top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Porto dos Gaúchos adere ao projeto ‘Muxirum Alfabetização’

Um projeto interessante para erradicar o analfabetismo esta sendo promovido em todo o estado de Mato Grosso, implantado em Porto dos Gaúchos, o projeto vem contando com o apoio e mobilização de mestres e aprendizes, e com concessão de apoio mútuo, em diversas localidades do município.

O Projeto 'Muxirum da Alfabetização', lançado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), é um projeto piloto implantado em alguns municípios de Mato Grosso em parceria com as Secretarias municipais de Educação.


O que é Muxirum: A palavra “muxirum”, muito comum no linguajar cuiabano, é de origem tupi e significa “mutirão”, “fazer juntos”.

Porto dos Gaúchos foi um dos municípios contemplado com o projeto e já atende em turmas na comunidade São João, comunidade Novo Paraná, comunidade Arara Azul, Bairro da Creche, Cohab e centro, um grande número alfabetizandos.

A meta do projeto Muxirum da Alfabetização é erradicar a longo prazo o analfabetismo no município e no Estado de Mato Grosso. As aulas ocorrem nas próprias comunidades, em salas de aula, em espaços alternativos, como salões paroquiais, centros comunitários, sedes de fazendas e até em residências que atendem especialmente pessoas com mais idade, que não tiveram a oportunidade de estudar.

Para que a educação aconteça é preciso unir forças, Estado e Municípios caminhando juntos.


Da redação

Crédito: Sec. Flávia Ferreira Muniz


bottom of page