top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Altir Peruzzo imagina conquistar uma vaga na assembleia legislativa com um trabalho em 22 municípios

Na realidade, se a classe política do Vale do Arinos e Vale do Juruena fosse mais organizada, mais articulada, “com menos tamanco” e mais humildade, poderiam facilmente eleger uns 3 parlamentares estaduais e um deputado federal, afirma empresários e lideranças.



Hoje a priori, tem dois (02) pré-candidatos para deputado em Juara, (03) três por Juína, (01) um por Brasnorte, e se dependesse somente das siglas partidárias, teria candidato por Cotriguaçu, Colniza, Aripuanã e mais candidatos ainda em Juína, mas por ora, tem uns 6 nomes que parece que vai mesmo enfrentar o desafio.


Por outro lado, todos os prefeitos da região já têm compromissos com os atuais deputados estaduais, dos quais 22 vão a reeleição, sem dizer de ex-secretários estaduais também que tem serviço prestado na região e compromisso por parte dos prefeitos.


Além do fato anterior, a maioria destes pré-candidatos a estadual na região são mais defensores do agronegócio, dos grandes empresários, são defensores do Bolsonaro, ou seja, eles brigam entre si mesmo pelos mesmos votos, enquanto, o único candidato que assume de fato a bandeira do trabalhador, do pequeno empresário, do pequeno agricultor, do funcionalismo público e do Lula, o líder nas pesquisas para presidente é o Altir Peruzzo, afirma algumas lideranças na região.


Mesmo assim, se a tal direita de Juína se organizasse em torno de um único nome, e de outro lado, o Altir da esquerda, e cada um conseguisse sair com uns 9 mil votos de Juína, ainda podem correr o risco de elegerem dois, mas atualmente, alguns dizem que somente o Altir Peruzzo tem uma real possibilidade de chegar à vitória, comenta alguns defensores do Altir que espera que ele faça em torno de 11 mil votos somente em Juína, sonha alto esse defensor do Altir.


Mesma situação em Juara, um dos candidatos pode até chegar à assembleia, mas não um nome que está em decadência, mas sim, um novo nome, isso nem considerando o nome da atual deputada Janaina Riva, que leva votos em todos os municipios da região, aliás, Janaina tem votos em todos os municipios do estado.


De qualquer maneira, o ex-prefeito de Juína procura apoio em todos os lugares, aliás, espera que alguns ex-prefeitos possam lhe apoiar nesta eleição, para isso mandou uma mensagem ao grupo dizendo que:


Olá. Meus amigos, ex-prefeitos e prefeitos aqui do grupo. Sou Altir Peruzzo ex-prefeito de Juina por três oportunidade e estou passando por aqui para dizer que no último dia 10 de abril, nós oficializamos a nossa pré-candidatura a Deputado Estadual por Mato Grosso.


Queremos levar para a Assembleia Legislativa a experiência de mais de 35 anos de vida pública nas mais diferentes funções.


Queremos também, assim como fizemos ao longo de nossa trajetória, ser naquela casa uma voz em defesa daqueles que mais precisam do apoio do poder público; as minorias de maneira geral, os trabalhadores, os profissionais liberais, os micros e pequenos empresários, os agricultores familiares, o direito as liberdades individuais e coletivas e sobretudo, a busca de um processo de desenvolvimento mais humanizado e integrado de todo o estado.


Nunca me conformei nem me conformarei com um estado líder em produção e com inúmeras pessoas na fila do osso, assim como, com as desigualdades regionais gritantes, tendo municipios na liderança nacional no quesito IDH e outros aparecendo dentre os últimos do Brasil.


Também não me conformo com o tal pacto federativo nos moldes que conheci no início da carreira e que perdura até hoje, onde os municípios que é de fato quem faz a maior parte do serviço fica com a menor fatia da arrecadação.


Fui prefeito pela primeira vez em 2002 (vinte anos atrás), retornei em 2009 e novamente em 2017. Ao longo desses três mandatos convivi com diferentes presidentes, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Em todo este tempo foram muito poucos que efetivamente assumiram uma posição como municipalista convicto e abraçou está causa como a principal ação de seu mandato.


Graças a luta constante da CNM e da AMM, muitas conquistas foram obtidas, porém em paralelo as conquistas obtidas pelo municipalismo, os governos estaduais e federal foram transferindo a nós suas responsabilidades (sem transferir os recursos), de forma que esta relação, "Recursos/Responsabilidades", continua desiquilibrada e em desfavor dos municípios.


Quando fui candidato a deputado em 2014 fiquei na primeira suplência por falta de 81 votos, ficando a sensação de que um pequeno esforço a mais e teríamos chegado lá.


Acredito que desta vez dará certo e por isso gostaria de, se possível for contar com o apoio, principalmente dos colegas que ainda não firmaram compromisso ou então que possam nos ter e apresentar como uma segunda ou até terceira opção.


Estaremos na Assembleia Legislativa para defender os interesses dos mato-grossenses, mas em primeiro lugar para defender quem de fato atende as pessoas onde residem que são nossos municípios.


Sei que é cedo e ainda estamos na pré-campanha, porém pela pouca estrutura, preciso começar cedo, sobretudo para competir com quem já está no cargo e outros que não estão, mas dispõem de fartos recursos para chegar a todo o eleitorado.


Grande abraço! Se puder contar com seu apoio serei muito grato e tenho certeza de que farei uma representação à altura. Altir Peruzzo, pré-candidato à Deputado Estadual por Mato Grosso.


Esses parágrafos anteriores foram passados no grupo de ex-prefeitos, aliás, o ex-prefeito espera que a mensagem tenha sido também postada no grupo dos atuais prefeitos, pois ele acredita que tem líderes atuais no estado que apoia o seu nome para o parlamento estadual.


De Qualquer maneira é o único pré-candidato na região que encampa e defende o nome do líder nas pesquisas, Lula para a presidência da república, e numa eleição limpa, Lula será eleito, pouco importando que no Mato Grosso Bolsonaro tenha em torno de 50% do eleitorado, afirma alguns líderes comunitários, defensores do nome de Altir Peruzzo e do Lula.


Por: Maurilio Trindade Aun


Comments


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page