top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

O poder medicinal dos Suco Naturais


No decorrer do tempo, o homem veio a descobrir que as frutas encerram não só um grande valor nutritivo, mas também medicinal. [...] desde tempos imemoriais recomendavam-se frutas como terapia auxiliar.


Já pensou em incluí-las em sua ‘vida alimentar’.... é certo que a ‘correria’ do dia a dia é uma ‘motivação’ para ‘consumir’ aquilo que estiver a frente quando a sede bate....


Mas, para quem deseja ter uma vida o mais saudável possível, e um maior ânimo e disposição para ‘Cumprir’ a missão de vida, é essencial a inclusão de frutas na Alimentação, e por que não na forma de suco (natural)?, ainda mais em nossa região onde o clima predominante é ‘Tropical’.



Para aproveitarmos melhor as propriedades de sucos naturais, o melhor é ‘prepará-los e consumi-los’ prontamente e sem adição de açúcar!.

Conheça algumas propriedades medicinais de sucos de algumas frutas, segundo relatos compilados no Livro de Medicina Natural: ‘BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As frutas na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993'


SUCO DE ABACAXI

Confira mais conteúdos em Saúde, Exercícios e Nutrição

O suco de Abacaxi, é aconselhável pela medicina natural ao tratamento/prevenção de: Amigdalite, Difteria, Doenças da garganta (Fazer gargarejo com o suco, sem açúcar); Doenças da Bexiga (Tomar suco de abacaxi, sem açúcar, em substituição de refeições); Cálculos biliares e renais; Distúrbios da digestão; Retenção de líquidos; Inapetência (Tomar o suco, em pequena quantidade uma ou duas horas antes da refeição, ajuda a abrir o apetite); Nefrolitíase; Doenças dos Rins;

OBS: O abacaxi é desaconselhável à pessoas com Hiperclorídrica, Úlcera Gastroduodenal, Pirose. Fonte: (BALBCACH; BOARIM, 1993, p.72-79).

SUCO DE AÇAÍ

Este suco auxilia na regulação do peso, possui propriedades antioxidantes, favorece o sistema circulatório, proporcionando benefícios à pele a ao cabelo. Combate a Anemia, Cancro, Osteomalácia, Raquitismo. Equilibra os níveis de colesterol.

Fonte: (BALBCACH; BOARIM, 1993, p.87-79).


SUCO DE ACEROLA

Indicado ao tratamento de: AIDS, Câncer (Tomar pelo menos um copo de suco de acerola ao dia); Estresse (50 ml de suco de acerola em jejum); Resfriado e gripe (Tomar, algumas vezes ao dia, um pouco de suco de acerola). Fonte: (BALBCACH; BOARIM, 1993, p.92-96).


SUCO DE AMORA

Indicado ao tratamento/prevenção de: Afta, Gengivite e/ou males relacionados à língua (Bochecha com suco de amora-preta, quente, adoçado com mel), Amigdalite, Catarro, Doenças das cordas vocais (rouquidão/ afonia), Febre (suco de amora diluído em água).

Fonte: (BALBCACH; BOARIM, 1993, p.111-116).


SUCO DE CARAMBOLA

Indicado ao tratamento/prevenção de: Inchaço por retenção de líquido (pois favorece a diurese); Eczema e Febre. Fonte: (BALBCACH; BOARIM, 1993, p.140-142).


ÁGUA DE COCO

Indicado ao tratamento/prevenção de: Inflamações; Inapetência (falta de apetite), aconselha-se tomar água de coco algumas horas antes da refeição; Artrite; Asma; Doenças da bexiga; Estresse; Enjôo; Fortalecer o estômago; Febre; Inflamações do intestino; Náusea; Para a saúde da pele; Ulcera Gastruodenal. Fonte: (BALBCACH; BOARIM, 1993, p.161-167).


SUCO GROSELHA-VERMELHA

Indicado ao tratamento/prevenção de: Erisipela (Tomar o suco natural de groselha-vermelha misturado com um pouco de água, diariamente, em jejum); Escarlatina, Febre, Febre-tifóide, Pneumonia; Sarampo (Tomar o refresco natural de groselha-vermelha, adoçado com mel e a temperatura ambiente); Inflamações da gengiva; Hemoptise; Erupções da pele; Tônico. Fonte: (BALBCACH; BOARIM, 1993, p.209-214).


