top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Revisão Bibliográfica e Informações: Chakra Cardiaco, nosso 4º Centro Energético

Atua como centro intermediário das energias terrenas e espirituais. Ele expressa o amor ao Universo. A sua energia é auto-geradora e auto-emanadora. Seus maiores atributos são amor, compaixão, abnegação; desenvolvimento da habilidade de cura e auto-cura; trabalhar para curar a Terra.

Ele está ligado às idades entre 22 e 28 anos e depois novamente entre 71 e 77 anos.



NOME: Anahata


LOCALIZAÇÃO: Região cardíaca –timo (aparelho circulatório)


GLÂNDULAS ENDÓCRINAS: Timo


CORPO ÁURICO: Astral


COR: Verde e Rosa


ELEMENTO: Ar

EM EQUILÍBRIO: Amor incondicional, compaixão, beleza, equilíbrio, harmonia, serenidade, paz, abnegação, sensibilidade, gratidão, aceitação, tolerância, harmonia, unidade, união, amor-próprio, integração, sinceridade, consolo, criatividade, generosidade, diplomacia, empatia, alegria


EM DESEQUILÍBRIO: Ódio, desequilíbrio, instabilidade emocional, aversão, egoísmo, desilusão, auto-compaixão, negligência, complacência, depressão, incapacidade de amar; Problemas de coração (arritmia, palpitações), sistema circulatório, brônquios e aparelho respiratório, parte superior das costas, nervo vago, sangue, pele, pressão alta, rubor, colesterol alto, acidose, síndrome de pânico


Na sua análise, Prophet e Spadaro (2004, p. 87), referem que o chakra cardíaco é o chakra mais importante do corpo, na medida em que ele é o centro da vida física e espiritual. Os autores supra citados ilustram que, da mesma forma que o sangue oxigenado dos pulmões é bombeado pelo coração para todas as partes do corpo, assim faz o chakra cardíaco, recebe a energia subtil antes de nutrir todos os outros chakras e sistemas do nosso corpo.


De’ Carli (2010, p. 191) sublinha que a sua localização é central de modo a canalizar a energia para os chakras inferiores e superiores. Para conseguirmos canalizar energia Reiki, este chakra tem que estar aberto e vitalizado.


É o chakra que nos permite amar de forma incondicional.


Quando está ativo, somos capazes de amar sem esperar algo em troca, aceitando o todo, com os aspectos positivos e negativos. Isto permite-nos dar um sentido pleno à vida e à nossa existência, como sugere De’ Carli (2010, p.191). Também proporciona grande serenidade e paz interior connosco e com o mundo, promovendo a compreensão e aceitação das idiossincrasias dos outros. Potencia o amor-próprio para que consigamos amar os outros, através da abundância e poder do nosso coração, afirmam Hosak e Lubeck (2010, p. 428).


Órgãos e funções: Coração, pulmões; timo (glândula que regula o crescimento nas crianças); braços; mãos; dirige o sistema linfático e fortalece o sistema imunitário; circulação sanguínea; desintoxicação; relaxamento muscular – activação do sistema nervoso parassimpático – Hosak & Lubeck, (2010, p. 428).


Bloqueios no seu funcionamento: Quando em desequilíbrio e sem harmonia pode originar síndrome de pânico, cãibras, acidose, palpitações, arritmia cardíaca, rubor, pressão alta, patologias pulmonares, desregulação do colesterol, intoxicação, tensão, cancro (De’ Carli, 2010).


Para Hosak e Lubeck (2010, p. 428), outras consequências do seu desequilíbrio são sentimentos de tristeza, amargura, solidão, abandono, co-dependência; egocentrismo; devaneio excessivo; autoproteção exacerbada; incapacidade de ser prático e objectivo; insatisfação constante; traição; hipersensibilidade.


Atitudes mentais: os bloqueios no chakra cardíaco podem resultar em atitudes mentais, como a imposição de condições ao amor; amor sufocante e egoísmo – De’ Carli (2010, p. 192).


CHAKRA: PLEXO CARDIACO


ORGÃOS: Coração e aparelho circulatório, Pulmões, Ombros e braços, Costelas, seios, Diafragma/ Timo.


FUNÇÕES MENTAIS E EMOCIONAIS ASSOCIADAS A ESTE CENTRO ENERGÉTICO: Amor e ódio, Ressentimento e amargura, Desgosto e ira, Egocentrismo, Solidão e compromisso, Perdão e compaixão, Esperança e confiança.


DISFUNÇÕES FÍSICAS CORRELACIONADAS A ESTE CENTRO ENERGÉTICO: Ataque cardíaco, Enfarte do miocárdio, Prolapso mitral, Cardiomegalia, Asma/alergia, Cancro do pulmão, Pneumonia brônquica, Parte superior das costas, pescoço, Cancro da mama.


Tab. 4.1 – Anatomia Energética, (In Anatomia do Espírito by Caroline Myss- p.118/119)


PREVENÇÃO/ TRATAMENTO:

... Cultivar afetividade e gratidão, por si... pela própria jornada, pelo ser que é, compreender as razões alheias. Compreender a si virtudes e vulnerabilidades. Gratidão a 3 forças cosmicas (auto Consciência, ao 'pai' Sol e à mãe Terra) que nos provem toda ordem de recursos e energia necessárias à nossa existência e vivência.


Poses de Yoga:


Mudra (Postura das mãos):


Alimentos:

Já se quiser ativar o chakra cardíaco, do rejuvenescimento, invista em alimentos verdes. Se você está se sentindo sobrecarregado, estressado, sem nenhuma energia, coloque em seu cardápio verduras do tipo orgânica. Acelga. Alface. Brócolis. Espinafre, Pepino, Couve


Couve flor, kiwi e ervilha e também algas como a spirulina e ervas como orégano, manjericão, alecrim e coentro. Se você anda se sentindo para baixo ou derrotado, vale a pena investir nos alimentos de coloração branca, que ativam o chakra coronário, como gengibre, lichia, coco, cogumelos, frutas tropicais, alho, cebola e muitos outros. Fonte 01. Fonte 02


Vestuário indicado (ativação/ equilíbrio)