top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Projeto de Cultura e Arte nas Escolas de Juara: saberes e fazeres da escola


A Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de ofertar melhor qualidade de ensino cumprimento do currículo de direito prezando por ótimo desenvolvimento dos alunos da Rede Municipal de Educação, iniciou o Projeto de Cultura e Arte nas Escolas - Saberes e Fazeres com atividades extra classe nas escolas de Pré Escola e Ensino Fundamental. As ações do projeto vão de encontro com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, trás o brincar como direito de aprendizagem, por isso, atividade extraclasse, se torna fundamental nas práticas pedagógicas.

Diante ao cenário vivenciado no distanciamento social, devido ao COVID-19, as restrições causadas pela pandemia tornaram o desenvolvimento das crianças ainda mais complexas. A intencionalidade e a qualidade das propostas na educação principalmente nos anos iniciais são desafiadas, “as questões pedagógicas ligadas ao brincar estavam estritamente vinculadas ao ambiente presencial escolar” a considerar que o brincar para o professor sempre coexiste com objetivo pedagógico e envolve todas as variáveis por si só no acontecer.


Nesse sentido a Secretária de Educação Fernanda Alves dos Santos Ribas, apresentou aos Gestores Escolares em um diálogo aberto e participativo, a importância de planejar a qualidade de ensino ofertado e assim o Projeto de Cultura e Arte nas Escolas - Saberes e Fazeres, para juntos pensar em ações de cultura, arte, esporte para a rede municipal de educação uma vez, que a etapa atendida aprende sendo protagonista do fazer juntos. Assim, foi necessário criar ações dentro do espaço no qual esse brincar, e todo o desenvolvimento seja possível, com várias ações em ambientes que possam ser explorados e modificados.


Foi iniciada atividade extra classe com a Capoeira na Escola em novembro e dezembro na rede Municipal de Educação de inicio perímetro urbano, onde o educador se utiliza da forma lúdica para ensinar a Capoeira, estimulando a criança a desenvolver um o reencontro com posições corporais recém-utilizadas no seu desenvolvimento: contrair-expandir, engatinhar, rastejar, acocorar, andar de 4 apoios, preparando o corpo de modo orgânico para novas experiências corporais, ou seja, treinar pelo prazer em brincar, desta forma vamos melhorando outras habilidades que ressalta a BNCC, na Educação Infantil, onde seu principal objetivo é promover aos pequenos estudantes o desenvolvimento dos aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional, além de fomentar a exploração, as descobertas e a experimentação. Partindo deste olhar, usando a pedagogia da capoeira que alias saberes tradicionais da cultura afro-brasileira como arte-educação, filosofia, pedagogia, dança, jogo, música, cultura, ancestralidade e saberes e fazeres dentro da escola.


O resultado foi positivo, os alunos e profissionais se evolveram em sua totalidade com alegria, boa vontade e o melhor conseguimos alcançar nosso objetivo, com ludicidade da capoeira, nas brincadeiras, no cantar, no jogar, no tocar, na pratica corporal que é uma educação corporal, exercitando a convivência, as relações e interações, que são habilidades sociais importantes da vida em grupo, assim se faz (re) conhecer, e valorizar e respeitar o outro e de se desenvolver enquanto ser social, estabelecendo os direitos de aprendizagem de Conviver, de Brincar, de Participar, de Explorar, de Expressar e Conhecer-se.


A capoeira como ferramenta para aumento da eficiência do processo de ensino-aprendizagem, pois os conteúdos são melhor absorvidos quando a criança sente prazer em aprender.

Para o ano de 2022, a rede municipal de educação implementará o Projeto de Cultura e Arte nas Escolas - Saberes e Fazeres com atividades esportivas e culturais extra classe em parceria com demais secretaria para assim fortalecer ainda mais o ensino-aprendizagem na rede, os objetivos e as habilidades.


Assessoria de Comunicação

Comments


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page