top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Saúde em Foco: Dente de leão e suas utilidades medicinais

O dentre-de-leão (Taraxacum officinale, Weber) é uma planta da família das Compostas, que muito se assemelha à chicória. É um vegetal nativo do Sul do Brasil, geralmente desprezado como 'mato'.

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

"O dente-de-leão é colagogo (auxilia na eliminação da bile, ou seja é um alimento que contrai a vesícula biliar), diurético (Auxilia na eliminação de excesso de líquido do organismo), tônico (estimula o sistema imunológico do organismo), aperiente (estimula o apetite), estomacal (combate males estomacais) e depurativo do sangue" (BALBACH, BOARIM, 1993, p.312)

UTILIDADES MEDICINAIS

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

DENTE-DE-LEÃO EM SALADA: Usa-se as folhas do dente-de-leão, cruas, em saladas.

Indicado ao tratamento de: Acidose, Distúrbios ligados ao metabolismo do ácido úrico, Anemia, Artritismo, Doenças da Bexiga, Distúrbios na produção de bílis, Prevenção de Cárie dentária, Constipação intestinal, Debilidade geral, Diabetes, Acidez Estomacal, Doenças do Fígado, Gota, Hemorroidas, Doenças do intestino, além disto é depurativo do sangue.


Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

SUCO DE DENTE DE LEÃO: O suco de dente-de-leão, obtido tanto das folhas como das raízes.

Indicado ao tratamento de: Acidose, Distúrbios ligados ao metabolismo do Ácido úrico, Artritismo, Doenças da Bexiga, Gota, Reumatismo (Tomar, esporadicamente, 1 colher, das de sopa, 4 a 7 vezes ao dia); Anúria (Tomar suco de dente-de-leão diluído em água, meio a meio, várias vezes ao dia); Prevenção de Cáries dentárias e fortalecimento dos dentes e ossos (Tomar suco de dente-de-leão em combinação com suco de cenoura e de folhas de nabo); Diabetes, Doenças do intestino, (Tomar um pouco de suco desta planta em jejum, misturado meio a meio com água: 1/2 xícara das de chá); Acidez do estômago (Em jejum, tomar duas colheres, das de sopa, de seu suco puro); Hidropsia (Tomar 4 a 7 colheres, das de sopa, de suco de dente-de-leão ao dia); Inapetência (Tomar o suco de dente-de-leão diluído em um pouco de água (cerca de 1/2 xícara das de chá) duas horas antes da refeição), Doenças dos rins (Tomar suco de dente-de-leão diluído em água, meio a meio, várias vezes ao dia).

Conteúdo educativo/orientativo desenvolvido com base em revisão bibliográfica (BALBACH; BOARIM, 1993, p.312-316) sobre medicina natural. Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade pessoais/ físicas.

BIBLIOGRAFIA:

BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As Hortaliças na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993

bottom of page