top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Calçadas Ecológicas. Quais são as árvores indicadas à plantio em Calçadas urbanas!?

As árvores para calçada além de embelezar e complementar projetos paisagísticos, também trazem inúmeros benefícios para a população e meio ambiente como a redução das ilhas de calor, redução da poluição do ar e sonora, sombra, além de ofertar alimento e refúgio para pássaros e demais animais.

Contudo, a escolha das árvores para calçada devem ser feitas de forma assertiva, já que algumas espécies conforme o crescimento podem acabar destruindo o piso ou atingindo as fiações que passam na região. Logo, para facilitar o processo de escolha preparamos especialmente para você uma lista valiosa com 30 espécies de árvores para calçada. Confira e cultive!


Conheça 33 espécies de árvores para calçada e cultive

Afinal, qual a melhor árvore para plantar na calçada? A arborização urbana além de complementar projetos paisagísticos, também oferece uma série de benefícios para a população e meio ambiente como a redução das ilhas de calor, redução da poluição do ar e sonora, sombra, além de ofertar alimento e refúgio para pássaros e demais animais. Confira abaixo nossa lista com 33 espécies de árvores para calçada e cultive na sua região.


1. Alfeneiro

O alfeneiro, também conhecido como ligustro, alfeneiro-da-china, alfeneiro-brilhante e alfeneiro-de-rua, se trata de uma árvore de folhas perenes muito popular na arborização urbana principalmente em cidades das regiões Sudeste e Sul do Brasil. A espécie que faz parte da lista de árvores para calçada, possui rápido crescimento, grande potencial de regeneração ao sofrer podas, além de contar com grande resistência a pragas e proporcionar sombreamento nos espaços onde é cultivada. Suas flores pequenas e brancas são polinizadas por insetos.



2. Amoreira Preta

A amoreira preta faz parte da lista de árvores para calçada frutíferas. Com tronco fino e flores pequenas, a amoreira preta pode ser cultivada em canteiros de praças, jardins e avenidas de centros urbanos, bem como, em calçadas e quintais de casas, sem que seu crescimento proporcione algum tipo de destruição no espaço. Seus frutos além de extremamente saborosos, atraem muitas aves.



3. Araça

O Araçá faz parte do grupo de árvores para calçada, já que é considerada uma espécie de porte pequeno por atingir de 3 a 6 metros de altura. Essas árvores para calçada contam com floração branca durante os meses de setembro a novembro e com frutos durante os meses de dezembro e março. Na natureza é possível encontrar o Araçá amarelo e o Araçá rosa ou Araçá vermelho. Embora ambos os tipos de Araçá apresentem as mesmas características de porte e produtividade. A principal diferença se dá em relação à coloração dos frutos e ao sabor, sendo o Araçá rosa ou vermelho um pouco mais ácido que o amarelo.



4. Aroeira Salsa

A Aroeira Salsa por se tratar de uma árvore de pequeno porte é muito usada em ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, e paisagismo residencial. A espécie apresenta boa regeneração ao sofrer podas, além de ser altamente resistente à secas e geadas. Sua floração ocorre entre os meses de agosto e novembro e a formação dos frutos ocorre entre dezembro e janeiro.



5. Calabura

A Calabura também faz parte da lista de árvores para calçada frutífera. Com porte médio e crescimento rápido, a Calabura se adapta a diferentes solos e regiões do Brasil. A espécie, que pode alcançar de 7 a 12 metros de altura, possui frutos pequenos e muito atrativos para pássaros e também apreciados por pessoas.



6. Cambuci

Nativa da Mata Atlântica, o Cambuci é um dos melhores tipos de árvores para plantar na calçada. A espécie de porte pequeno a médio podendo atingir de 3 a 5 m de altura é formada por flores brancas e grandes. Seus frutos atraem muitos pássaros e aparecem entre os meses de fevereiro e março. Seu nome popular se dá por meio do formato de seus frutos, que se assemelham aos potes de cerâmica indígenas chamadas de cambuci.



