top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

SAÚDE CRÔNICA uma Doce ilusão

Desde de pequena meus pais me ensinaram a ter uma alimentação saudável. Sempre comi muitas frutas, legumes, cereais - tudo in natura. Nada de açúcar e fritura até os sete anos de idade!

É claro que não me lembro dos efeitos disso tudo na época, mas sei que era uma criança muito saudável.Não sei como, mas meus pais fizeram um trabalho tão bom que eu não comia doce nem nas festinhas de aniversário! Mas lembro de um episódio que tive essa vontade. Eu estava com mais ou menos dois anos. Pra você entender melhor, voltarei um pouquinho no tempo.


Lembro de crescer ouvindo minha mãe usar a mesma frase sempre que via algum doce. Ela ria e dizia: “- Mmmmmm, que veneno! ” Bom, eis aqui o exemplo de que criança é realmente uma esponja: ela nunca falou isso diretamente pra mim.



Mas, um belo dia, em uma festa de aniversário, serviram bolo de chocolate. Virei pra minha mãe e com aqueles olhinhos pidões, que só criança tem, disse: “- Mamãe, me dá um pedaço desse veneno? ” Na hora todo mundo riu. Eu não entendi nada. Minha mãe me deu um pedaço e não gostei, mas pelo menos matei a vontade. Mais tarde soube que minha pergunta fez pelo menos uma pessoa decidir abandonar o vício de consumir açúcar.



Hoje entendo que os doces nada mais são do que ilusões. Porque toda aquela sensação de bem-estar, tranquilidade e felicidade que temos ao consumi-los cobram a conta momentos depois. Quando o efeito agradável passa, vem a irritabilidade, lentidão... porque lá dentro do nosso corpo o açúcar causa um efeito de êxtase, mas logo em seguida é interrompido.


Mas tenho certeza de que você já deve ter lido ou ouvido pelo menos um estudo que mostra que o consumo de açúcar é ameaçador ao organismo. Lembrando que estamos falando do açúcar que não vem da natureza – principalmente os refinados. Esse realmente é um veneno disfarçado. E o disfarce é tão bom que a gente nem percebe que ele está presente em alimentos ultraprocessados – que são aqueles que vêm na comida congelada, temperos, salgadinhos, pães industrializados... além de, claro, refrigerantes, sucos de caixinha, xaropes e muito mais.



É por isso, a Organização Mundial da Saúde, a OMS, incentiva a redução do consumo desse elemento. A recomendação é que açúcar faça parte de apenas 10% de tudo que é consumido no dia. A dica da OMS é a mesma que recebi desde criança: fique longe dos “venenos” disfarçados, prefira alimentos preparados da forma mais natural possível.



Para mim, os conselhos fizeram diferença. Mesmo depois de ficar mais velha, não consumo tantos doces assim. Na verdade, nem gosto. Pra vocês terem uma ideia, meu chocolate preferido é aquele com 70 % (ou mais) de cacau. Mas claro que não estou falando isso pra dizer que sou melhor, ou que minha saúde é de ferro – longe disso. Estou contando uma experiência que resultou em maior facilidade de controlar meu peso, a não ter cáries e prevenir diabetes – mesmo em uma família em que quase todos os membros têm a doença. Claro que existem outros resultados bem bacanas que valem a pena.


O mais legal é que com o passar do tempo, nosso cérebro fica mais esperto e aprende a não ser iludido tão facilmente.


bottom of page