem dificultado os eventos culturais que demanda a presença da população.


Portanto, a Live englobou a comemoração da fundação do município de Porto dos Gaúchos, como registrou a secretária da SEMATUR, Andyra Maria Pinheiro Piovesan em seu facebook que foi compartilhado com alguns moradores e apoiadores:



Quero aqui agradecer a toda a equipe SEMATUR, TV porto, a Prefeitura Municipal de Porto dos Gaúchos, na Pessoa do prefeito Vanderlei de Vanderlei Abreu que deu total apoio para a realização desse evento, que graças a Deus foi um sucesso de participantes. Agradecer aos patrocinadores e aos internautas que acompanharam até o final Live dos trabalhadores e aniversário do município 66 anos de fundação. Aos cantores que abrilhantaram a festa, a dona Eliane flutuante e ao Leandro Budke o qual é sempre parceiro, queríamos algo que mostrasse a cultura e Turismo e as belezas naturais do município, e acredito que escolhemos bem o local juntamente com o vereador Leandro, nada melhor do que o Rio Arinos. Agradecer ao casal de gaúchos Lucélia e Loivo Luiz Heinen e a Câmara dos vereadores representada pela presidente Ângela Piovesan, enfim a todos os colaboradores minha gratidão a todos”, registrou a secretária.



Portanto, neste ano, além da Live que atendeu ao Dia do Trabalhador e o aniversário do município, o atual prefeito, Vanderlei de Abreu (MDB) e o vice-prefeito, Mauro da Quiles também foi distribuíram uma mensagem pelas redes sociais lembrando a importante data para a localidade, inclusive para todos os moradores que fazem hoje parte da história da localidade, parabenizando todos os moradores e aos pioneiros.


Confiram aqui o link que direciona a Live que foi realizada, a qual começa os eventos a partir de 12 minutos.


Por: Maurilio Trindade Aun


AudioLivros & Vídeos

Projetar e Construir

Saúde em Foco

Guia Digital de Aripuanã

Guia Digital de Brasnorte

Guia Digital de Castanheira

Guia Digital de Cotriguaçu

Guia Digital de Colniza

Guia Digital de Juína

Guia Digital de Juara

Guia Digital de Juruena

Guia Digital de Itanhangá

Guia Digital de Porto dos Gaúchos

Guia Digital de Novo Horizonte do Norte

Guia Digital de Tabaporã



Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg