top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Saúde em Foco: Lima e suas utilidades medicinais


Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

A lima (Citrus limetta), é fruto da limeira, árvore originária da Ásia, tendo sido aclimatada no Brasil. O suco da fruta, branco, tem sabor doce-amargo.


"O suco de lima, tomado em jejum, é um excelente remédio contra a hipercloridria, a acidez gástrica, as úlceras gástricas não agudizadas [...] escorbuto [...] febre tifoide" (BALCHAC, BOARIM, p.238)


A lima, além de poder ser consumida ao natural, também se usa para fabricação do melindre, um doce muito delicado. Este fruto é uma boa fonte de vitamina C, contribuindo também com teor razoável de cálcio para a nutrição.


UTILIDADES MEDICINAIS

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

CONSUMO DO FRUTO OU SUCO: Preferencialmente in natura.

Indicado ao tratamento de: Acidez gástrica, Azia, Dermatoses, Hipercloridria, Doenças da pele, Doenças dos rins, Úlcera gastrointestinal (Chupar lima em jejum, ou tomar o suco de 1/2 copo duplo. O desejum só deve ser tomado uma hora depois, no mínimo); Neurite, Pelagra, Raquitismo (Chupar lima entre as refeições, além dos cuidados médicos necessários) Infecções em geral (Substituir algumas refeições, esporadicamente, por lima, exclusivamente); Febre, Tifo (Misturar o suco de lima com água e tomar sem açúcar).


Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

CHÁ DA CASCA DA LIMA:

Indicado ao tratamento de: Doenças Cardiácas, Doenças do Coração, Eructações, Flatulências, Leucorreia, (Tomar, após as refeições, meio copo duplo do chá da casca de lima em infusão).


Conteúdo educativo/orientativo desenvolvido com base em revisão bibliográfica (BALBACH; BOARIM, 1993, p.236-239) sobre medicina natural. Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade pessoais/ físicas.


BIBLIOGRAFIA:

BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As frutas na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993

bottom of page