7. Candelabro

O Candelabro também é um dos melhores tipos de árvores para plantar na calçada devido sua intensa floração vermelha que ocorre entre os meses de junho a setembro. Essas árvores para plantar na calçada não ultrapassam os 6 metros de altura e suas flores são irresistíveis atraem beija-flores.



8. Caroba

Em se tratando de projetos de arborização urbana e paisagismo é fundamental avaliar o espaço em que a muda de Caroba será plantada para que não ocorra problemas futuros com o piso e a fiação das ruas. A Carboa ocorre naturalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e pode atingir entre 8 e 12 metros de altura.



9. Cássia do Nordeste

De pequeno porte (5 a 9 metros de altura) e composta por uma linda copa fechada repleta de belas flores amarelas, a Cássia do Nordeste também entra para a lista de árvores para calçada. Típica de clima tropical, a espécie também é muito apreciada nas estações de verão já que proporciona um grande sombreamento nas calçadas.



10. Cerejeira do Japão

De beleza majestosa, a Cerejeira do Japão também é considerada uma dos melhores tipos de árvores para plantar na calçada. Também conhecida como Cerejeira Japonesa, Cerejeira Ornamental ou Ornamental do Japão, a espécie é considerada de porte médio já que pode atingir até 8 metros de altura. Sua floração de beleza única são perfumadas de cor branca e tonalizada de rosa.



11. Cerejeira do Rio Grande

A Cerejeira do Rio Grande também faz parte da lista de árvores para calçada. Espécie muito popular na arborização urbana, nos quintais e pomares das regiões Sul e Sudeste do Brasil, a Cerejeira do Rio Grande pode atingir de 5 a 15 metros de altura. Durante as etapas de plantio é recomendado um espaçamento de 6 metros entre as mudas.




12. Dama da Noite

Também conhecida como Murta de Cheiro, Jasmim Laranja ou Murta dos Jardins, a Dama da Noite embora seja muito apreciada na jardinagem e paisagismo, se trata de uma planta tóxica, por isso, é importante ter cuidado durante seu cultivo e manutenção. A espécie pode atingir até 7 m de altura e além de ser cultivada como árvore também costuma ser uma excelente opção como muro verde (cerca viva).



13. Eritrina-verde-amarela

Adequada para a arborização urbana, como praças, parques urbanos e jardins públicos, a Eritrina-verde-amarela pode atingir de 8 a 12 metros de altura. Sua identidade é marcada por folhas verdes em forma de losango e de coloração verde, com manchas amarelas recobrindo as nervuras. Sua flores são vermelhas e ricas em néctar, sendo muito visitadas por beija-flores.



14. Escova de garrafa

Conhecida por sua beleza e resistência, a Escova de Garrafa também faz parte da lista de árvores para calçada. A espécie pode atingir até 7 metros de altura. Suas folhas são pequenas e se unem diretamente ao caule, já suas flores apresentam uma formato cilíndrico e devido o conjunto de estames ser parecido com as referidas escovas, daí o seu nome. Vale comentar que os estames da Escova de Garrafa em sua maioria apresentam tons vermelhos, mas algumas espécies podem ter coloração amarela ou rosa.



15. Resedá

A Resedá, popularmente conhecida também como Extremosa, Escumilha, Árvore de Júpiter e Flor de Merenda, também faz parte da lista de árvores para calçada. De origem Indiana, a Resedá é considerada de porte pequeno e por apresentar raízes superficiais, seu crescimento não afeta as estruturas das calçadas onde é cultivada. Resedá é um arbusto rústico e de fácil manutenção, cuja floração ocorre na Primavera. Suas flores ser brancas, rosa e pink.

