top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Artigo: Dignidade da Fala

As pessoas são gregárias por natureza. Depende do outro como uma espécie de vantagem competitiva sobre as demais espécies. Por meio do trabalho em equipe e pela colaboração, o ser humano consegue superar outros animais e se adaptar às intempéries e obstáculos do meio ambiente. Todavia, é fundamental que a comunicação seja eficaz para que a compreensão maior ocorra. Mais do que a precisão e a clareza da razão, a essência da proximidade dos corações e afetos. Pessoas distanciadas precisam gritar para que o próximo possa escutar. Mas àqueles vizinhos em afeto podem sussurrar que as meias palavras são compreendidas. É o ouvido de mãe que entende e se faz de entendida mesmo com muitos ruídos ao redor.

Devido a importância da comunicação para as relações interpessoais, Herder, filósofo alemão do século XVIII, já postulava que "o ser humano é um produto da língua". Por meio da qualidade da comunicação e da fala, pode-se ter uma ideia do interior da pessoa. A conduta como o espelho de seus pensamentos, crenças e emoções internas.

O aprimoramento do indivíduo passa então, necessariamente, pela substituição das arestas pessoais. A palavra construtiva ao invés da crítica destrutiva. O pensamento brilhante ao contrário do pernicioso. As crenças transcendentes ao invés das limitadoras. Mais do que buscar as mudanças exteriores e das convenções sociais, que o indivíduo busque primeiro se renovar em seu interior. O mundo será transformado através da mente que vibra na generosidade e no amor.

Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.


Comments


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page