top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Conheça alguns dos benefícios de se ter planta dentro de casa


Baseado em diversas pesquisas, as plantas ajudam a melhorar a qualidade do ar durante o dia. Através da fotossíntese, elas captam o dióxido de carbono e liberam oxigênio. Além disso, devido ao fato de que ficamos muito tempo em casa (que é um espaço fechado) o ar do interior de nossas casas pode ficar com diversos poluentes que as plantas ajudam a remover, como o benzeno, amianto, radônio, etc.


À noite, quando a fotossíntese para, elas começam a liberar o dióxido de carbono, porém plantas como orquídeas, suculentas e bromélias fazem o contrário, sendo ideal para ter dentro dos quartos. As plantas também ajudam a refrescar o ambiente, já que elas liberaram umidade de suas folhas através da transpiração, se tornando ótimas umidificadoras naturais, como a samambaia.


AJUDAM COM A SOLIDÃO

Cuidar de uma plantinha pode te ajudar muito mais! Pesquisas indicam que se responsabilizar por um ser vivo nos ajuda a dar mais propósito para a nossa vida, além de ser motivacional vê-los crescer. Comece com alguma planta mais simples, como os cactos e as suculentas, e conforme for pegando gosto pela jardinagem, vá plantando outras que exigem mais cuidados.


Plantas Suculentas exigem rega uma vez a cada semana

TRAZEM MAIS TRANQUILIDADE PARA O AMBIENTE

Quando paramos para observar as plantas ou até mesmo sentir o cheiro de flores, seja em ambiente interno ou externo, nossos níveis de cortisol caem, fazendo com que a gente se sinta mais relaxado. Acredita-se que isso pode ocorrer por mexer com nossos sentidos (tato, visão, olfato, etc.) e também por ser uma ação livre de preocupações.


Caso esteja buscando alguma planta para perfumar o ambiente, a lavanda (que é usada em tratamentos contra insônia) pode ser cultivada em qualquer lugar do país, principalmente aonde se tem muito sol. Também é indicada a planta amor-perfeito, que é uma planta pequena e muito colorida – e ainda é comestível.


Às vezes não conseguimos ter contato com a natureza diariamente, porém a jardinagem nos ajuda a manter essa conexão. O contato com as plantas (seja por toque ou cheiro) faz com que nosso cérebro libere substâncias como serotonina e dopamina. Até mesmo o contato com o solo pode melhorar nosso humor, pois ele contém bactérias que funcionam como antidepressivo natural, levando nosso cérebro a produzir mais serotonina.



Assim, seja fazendo uma caminhada ou com plantinhas dentro de casa, as plantas conseguem diminuir nosso estresse e ansiedade. Uma planta que possui muitos benefícios para se cultivar em casa é o alecrim, que além de trazer bom cheiro para o ambiente, também pode ser usado como tempero; e também é muito conhecida por seus óleos essenciais que favorecem o bem-estar.


Lembre-se: cada planta possui necessidades diferentes. Antes de deixar sua casa toda verde, é importante pesquisar quais cuidados necessários a planta que você escolheu precisa como quantidade de sol, necessidade de água, se ela suporta muito calor ou não, se ela precisa de adubo, qual tipo de vaso ela precisa ficar, etc. Afinal, é importante cuidá-las da mesma forma que elas cuidam de nós!


Plantas que indicamos: Espadas de São Jorge, Lanche de São Jorge trançada, Zamioculca, Lírios da Paz, Suculentas, Anturios (Flores vermelhas).


Saúde em Foco



P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page