16. Flamboyant Mirim

O Flamboyant Mirim também faz parte da lista de árvores para calçada. Essa espécie é considerada de pequeno porte, já que pode atingir de 3 a 4 metros de altura. Sua floração ocorre entre os meses de setembro e maio. Suas flores dispostas em cachos embelezam os bairros e podem ser encontrados em tons de amarelo, laranja, vermelho, rosa e branco.


17. Fruta do Sabiá

A Fruta do Sabiá é uma das árvores para calçada que certamente irá atrair muitos pássaros para o seu bairro. A espécie, que pode atingir até 4 metros de altura, possui galhos finos e suas abundância de flores brancas em cachos com o passar dos dias se transformam em pequenas bagas alaranjadas suculentas, para a alegria das aves, principalmente dos Sabiás, daí o nome da planta. A frutificação dessa espécie ocorre da Primavera ao Verão.


18. Guabiju

Também conhecido como Mirtilo Brasileiro, o Guabiju também faz parte da lista de árvores para calçada frutífera. A espécie que não ultrapassa os 6 metros de altura possui frutos doces, aveludados, de sabor muito agradável, de casca roxa avermelhada com cerca de 2 a 3 cm de diâmetro. Esses frutos são muito apreciados por pássaros e humanos que inclusive o utilizam na elaboração de doces, licores e curtido em cachaça.



19. Grumixama


Podendo atingir até 15 metros de altura, a Grumixama também faz parte da lista de árvores para calçada, desde que o local ofereça espaço suficiente para a planta se desenvolver. Suas folhas verdes aliadas às abundantes flores brancas, lhe conferem um aspecto ornamental. Seus frutos que podem ser negros, amarelos ou vermelhos (de acordo com a variedade) são bastante procurados por pássaros e humanos, seja na produção de xarope, doces, recheios de bolos, sorvetes e sucos.


20. Ipê

O Ipê é uma das árvores nativas mais utilizadas na arborização urbana das cidades. Isso acontece, devido sua florescência anual que traz inúmeras flores em diferentes cores (amarela, rosa, roxo, branca…) e suas raízes profundas que não danificam as vias. Contudo, essas árvores são identificada como plantas de grande porte, já que podem atingir mais de 8 metros de altura e cinco metros de copa. Por isso, antes de cultivar é fundamental avaliar o espaço do local onde o Ipê será plantado para que seu crescimento não seja prejudicado.

21. Ipê-mirim

O Ipê-mirim é uma espécie muito utilizada na arborização urbana, já que se trata de uma arvoreta bastante ramificada que pode atingir até 6 metros de altura. Sua inflorescência, que ocorre entre os meses mais quentes, é formada por flores tubulares, amarelas, muito similares às do Ipê-amarelo.


22. Jabuticabeira

Também entrando para a lista de árvores para calçada frutíferas temos a Jabuticabeira. Essa espécie atinge até 10 metros de altura, possui tronco liso claro, folhas simples e flores que crescem na primavera e no verão. Seus frutos pequenos e suculentos, de casca negra, são consumidos principalmente in natura, mas também usados na produção de geleias, sucos e licores.

23. Jasmim Manga

No Brasil, o Jasmim-manga possui esse nome, pois suas flores são perfumadas igual o jasmim e suas folhas se assemelham as da mangueira. A espécie, que pode chegar a 6 metros de altura, dependendo do espaço para crescimento, possuem flores que podem variar principalmente entre rosa, vermelho, amarelo ou branco.


24. Magnólia spp

A beleza majestosa e o perfume da Magnólia spp certamente não passam despercebidos. A espécie que chega a alcançar até 5 metros de altura também faz parte da lista de árvores para calçada. Suas flores grandes, que surgem no inverno e são levemente perfumadas, são brancas na face interna e de cor rosa ou vinho na parte externa.


