top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Tabela Periódica no Dia a Dia: Zinco


O elemento químico chamado zinco é um metal que tem várias aplicações. Hoje, além de sua utilidade na indústria, sabe-se que é um elemento importante para a vida. Nos seres humanos, melhora o sistema imunológico e contribui para aprimorar o olfato e o paladar. Os cientistas usam símbolos para identificar elementos químicos, e o do zinco é Zn.

O zinco é encontrado em grandes depósitos naturais no mundo inteiro. No início do século XXI, a grande maioria da sua produção vem de minas da China, da Austrália, do Peru, dos Estados Unidos e do Canadá. Algumas vezes é encontrado puro, mas é mais comum achá-lo em combinação com outros minerais, junto a outros elementos, como o chumbo, a prata e o ouro.

Uma peça de zinco recém-cortada apresenta a superfície azul-metálica. Mas, exposta ao ar, lentamente vai sendo recoberta por uma película de cor cinza. Como a maioria dos metais, ele é um bom condutor de eletricidade — ou seja, a eletricidade flui através dele com facilidade. O zinco também pode ser laminado e transformado em finas chapas de metal. Uma propriedade importante é sua alta resistência à corrosão, o que significa que produtos químicos não o destroem com facilidade. Usos Desde a Antiguidade o zinco era misturado com o cobre para produzir latão. Os povos antigos descobriram o latão por acaso. Como os dois metais costumam ser encontrados próximos na natureza, ao derreter minério de cobre devem ter derretido junto minério de zinco, e aí descobriram a fórmula para o latão. Só no século XIII é que o zinco foi isolado e passou a ser utilizado puro. Devido à sua resistência à corrosão, o zinco é usado para recobrir ferro e objetos de aço, impedindo a ferrugem. Também pode ser combinado com pequenas quantidades de cobre e titânio, a fim de produzir lâminas impermeáveis para telhados e paredes. Combinado a outros elementos, o zinco dá origem a compostos. Um deles é o óxido de zinco, usado em tintas industriais, cosméticos, plásticos, remédios e tintas para impressoras. Outro composto é o sulfeto de zinco, que brilha com o acréscimo de outros elementos e é usado em telas de raios X, mostradores de relógios e lâmpadas fluorescentes.

Saúde em Foco


Kommentare


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page