SUCO DE LARANJA

Indicado ao tratamento/prevenção de: Asma, Doenças das vias respiratórias (Na fase aguda recomenda-se tomar o suco natural morno, aos goles); Cólera (Tomar suco de laranja, natural, aos goles, sem misturar com outros alimentos); Gripe, Resfriados, (Tomar suco de laranja entre as refeições), Febre (Tomar laranjada adoçada com mel). Fonte: (BALBCACH; BOARIM, 1993, p.188-192).


SUCO DE LIMÃO

Tomar suco de limão, diluído em água, sem açúcar, longe das refeições (30 min a 1h antes, ou 2 a 3h depois). O ideal é em jejum, ou seja, logo pela manhã.

Indicado ao tratamento de: Acidez gástrica, Azia, Colelitíase, Doenças da bexiga, Diabetes melito, Diarreia, Difteria, Dispepsia gotosa, Fermentação gastrintestinal, Hidropisia, Hipertensão arterial, Doenças do fígado, Gastrenterite, Infecções em geral, Inflamações em geral, Linfatismo, Nefrite, Nefrolitiase, Pirose, Reumatismo, Pedras nos Rins. Fonte: (BALBCACH; BOARIM, 1993, p.240-249).


SUCO DE MAÇÃ

Indicado ao tratamento de: Doenças da bexiga, Doenças da bexiga, Cálculos da Vesícula (Tomar abundantemente o suco fresco de maçã), Colite (Tomar suco de maçã abundantemente. Recomenda-se passar um ou dois dias por semana, durante um período de meses, com dieta exclusivas de maçãs); Difteria (Tomar abundantemente o suco de maçã. Os cuidados médicos são indispensáveis); Conjuntivite, Inflamações dos olhos (Lavar os olhos duas vezes por dia com algodão embebido em suco de maça ácida. Pode-se fazer cataplasma com maçã madura ralada); Dispepsia, Doenças do estômago, (Tomar suco de maçã, em lugar do jantar, durante vários dias); Transtornos da gravidez (Tomar copiosamente suco de maçã); Febre ( Tomar abundantemente o suco de maçã) Fonte: (BALBCACH; BOARIM, 1993, p.250-259).


SUCO DE MANGA / CONSUMO IN NATURA

Indicado ao tratamento de: Anemia (A manga pode ser incluída na dieta dos anêmicos, junto com alimentos que contenham ferro); Distúrbios digestivos, Dispepsia (Fazer uma ou mais refeições só de manga); Escorbuto (Recomenda-se chupar mangas); Doenças do estômago / Doenças gastrintestinais (Comer manga de manhã, como primeira refeição, sem misturar com outros alimentos), Tuberculose (A manga, bem como seu fruto, podem ser vantajosamente incluídos na dieta de tuberosos).Fonte: (BALBCACH; BOARIM, 1993, p.271-276).


SUCO DE MELÂNCIA

Tanto o consumo do fruto quanto a ingestão do suco em si, é indicado ao tratamento/prevenção de: Acidose, Distúrbios no metabolismo do ácido úrico, Atrite, Ascite, Azia, Doenças da bexiga, Blenorragia, Chagas da boca, Cirrose hepática no caso de ascite, Constipação intestinal, Distúrbios da digestão, Emolientes para as vias urinárias, Eructações, Doenças do estômago, Flatulências, Doenças da garganta, Gases intestinais, Gota, Hipertensão arterial, Doenças do intestino, Obesidade, Prisão de ventre, Doenças dos rins, Reumatismo, Doenças das vias urinárias. Fonte: (BALBCACH; BOARIM, 1993, p.293-299).


SUCO DE MELÃO

Indicado ao tratamento/prevenção de: Doenças do Baço, Doenças do Esôfago, Doenças do Estômago, Doenças do Fígado, Gastrite, Insuficiência hepática (Tomar esporadicamente o suco de melão. Substituir refeições por este suco) Mucosidades da garganta (Substituir refeições por suco de melão e gargarejar com o mesmo suco). Fonte: (BALBCACH; BOARIM, 1993, p.293-299).


Conteúdo publicado nas páginas 14 e 15 da Ed.093 do Jornal A Folha do Vale. Impresso. Distribuído gratuitamente.


bottom of page