O manacá-da-serra, também conhecido como Cuiperúna, Jacatirão e Manacá-da-Serra-Anão, se trata de uma espécie de porte médio que pode atingir até 12 metros de altura. Suas folhas apresentam tonalidade verde escuro e suas flores brancas mudam de coloração gradativamente para o rosa até atingir a tonalidade lilás. Sua copa florida traz um grande apelo paisagístico para o bairro. Não é à toa que o Manacá da Serra também faz parte da lista de árvores para calçada.



26. Noivinha

A Novinha certamente não poderia ficar de fora da nossa lista de árvores para calçada. A espécie considerada de pequeno porte (atinge até 3 metros de altura) possui folhas verdes que ficam brancas durante o mês de maio, enquanto que em junho as folhas voltam a coloração verde.


27. Oiti

A Oiti é uma árvore muito utilizada na arborização urbana. Muito popular no Piauí, ao norte do Espírito Santo e no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, a Oiti possui folhagem densa e flores pequenas e brancas. A frutificação da planta acontece de janeiro a março e os frutos quando chegam na fase madura assumem uma coloração amarela.


28. Pata de Vaca

Nativa da Mata Atlântica, a Pata de Vaca recebeu esse nome porque suas folhas lembram o formato do casco de uma vaca. Podendo atingir até 8 m de altura, a espécie possui folhas adultas divididas em dois lobos e flores são vistosas e possuem 5 pétalas e podem ser brancas ou vermelhas. Seus frutos são vagens achatadas.



29. Pau Fava

Nativa do Brasil, o Pau Fava também faz parte da nossa lista de árvores para calçada. A espécie com ciclo de vida perene, possui crescimento rápido e pode atingir até 8 metros de altura. Suas flores de coloração amarelo dourado com estames e estilete bem desenvolvidos, surgem do verão a meados do outono.


30. Pitangueira

A Pitangueira é uma árvore frutífera também muito usada na arborização urbana. A espécie que pode chegar até 4 metros de altura possui uma copa repleta de folhas perenes. Seus frutos pequenos e suculentos, tem forma de bolinhas e podem se apresentar nos tons de vermelho, laranja e amarelo.


31. Quaresmeira

Fazendo parte da nossa lista de árvores para calçada também podemos destacar a Quaresmeira. Essa planta recebe esse nome devido ao seu período de floração que ocorre durante a quaresma cristã (meses de março e abril). No entanto, a espécie ainda conta com uma segunda florada no período de outono. Podendo chegar até 12 metros de altura, a Quaresmeira possui uma copa densa com folhas verde escuro e flores que atraem muitos polinizadores.


32. Sibipiruna

A Sibipiruna possui flores de coloração amarela e frutos achatados que lembram vagens. Sua copa majestosa é bastante ornamental , mas durante o inverno, a espécie tende a perder todas as suas folhas, as quais voltam a surgir durante a primavera. Podendo atingir de 8 a 16 metros de altura, a Sibipiruna é indicada como árvores para calçada desde que seu cultivo seja feito distante da fiação de rede elétrica.


33. Uvaia Doce ou Azeda

A Uvaia Doce ou Azeda faz parte da lista de árvores para calçadas frutíferas. Podendo atingir de 5 a 7 metros de altura, seus frutos possuem casca com formatos variados com polpa espessa e suculenta. Essa espécie é muito difundida no Brasil sendo conhecidas e catalogadas mais de 15 variedades de Uvaia.


Quais as melhores árvores frutíferas para calçada?

Se você ama aves e quer receber a visita delas no seu bairro, uma dica valiosa é cultivar árvores frutíferas para calçada. Confira abaixo algumas espécies de árvores para calçada frutíferas que trazem beleza, refúgio e alimento para os pássaros.


Confira 9 espécies de árvores para calçada frutíferas que atraem pássaros

  • Fruta do Sabiá;

  • Cambuci;

  • Pitangueira

  • Jabuticabeira;

  • Grumixama;

  • Araça amarelo;

  • Araça vermelho ou rosa;

  • Guabiju;

  • Calabura.



Fonte: Viderdecora

Postado por: Elizangela Trindade


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page