• A Folha do Vale - Jornal e Site

Saúde em Foco: Cereja e suas utilidades medicinais

A cereja (Prunus ceranus) é fruto da Cerejeira, uma árvore que se originou na Ásia menor, é usada como 'enfeite' em alguns preparos, em especial, como bolos e bebidas.

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

O que, talvez, alguns desconheçam são as propriedades medicinais deste pequeno fruto. "A cereja é depurativa, alcalinizante e remineralizante do sangue. É famosa por sua qualidade de neutralizar os ácidos do organismo" (BALBACH, BOARIM, 1993, p.152).


A ingestão de cereja é recomendável ao tratamento do ácido úrico.


UTILIDADES MEDICINAIS

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

CONSUMO IN NATURA: Incluir na dieta. Consumir em jejum, ou refeições exclusivas deste fruto.

Indicado ao tratamento de: Ácido úrico, Artrite, Gota, Reumatismo, (passar 01 ou mais dias com diet exclusiva de cereja fresca, ou fazer refeições exclusivas desta fruta); Aterosclerose, Doenças do Fígado (incluir a cereja liberalmente na dieta), Febre, Doenças das vias urinárias (Tomar suco fresco da cereja).


Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

DECOCTO DA CEREJA: (Amassa-se juntamente com o caroço e cozinha-se), do qual se bebe várias xícaras deste chá ao dia. Indicado ao tratamento de: Pedra da Bexiga / Cálculos Biliares / Nefrolitíase/ Pedra dos Rins.

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

CAROÇO DE CEREJA: Também aproveitável na medicina doméstica. Dele extraí-se um azeite que se aplica, com bons resultados, nas afecções da bexiga e das vias urinárias em geral, bem como cálculos renais e biliares.


Indicado ao tratamento de: Cálculos em geral (Comer 06 caroços de cereja por dia: três de manhã e três a noite. Ou, amassar a cereja juntamente com o caroço, cozinhar e coar. Tomar várias vezes ao dia). Tosse (Tostar e moer finamente alguns caroços de cereja. Misturar com mel e tomar uma colher de chá cada vez que a tosse se manifestar.O infuso do pedúnculo da cereja é indicado, bem como o decocto da casca do tronco, 15 gramas para um litro de água).


Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

PEDÚNCULOS DE CEREJA: 'São os pezinhos do fruto', o chá, preparado por infusão ou decocção, são calmantes e diuréticos;

Indicado ao tratamento de: Nefrite, Cistite, Tosse, Catarros pulmonares crônicos.


Conteúdo educativo/orientativo desenvolvido com base em revisão bibliográfica (BALBACH; BOARIM, 1993, p.151-155) sobre medicina natural. Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade pessoais/ físicas.

BIBLIOGRAFIA:

BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As frutas na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993

Agenda Digital da Cidade

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque

1/6

1/2

1/1

1/4