top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Projeto Economia Criativa foi realizado em Castanheira

Aconteceu no município de Castanheira entre os dias 25 a 28 de Julho a realização de três oficinas gratuitas de Crochê e bordados livres, realizadas pelo Instituto Ideal Brasil Sustentável.


A iniciativa faz parte do projeto “Economia Criativa e Oficinas de Cultura no Universo do Feito a Mãos”, desenvolvido em parceria com a SECEL (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer), com apoio da Assembleia Legislativa e da Prefeitura Municipal de Castanheira, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. Ao todo, mais de 60 participantes foram contemplados.



As alunas aprenderam sobre pontos básicos, pontos avançados, acabamentos, técnicas avançadas, como lavar sua peça, comercialização, uso das redes sociais e como fazer um produto gerar renda.

“O projeto oportunizou a capacitação, a convivência mais harmoniosa e geração de fonte de renda, o empoderamento e a independência através do artesanato”, considerou a Secretária de Assistência Social - Amaziles Eleto Vilarinho (Tuita).



Segundo Maria José de Souza Santos, psicóloga do CRAS, a importância do curso para Castanheira está na valorização do trabalho e na viabilização de uma fonte de renda através do Croche e do Bordado. “Futuramente teremos várias empreendedoras vendendo os produtos que aprenderam no curso”, diz.

Lorena Boaventura, tutora das oficinas explica que as inscrições foram divididas em Turma 1 - Segunda e Quarta (Manhã) Dias 25 e 27/07, Turma 2 - Segunda e Quarta (Tarde) Dias 25 e 27/07, Turma 3 - Terça e Quinta (Tarde) Dias 26 e 28/07.


Todo curso foi gratuito, o material incluso e as participantes levaram para casa os trabalhos produzidos. As oficinas contaram também com as técnicas Josiane (Bordados) e Maria das Dores/Dorinha (Crochê) e todas as participantes receberam Certificação.


Por: SECEL, Editado e postado por: Elizangela Trindade